sexta-feira, 16 de abril de 2010

"Sherlock Holmes 2": Roteiristas falam sobre a continuação


O Collider entrevistou os roteiristas Michele Mulroney e Kieran Mulroney sobre seu novo filme, Paper Man. Aproveitaram a ocasião para conversar sobre outro trabalho da dupla, a sequência de Sherlock Holmes, que também será dirigida por Guy Ritchie. Na conversa, os escritores contam como está sendo o desenvolvimento deste roteiro, a admiração pelo protagonista, suas tramas favoritas de sir Arthur Conan Doyle e suas impressões sobre a possibilidade de Brad Pitt interpretar Moriarty. Confira!

Vocês estão trabalhando na sequência de Sherlock Holmes?

Kieran - Estamos. Inclusive, nós estávamos fazendo exatamente isto pela manhã.

Michele - Estávamos trabalhando nisso pela manhã antes de vir pra cá. Estamos mergulhados nisso, está sendo bem empolgante, interessante e desafiante.

Kieran - Será um filme divertido.

Michele - Eu cresci lendo os livros de Conan Doyle. Então, para mim, estar envolvida neste roteiro é algo maravilhoso. Estes personagens sempre fizeram parte da minha infância. Os personagens de Watson e Holmes são ótimos. É claro que temos dois grandes atores que deram vida à eles , Robert Downey Jr. e Jude Law. É um processo muito interessante no qual estamos inseridos.

Vocês escrevem um roteiro com base em algum orçamento ou escrevem um roteiro e o modificam de acordo com o orçamento?

Kieran (risos) - Geralmente é o que acontece. Depois que escrevemos o primeiro rascunho, eles sempre nos pedem para tirar uns 30 a 50 milhões de dólares de lá.

Michele - Nós sempre escrevemos a mais.

Kieran - Nós temos a tendência de escrever grandes sequências de ação. Será um filme de grande repercussão. É um processo de colaboração muito intenso quando você está no estúdio trabalhando em um filme em que todos tem uma grande expectativa. Nós adoramos trabalhar com os diretores. Guy Ritchie tem muita presença e considero ele muito talentoso visualmente, além de ter feito um grande trabalho no primeiro filme.

Michele - Ele é muito bom.

Vocês começaram a escrever o segundo quando o primeiro estava em pós-produção?

Kieran - Nós começamos a escrever antes do lançamento, mas depois de terem finalizado a produção.

Michele - Acho que sempre há uma vontade, quando possível, de escrever mais sobre as histórias e os personagens, porque eles geram muito material. É engraçado quando você percebe que não há muita diferença em escrever Paper Man com 4 milhões de dólares ou Sherlock Holmes com bem mais dinheiro do que isso.

Kieran - É verdade.

Michele - É sempre exatamente o mesmo processo de desenvolvimento de história, personagens e diálogos.

Kieran - Só temos mais coisas explodindo.

Michele (risos) - Sim, e um pouco mais de pressão.

Kieran (risos) - Exatamente.

Vocês tem uma história favorita do Sherlock Holmes entre todas que Conan Doyle escreveu?

Kieran - Gosto de A Faixa Malhada.

Michele - A Faixa Malhada é ótima, bem ao estilo das histórias clássicas de Holmes.

Kieran - A Liga dos Cabeça-Vermelha é uma história profunda também. É uma gangue que está contratando ruivos. Eles selecionam pessoas enviando anúncios do tipo " Se você tem cabelo ruivo, junte-se a nós". E este clube é uma fachada para uma organização criminosa. É algo bizarro e antiquado. A propósito, nós não estamos fazendo uma versão de A Liga dos Cabeça-Vermelha. (risos)

Michele - As histórias podem ser antiquadas e estranhas, mas são muito criativas e convincentes. Os argumentos são muito sedutores.

O que vocês acham da possibilidade de Brad Pitt interpretar o Professor Moriarty?

Michele - Somos grandes fãs de Brad Pitt. Ele é um grande ator e particularmente brilhante no desenvolvimento de seus personagens. E o Professor Moriarty é um grande personagem que gera muito interesse. Espero que Brad goste dele. Vamos fazer o seguinte, vamos ser políticos e não dizer nada. Mas ele é maravilhoso. É impossível não ser um grande fã de Brad. Então, vamos ver o que acontece. Será um filme muito interessante de se ver. Não podemos dizer mais nada sobre isso.

Vocês podem contar alguma coisa da história?

Kieran - Não, é segredo.

Michele - Está tudo por baixo dos panos.

Nenhum comentário: