terça-feira, 25 de maio de 2010

[Review] Final de "LOST" é chocante!


ALERTA: SE VOCÊ É CONTRA 'SPOILER' --TEXTO QUE REVELA FATOS CRUCIAIS DE UMA OBRA --, NÃO SIGA EM FRENTE.

Sem explicar o que é ilha, o episódio final foi coalhado de flashbacks e de referências a outros episódios e fechou a saga de "Lost" hoje nos EUA. "The End", com 2h30 de duração, vai ao ar na terça, na AXN, às 22h.

O capítulo final, durante todo o tempo, alternou cenas entre a realidade na ilha e a realidade paralela.

Durante 6 anos, tivemos teorias científicas, filosofias, mitologia e para fechar, os produtores escolheram a corrente religiosa.

Cada momento da série foi trabalhado com uma, digamos, linha de pensamento. No final eles precisavam escolher alguma para encerrar, mas sem perder o sentido de tudo que vimos antes. Tudo precisava continuar tendo valor nas temporadas. Tudo aquilo que os personagens passaram na Ilha é uma idéia do que passamos em nossas vidas. Obstáculos e desafios, escolhas e atitudes.

Com certeza eles tinham vários outros finais que poderiam ser usados, assim como cada um de nós tínhamos várias teorias e idéias de como terminaria. Mas, curiosamente, a mais lógica é a religiosa.

Se o destino realmente atuou na vida de cada um, podemos debater sobre isso por dias, já que Jacob acabou "escolhendo" as pessoas para assumir sua função. Mas eles aceitaram que de certa forma estavam ligados àquela Ilha e que deveriam fazer algo por alguma coisa. Com certeza sempre teve o que proteger na Ilha: uns aos outros!
Sempre foi isso o que de mais precioso eles tinham que proteger, seus amigos. Se as viagens no tempo os matariam porque alguns tinham saído da Ilha, então eles precisavam voltar! Se um monstro de fumaça queria todos mortos, então eles precisavam acabar com o monstro! E assim por diante...

Mortos, cada um deles criou seu local perfeito, seu paraíso particular. Todos os "paraísos" formaram o que vimos como Sideways. Uma vida pós-morte. Se eles não morreram quando o Oceanic 815 caiu na Ilha, morreram depois, durante a vida que tiveram lá. E assim, surgia o Sideway! E a grande maioria dos fãs acreditava nisso, que todos morreriam na Ilha, só não sabiam o que esperar dos Sideways...

Mas digamos que não era isso o que você esperava assistir no final. Digamos que não é isso que você acredita. Não era o que eu esperava ou mesmo o que acredito, mas não posso dizer que não gostei. Não dá para desprezar tudo aquilo que me fez amar LOST nos 119 episódios passados (com exceção da tatuagem do Jack!), não dá para jogar fora a forma como me preocupei com cada personagem e torcia para que as coisas dessem certo para eles.

Um final que vai dividir os fãs. Mas talvez por um tempo, até que o impacto passe e as idéias sejam organizadas. Então, todos nós estaremos novamente juntos. De certa forma, tivemos sim um final aberto e podemos usar nossas crenças, ou não-crenças, para encontrar uma resposta. Mas sempre terá uma nova pergunta...


Na cena mais emocionante, o episódio colocou Jack e Locke/monstro de fumaça frente à frente, em uma briga fatal para o falso Locke.

Na realidade paralela, Jack encontrou-se com Locke na mesa de operações e teve sucesso em recuperar os movimentos dele.

Desmond teve papel-chave no episódio. Na ilha, entrou na caverna de luz -- cenário mostrado de dentro, com detalhes -- e alterou a configuração do lugar, o que devolveu a mortalidade para o monstro de fumaça.

Na realidade paralela, Des continuou fazendo com que os personagens recuperassem a consciência de que viveram uma outra vida na ilha. Foram muitos os reencontros promovidos pelo escocês: Shannon encontrou Sayid, Charlie cruzou com Claire, Juliet lembrou-se de Sawyer, entre outros reencontros.

Parte dos sobreviventes que estavam na ilha conseguiram fugir do lugar, em um avião: Kate, Miles, Lapidus, Sawyer, Claire.

Hurley, coroado o novo protetor da ilha por Jack, Ben, que se recusou a deixar o lugar, Desmond, Jack. Todos eles ficaram na ilha.

Ben tentou se redimir nas duas realidades. Na paralela, consciente da sua outra vida, reencontrou John Locke, a quem pediu desculpas. Na ilha, aceitou o papel de conselheiro de Hurley.

Os últimos momentos lembraram um final de novela brasileira: casais em uma igreja se abraçando, felizes. Jack terminou com Kate.

A cena final mostra a morte de Jack e faz referência ao momento que abriu "Lost" em 22 de setembro de 2004. Jack fecha o olho e morre no meio do bambuzal.


FONTE: Folha de São Paulo / TeoriasLost

Um comentário:

Isma-El Kavallera disse...

Esse final me deixou bem reflexivo:

Tudo aquilo que os personagens passaram na Ilha é uma idéia do que passamos em nossas vidas. Obstáculos e desafios, escolhas e atitudes. Com certeza sempre teve o que proteger na Ilha: uns aos outros! Sempre foi isso o que de mais precioso eles tinham que proteger, seus amigos.

Pra mim, só reafirmou q todos nós estamos aqui de passagem. E cada um de nós precisa dos outros, assim como os outros precisam de nós. Todas as fases da nossa vida são consequências de escolhas (certas ou erradas). Você é fruto da escolha que vc fez. E, independente, se todos ou nem todos vão encontrar a "luz", a Terra é a nossa "ilha", onde começamos errando, mas cabe a nós seguir errando OU sermos mudados pelas nossas próprias atitudes. Isso é certo: Cada 1 por si não irá funcionar. Viver juntos p/ não morrermos sozinhos.