sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Agora é oficial: "Watchmen" terá continuações!

Isso mesmo! Fãs (assim como eu) podem espernear, por a raiva pra fora e xingar ate a mãe de Dan Didio (presidente da DC Comics), pois a editora oficializou o anúncio de uma série de minisséries que se passam antes da HQ histórica de Alan Moore e Dave Gibbons. A editora revelou uma série de detalhes de cada uma das sete minisséries, inclusive a arte das capas e todos os autores das revistas.

O projeto chama-se Before Watchmen, e como o nome diz, explorará o passado dos vários protagonistas da HQ. Agora, confira abaixo algumas das capas e os artistas destacados desta "heresia", e entenda o porque os fãs tem todo o direito de estarem revoltados:

imagem

RORSCHACH (4 edições) ? Escritor: Brian Azzarello. Artista: Lee

MINUTEMEN (6 edições) ? Escritor/Artista: Darwyn Cooke

DR. MANHATTAN (4 edições) ? Escritor: J. Michael Straczynski. Artista: Adam Hughes

NITE OWL (Coruja) (4 edições) ? Escritor: J. Michael Straczynski. Artistas: Andy e Joe Kubert

SILK SPECTRE (Espectral) (4 edições) ? Escritor: Darwyn Cooke. Artista: Amanda Conner

COMEDIAN (Comediante) (6 edições) ? Escritor: Brian Azzarello. Artista: J.G. Jones

imagem


MEDO!

Apenas isso.

Brian Azzarello ?
J. Michael Straczynski ?
Na minha opinião (e sei que, na de muitos), dois dos piores roteiristas dos quadrinhos de todos os tempos. Quando vejo seus nomes em algum projeto, já podemos antever que la vem "bomba"!

E Straczynski é quem mais fala sobre sua participação. O autor demonstra certa empolgação por trabalhar num projeto de renome - e ao mesmo tempo, transmite, por suas palavras que devera ser o pior roteirista dessa minissérie também:

Quanto à minissérie do Dr. Manhattan, ele disse ao CBR que teve que "abrir espaço" na história anterior do personagem - revelada totalmente na edição 4 da Watchmen original - para entrar mais a fundo na vida do cientista Jon Osterman.

"Você precisa abrir um espaço para contar uma história que mereça ser contada, o que significa que algo de novo tem que ser criado. Neste caso, surgiu a partir de olhar o que Alan já fez e fazer o questionamento lógico dentro daqueles parâmetros. Por exemplo: sempre me incomodou que alguém tão brilhante e preciso como Jon pudesse simplesmente entrar na câmara de campo intrínseco enquanto o relógio fechava a porta. Ele seria mais esperto. Mas já que isso aconteceu, agora você tem que perguntar: 'Ok, sendo assim, como foi que aconteceu? Tem alguma coisa que não sabemos? Ou, mais importante, tem alguma coisa que ele não sabia?'",

Adam Hughes, que vai desenhar a minissérie do herói azul peladão, comentou em seu blog pessoal que está muito feliz em ser convidado para o projeto, embora considere sua tarefa pouco usual. "Sim, Dr. Manhattan é uma opção estranha que fizeram para mim, mas tenho certeza que a DC tem seus planos! Talvez eles achem que, já que sou reconhecido por desenhar bem a anatomia feminina, sou qualificado para desenhar pênis azuis... Opa, peraí..."

Não bastasse o descaso do artista com o personagem, convenhamos que as artes estão muito aquém das originais. É só reparar nos desenhos do Rorsharch e o Comediante - horríveis!!!

E falando nestes personagens...Brian Azzarello, que escreve as minisséries de Rorschach e Comediante, é tradicionalmente lacônico. Não fala nada sobre as HQs, limitandos-e a dizer ao New York Times que "a reação instintiva ao projeto é 'por quê?'. Mas quando as séries saírem mesmo, a resposta vai ser: 'Ah, por isso.'"

Não! Absolutamente NADA justifica isso, sr. Azzarelo!

Já quanto à avalanche de críticas ao projeto - que vem desde quando ele era boato, e que inclui Alan Moore entre os críticos -, Straczynski acredita que Moore não tem direito de impedir que autores façam novas histórias com personagens que ele criou. "Nem Alan nem ninguém chegou alguma vez a sugerir que apenas Shuster e Siegel poderiam escrever histórias do Superman. Alan também não negou escrever Monstro do Pântano, personagem marcante criado por Len Wein, e fez um serviço fantástico. Ele não disse: 'Não, não, não posso, o personagem é do Len.' E nem devia."

Por fim, o roteirista espera que um dia ele e seus comparsas de Before Watchmen tenham alguma benção de Moore. "Queremos acrescentar, não subtrair, à qualidade do que Alan e Dave criaram. Sabemos que temos um legado a respeitar, e estamos determinados a cumprir isto. Os roteiros que já entreguei do projeto (todos no prazo) são as coisas mais complicadas que já escrevi, porque quero muito que sejam precisos. Estas são as HQs que eu gostaria de ler como fã de Watchmen. Só podemos esperar que tenhamos feito tudo direito, que os fãs aprovem e que, algum dia, um dia muito distante e esperado, Alan Moore deixe de ficar puto com a gente."

O que Straczynski "esqueceu" de informar:

- Moore foi CONVIDADO a assumir a revista Swamp Thing que estava prestes a falir
(Swamp Thing fora lançada alguns anos antes aproveitando a onda de quadrinhos de terror, e teve relativo sucesso apenas nos primeiros numeros, pois contava com os desenhos de Bernie Wrightson, mestre do quadrinho gótico e de terror )
- Moore aceitou e pegou um personagem de serie a beira da falencia e entregou um sucesso comercial e de critica
- Os criadores de Swamp Thing criaram o personagem para uma "revista de serie" de terror e nunca foram contra outros escritores continuarem a escrever a revista
- Moore nunca questionou os direitos autorais de Swamp Thing.

- No caso de Watchmen, é ligeiramente diferente.
- Os direitos de Watchmen deram encrenca desde o começo, onde o Moore afirma que a DC Comics iria repassar os direitos e não cumpriu, desde então é publico e notório que o autor reinvindica a propriedade sobre a criação, diferente de Len Wein
- Os direitos de Watchmen motivaram a saída do Moore da DC Comics



Procurado pelo New York Times, o próprio Moore limitou-se a repetir que não gosta da ideia e que "tendo a levar esta última notícia como a confirmação de que eles [a DC] ainda dependem de ideias que eu tive 25 anos atrás."

Questionado se pretende abrir um processo contra a DC - que, apesar de Moore reclamar de "contratos draconianos", tem todos os direitos sobre Watchmen -, o barbudo britânico diz que não. "Não quero dinheiro. Só quero que isso não aconteça. (...) Até onde seu sei, não existe nem prelúdio nem continuação de Moby Dick."


imagem

A verdade é que "Watchmen" é uma obra-prima!
Uma das Graphic Novels mais vendidas no mundo (descrita pelo Wal Street Journal como " Best seller perpétuo"), praticamente uma impressora de dinheiro

"Watchmen" é um projeto fechado e não de linha editorial, nunca foi planejado para isso e nem tem espaço para isso, diferente de um personagem de uma revista de série.

Straczynski deveria ser mais honesto e assumir de uma vez que ele está louco para poder colocar a mão em uma das maiores obras da cultura pop de todos os tempos.

O simples fato de pensarem em cogitar uma continuação/preludio ou qualquer outra coisa relacionada a ela, já é um sacrilégio. Nem que fosse Geoff Johns (um dos melhores roteiristas da atualidade) o responsável por isso, eu apoiaria!

Nenhum comentário: