terça-feira, 9 de agosto de 2011

Novela da Globo homenageia "Watchmen: O Filme"

Watchmen

Quem assistiu ao capítulo de sexta-feira, dia 5, da novela da Rede Globo O Astro pode ter considerado familiar a cena de abertura: o personagem Salomão Hayala é jogado de costas contra uma janela, despencando para a morte.

A familiaridade, segundo o diretor Mauro Mendonça Filho, é uma homenagem. A cena busca reproduzir o assassinato do personagem Comediante em Watchmen: O Filme. A situação é similar: o anti-herói do cinema é arremessado contra uma janela e a câmera, na mesma tomada, acompanha sua queda.

Para deixar a referência clara, Mendonça usou um botão de camisa que cai, em primeiro plano, junto ao personagem da novela. No filme, o que cai é o bottom do Comediante, um dos principais símbolos de Watchmen. Além disso, há a variação de velocidade da câmera, que já virou marca registrada dos filmes de Zack Snyder.

Foi em entrevista ao blog do jornalista Maurício Stycer que o diretor da novela defendeu a homenagem: "Existe uma enorme cadeia de referências, que vão se repetindo, às vezes invisíveis, em todo o audiovisual. Não tenho o menor problema em dizer isso". E cita Tarantino: "O aclamado Kill Bill, que é um baita filme. É tudo igual ao original do Bruce Lee. Até o macacão amarelo é igual."

É claro que já circula na internet a comparação entre as cenas. Assista abaixo:


Um comentário:

Luisinho disse...

eu vi esse capítulo mas não percebi a homenagem porque não assisti Watchman