quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Zack Snyder Comenta "Watchmen" e As Polêmicas a Sua Volta!


A seguir, uma matéria do site Omelete, com detalhes do filme "Watchmen" revelados pelo diretor Zack Snyder (o mesmo de "300" e "Madrugada dos Mortos"), e a polêmica questão sobre os direitos autorais da obra.

--------------------------------------------------
Mesmo antes de ver o filme, muita gente já criticou o diretor Zack Snyder por ter mudado o fim da história. Agora vem outra turma do contra, os que querem saber por que ele não atualizou o filme para os dias atuais, preferindo deixar Nixon e a Guerra Fria como pano de fundo e não Bush e sua Guerra ao Terror.

“Eu não atualizei por alguns motivos. Achava que Nixon era parte primordial ao filme. Ele não aparece muito, mas [sua presença] é representativa, [especialmente] sobre o que é um vilão. Na graphic novel, ele carrega muita ambiguidade. Não dá para saber se ele é um dos mocinhous ou vilões. Isso me interessou muito”, disse o cineasta à iFMagazine.com.

“A Guerra Fria, para mim, era muito, muito real. Então, se eu atualizasse esse cenário para a atual "Guerra ao Terror", você estaria me pedindo que eu fizesse o meu comentário sobre o que acho dessa política de hoje. Acredito que dessa forma você pode entender do jeito que quiser”, completou.

E ainda sobre Watchmen, mas partindo para o lado político e empresarial que está eclipsando o lançamento do projeto aos cinemas, a Warner divulgou uma declaração dizendo estar preparada para recorrer contra a sentença que determinou os direitos sobre a produção e distribuição do filme à Fox. A sentença, deferida pelo juiz Gary Allen Fees, reconheceu os direitos do estúdio da raposa sobre o filme e determinou que as duas empresas façam um acordo que impeça que o caso seja julgado no tribunal. Em sua declaração, a Warner diz que discorda "respeitosa e vigorosamente" da sentença e está "explorando" as opções disponíveis para um recurso.

Além de discordar da sentença, a Warner reafirma que não há mérito das alegações da Fox e que acredita que vencerá no final, seja no tribunal ou no julgamento de um recurso. Em entrevista à agência de notícias AP, um advogado da Warner disse que "um julgamento é necessário e um acordo improvável". Enquanto isso, a Fox busca um adiamento na estréia do filme, marcada para 6 de março nos Estados Unidos.

Os dois lados da briga por Watchmen encontraram-se no tribunal em Los Angeles na segunda-feira, onde o Juiz Gary Fees reafirmou sua sentença divulgada na véspera de Natal, e a data de 20 de janeiro para um julgamento para decidir os pontos restantes caso os dois lados não cheguem a um acordo. Entre os pontos em aberto estão valores de uma suposta indenização, a definição dos limites dos direitos da Fox, e se lançamento do filme será bloqueado até a solução do caso. Na opinião dos observadores das constantes lutas por direitos autorais que acontecem em Hollywood, a postura beligerante dos dois lados é apenas uma estratégia que vai levar a um acordo entre as partes.

-------------------------------------


Agora, o Blog tem parceria com o site TexBR. Se quiser deixar um comentário sobre alguma matéria ou filme, sinta-se a vontade no Fórum.

Nenhum comentário: