quinta-feira, 27 de novembro de 2008

[Exclusivo!] Kevin Smith e Dave Gibbons Comentam Final de "Watchmen"!


Cuidado! Tem spoiler vindo por aí...

Algumas exibições-teste de "Watchmen" aconteceram nas últimas semanas nos Estados Unidos e as primeiras opiniões sobre o filme estão aos poucos surgindo. A Warner Bros tem tentado selecionar apenas pessoas que não conhecem a graphic novel de Alan Moore para ver como o filme se comporta entre o grande público, mas alguns fãs têm conseguido assisti-lo - e já começaram a reclamar.

Há um certo consenso sobre a qualidade do filme - a grande maioria saiu empolgada -, porém alguns estão reclamando que o final é diferente da graphic novel.

Como não temos acesso a essas pessoas, procuramos o cineasta Kevin Smith, uma das únicas pessoas fora da produção que assistiram ao filme. Steve Weintraub, nosso cozinheiro em Los Angeles e editor do site "brother" Collider, encontrou-se com o cineasta durante o Scream Awards e perguntou sobre essa mudança. Sem entrar em detalhes, Smith confirmou:

“É um pouco diferente. Há um pequeno desvio da HQ, mas faz sentido no contexto da história do filme porque ele traz os personagens de volta ao centro da trama. Meio que faz o filme ser mais sobre os personagens no final. Eu não quero dizer que Alan Moore errou ou nada disso. Eu amo o final da HQ, mas o final do filme funciona tão bem quanto", declarou.

De qualquer maneira, nós conhecemos os dois finais:

No gibi um monstro criado por engenharia genética é teletransportado ao centro de Manhattan, matando grande parte da população. No filme, o monstro será substituído por várias bombas que simulam os poderes do Dr. Manhattan, que explodirão nas principais cidades do planeta.

Faz sentido, mas vai gerar polêmica, sem dúvida.

Bem...Já que Alan Moore não quer falar, Dave Gibbons é a figura que a mídia está buscando para saber, de fonte confiável, dos resultados da adaptação de Watchmen para a telona. O desenhista da HQ acompanhou as gravações, como consultor, e tem enchido os fãs de esperança quanto ao trabalho do diretor Zack Snyder.

Em entrevista ao blog Vulture, da revista New York, Gibbons comentou um pouco do que já assistiu do filme e os medos que circulam entre os fãs. Veja algumas respostas do desenhista.

Sobre por que adaptar Watchmen: "Ficaria satisfeito se Watchmen fosse apenas uma graphic novel - foi assim que ela foi concebida. Agora que ela está sendo transformada em filme, estou feliz que as pessoas responsáveis realmente a entendem e estão investindo a mesma paixão que eu e Alan tivemos criando a HQ".

Sobre o possível final alterado (contém spoiler): "Já assisti à montagem prévia, e assinei um contrato que não me permite revelar nada. Li na Internet que as pessoas têm suspeitas quanto a vários finais que vão usar nas sessões de teste, e que há um fim com o monstro e outro sem ele. Sinto que, se você quer uma adaptação literal da HQ, você tem que ter o monstro. Mas acho que é possível passar a mesma mensagem, e ter o mesmo final, sem o monstro. É algo sobre o que não tenho grande conhecimento, mas, francamente, não me preocupa muito".

"Watchmen" estréia em 9 de março de 2009.

FONTE: Omelete

Nenhum comentário: