segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

"O Espetacular Homem-Aranha": Marc Webb fala sobre o filme


Marc Webb, diretor de O Espetacular Homem-Aranha, falou à revista anual da Comic-Con sobre o novo filme e o que muda em relação à trilogia de Sam Raimi.

Segundo o diretor, era importante deixar claro que não se trata de um remake, mas da "história não revelada" do Homem-Aranha: "Era muito importante para nós comunicar que não se trata de um remake dos filmes de Sam Raimi. É um novo território, um novo vilão e um Peter Parker diferente". A escolha de Gwen Stacy no lugar de Mary Jane seguiu a mesma lógica: "Nós já vimos Mary Jane. E também acho que Gwen Stacy é uma mulher científica, super inteligente, talvez mais inteligente que Peter algumas vezes. Eu gosto dessa dinâmica, essa rivalidade que existe entre os dois de alguma forma. E acho que a química entre Emma Stone e Andrew Garfield torna tudo muito íntimo e divertido".

Webb também afirmou que, apesar do quê sombrio do material de divulgação, o filme se manterá fiel ao humor do Aranha: "Estávamos muito interessados em explorar essa qualidade malandra do personagem, com o humor e a diversão e toda essa coisa engraçadinha. Queríamos manter isso vivo, mas queríamos ser verossímeis. Queríamos que o humor fosse verdadeiro. Minha meta foi criar um mundo onde você pode sentir todas essas emoções. Há sentimentos mais sombrios e intensos no filme. Há traição, tragédia, mas também há humor e romance. Então é um pacote complexo de emoções, mas o importante é que parece autêntico. Há momentos de fúria e gravidade absolutas. Mas há momentos de humor, leveza e fantasia? Certamente. Há uma característica punk rock em Peter Parker que é irreverente e divertida e isso é algo que Andrew domina de uma forma que nunca vimos antes".

Sobre o 3D, o diretor disse que a técnica não foi imposição comercial, mas sim uma forma de dar mais intensidade a presença do Homem-Aranha na tela: "Quando falamos pela primeira vez sobre isso era o auge do 3D e havia muita loucura envolvida. Mas nunca foi forçado. Apenas pensei que se existe um filme que deveria ser em 3D deveria ser um filme do Homem-Aranha. E assistir em 3D, principalmente no IMAX, mesmo as primeiras coisas que vi, é fantástico. Você ganha uma qualidade visceral que não teria de qualquer outra maneira. Começa de uma forma muito pequena, íntima e gradualmente se expande para ganhar a vantagem dessa sensação. Então você obrigatoriamente precisa ver em 3D? Não, você ainda se emociona no 2D. Mas as sequências em primeira pessoa, essas vieram da ideia de colocar o público na pele do Homem-Aranha. Queríamos que eles sentissem o que ele sente."

Por último, Webb falou sobre Rhys Ifans que interpreta o Dr. Curt Connors/ Lagarto no longa: "Ele é fantástico. Ele leva sofisticação ao papel. Curt Connors é um amigo de Peter Parker. Ele é um aliado que se transforma em adversário, mas Peter sempre gostou muito do Dr. Connors. Rhys consegue equilibrar os dois lados dessa personalidade. Ele tem uma bondade e essa personalidade rock'n'roll e você pode realmente sentir esses dois lados no filme".

O Espetacular Homem-Aranha estreia em 3 de julho.

Nenhum comentário: