quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Biblioteca do Congresso dos EUA eterniza "O Império Contra Ataca"

O Império Contra-Ataca

A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos anunciou sua lista de filmes escolhidos para preservação. O trabalho, que começou em 1989, não tem a função de apontar os melhores filmes, mas aqueles que apresentam significativo valor histórico, artístico e cultural nos Estados Unidos.

Entre os escolhidos deste ano está Star Wars: Episódio V - O Império Contra Ataca, que eternizou o momento em que Darth Vader revela ser o pai de Luke Skywalker. Além do segundo e, para muitos, o melhor filme da série Star Wars, George Lucas emplacou um segundo escolhido, Electronic Labyrinth: THX 1138 4EB. Vencedor do United States National Student Film Festival de 1968, quando Lucas ainda era estudande na Universidade do Sul da Califórnia, o curta-metragem deu origem ao longa com Robert Duvall e à carreira de Lucas.

Num retrato da diversidade dos escolhidos, a lista deste ano inclui ainda sucessos de bilheteria como Aperte os Cintos... O Piloto Sumiu!, Os Embalos de Sábado à Noite, O Exorcista e A Pantera Cor de Rosa, os políticos Todos dos Homens do Presidente e Malcolm X, documentários como Let There be Light, em que John Huston mostrou o trauma psicológico entre veteranos de guerra, e cuja distribuição foi proibida pelo Pentágono, e exemplos históricos do uso do cinema. Nesta última categoria entram Newark Athlete, um anúncio produzido pelo Edison Laboratory em 1891, e Preservation of the Sign Language, produção de 1913 em que o presidente da Associação Nacional de Surdos defende o direto ao uso da linguagem de sinais.

A escolha dos filmes que serão preservados foi feita por James H. Billington a partir de sugestões feitas pelo National Film Preservation Board e pelo público. A lista de sugestões este ano reuniu mais de 2100 títulos. Após a escolha, a Biblioteca do Congresso adquire cópias originais de cada um dos filmes e as mantém preservadas em cofres refrigerados no Packard Campus of the National Audio-Visual Conservation Center. Além de filmes, o Packard Campus mantém preservada a maior coleção do mundo de programas de TV, gravações e programas de rádio, somando mais de seis milhões de ítens. O processo impede que os filmes escolhidos tenham o destino de produções mais antigas perdidas devido à má conservação. Segundo Billington, 90% dos filmes produzidos antes de 1920 e metade das produções anteriores a 1950 desapareceram.

As regras do programa de preservação estabelecem que a cada ano a Biblioteca do Congresso escolha 25 títulos, somando 550 escolhidos desde o início do projeto. Para a lista de 2011 o público pode já fazer suas sugestões no site www.loc.gov/film.

Nenhum comentário: