terça-feira, 2 de junho de 2009

Tintim vai estrear antes no Brasil, e depois nos EUA!


O THR confirmou no fim da noite de ontem que o primeiro filme da série Tintim, que foi oficialmente batizado de The Adventures of Tintin: Secret of the Unicorn, já tem data de estreia.

Mas ao contrário da maioria dos filmes, que estreia primeiro nos Estados Unidos (ou seguem uma data mundial) e depois vai se disseminando pelos outros territórios, a adaptação da obra do belga Hergé deve chegar antes aos países da Europa, América Latina e Índia, onde será distribuído pela Sony Pictures, e à Ásia, Reino Unido e demais países anglofônicos, onde vai ser lançado pela Paramount.

As datas são: fim de de outubro de 2011 para o mundo e 23 de dezembro para os cinemas dos Estados Unidos.

A decisão faz bastante sentido, uma vez que os estadunidenses têm uma cultura própria quando o assunto é o consumo de quadrinhos, basicamente voltados aos seus comics, deixando de lado a ótima produção europeia. Por motivos muito semelhantes, nenhum dos filmes do Asterix produzidos na França chegou a ser exibido em circuito comercial por lá.

As palavras que fazem a diferença e garantem a estreia do Tintim no país são: Steven, Spielberg, Peter e Jackson, os diretores/produtores do filme, que foi inteiro rodado usando as ferramentas de captura de movimento e está sendo transformado em animação 3D pelos magos da Weta, os mesmos que criaram o Golum de O Senhor dos Aneis e o King Kong, de Peter Jackson.

Fizeram parte do elenco que emprestou seus movimentos e vozes ao longa-metragem: Jamie Bell (Tintin), Daniel Craig (Rackham, o Terrível), Andy Serkis (Capitão Haddock), Simon Pegg, Nick Frost (Dupont e Dupond), Gad Elmaleh, Toby Jones e Mackenzie Crook.

Nenhum comentário: