segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Fox Vence Batalha Judicial Contra a Warner Bros e Ganha Direitos Sobre "Watchmen"!


Em fevereiro passado a 20th Century Fox começou uma batalha judicial contra a Warner Bros. sobre os direitos de desenvolvimento, produção e distribuição da adaptação para os cinemas da graphic novel Watchmen. Agora, depois de negar às partes um "julgamento sumário", o juiz Gary Allen Feess deliberou que a Fox tem, sim, direitos sobre o filme e, no mínimo, pode cuidar da distribuição da adaptação para as telas da graphic novel de Alan Moore e Dave Gibbons, algo que seria realizado nos EUA pela Warner e internacionalmente pela Paramount.

O Juiz Feess pede que a Fox e a Warner cheguem a um acordo para que o caso não seja julgado no tribunal, como estava marcado para 20 de janeiro de 2009, apenas algumas semanas antes do lançamento previsto da produção dirigida por Zack Snyder. A Warner preferiu não comentar a decisão, segundo o New York Times. Especula-se agora que pode haver adiamento do lançamento.

Relembrando o caso: A Fox alega ainda deter os copyrights e os direitos de contrato, adquiridos em 1986 e que valiam até 1990, para a minissérie em 12 partes publicada pela DC Comics em 86-87 e os roteiros escritos por Charles McKeown e Sam Hamm. Em 1991, a Fox assinou uma liberação dos direitos para a Largo International com a condição de que o estúdio deteria os direitos exclusivos de distribuição do primeiro longa-metragem baseado na obra. A interpretação do juiz é que esses direitos de distribuição ainda valem - mesmo quando a Largo fechou e os direitos foram transferidos para o produtor Lawrence Gordon. Neste acordo, a Fox diz que Gordon concordou que pagaria ao estúdio parte do que receberia se conseguisse vender o projeto para outro estúdio, o que não aconteceu.


FONTE: http://www.omelete.com.br/cine/100017232/Watchmen_.aspx

Nenhum comentário: