terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ex-roteirista de "Akira" fala sobre a adaptação


O roteirista Gary Whitta estava participando das entrevistas promocionais de O Livro de Eli quando foi perguntado sobre sua participação na adaptação do mangá Akira, de Katsuhiro Otomo, para Hollywood. Havia rumores até de que o projeto havia sido cancelado, que depois foram corrigidos com a notícia mais recente de que dois novos roteiristas foram chamados para trabalhar numa nova versão.

"Eu não trabalho no projeto há mais de um ano", disse Whitta. "A versão na qual trabalhei estava voltando à fonte, sendo bastante fiel ao mangá. A gente ia adaptar os seis volumes da graphic novel", completou, fazendo referência ao clássico anime, de 1988, que adapta os dois primeiros livros.

Whitta disse que chegou até mesmo a trocar informações com o criador Katsuhiro Otomo: "Ele nos mandou algumas anotações e mantivemos um contato, mas nunca tivemos um contato formal, ou qualquer coisa do tipo. O roteiro no qual trabalhei era uma coisa muito, muito preliminar. Nós fizemos alguns esboços do roteiro, mas pelo menos enquanto eu estava lá, ele nunca chegou a um ponto em que pudesse ser filmado."

Mark Fergus e Hawk Ostby, creditados tanto em Homem de Ferro quanto em Filhos da Esperança, são os novos encarregados pela adaptação e ninguém sabe se eles estão começando do zero ou dando continuidade ao trabalho que Whitta havia começado. Nem mesmo o próprio Whitta. "Eles não te mantêm informado depois que seu trabalho acabou. Agora, quando quero saber de alguma coisa, eu vou procurar na Internet, como todo mundo", choraminga.

A produção da adaptação de Akira está na mão da companhia de Leonardo DiCaprio, a Appian Way, junto à Warner Brothers. Por enquanto, o jeito é se contentar com o original. O DVD da animação de Katsuhiro Otomo já saiu no Brasil.

Nenhum comentário: