segunda-feira, 18 de outubro de 2010

"Smallville" chega ao 200º episódio com homenagem icônica!

[image]

10x04 "Homecoming" - 200º Episódio da Série

Nostalgia. Isso é tudo que me vem à mente para descrever o meu sentimento após assistir esse episódio. O melhor episódio da temporada, até agora, e com certeza, um dos melhores da série. Duvido que algum fã da série tenha sonhado sequer que veríamos 200 episódios da série.
Se superou o 100º, eu não sei dizer. Em alguns aspectos sim. Mas ambos foram muito bons e tem sua carga de importância na série. Um não desmerece o outro. A diferença é que o 200º foi mais "icônico".

Os produtores Brian Peterson e Kelly Sounders estão de parabéns. Não só pela idéia do roteiro em si, mas pela ousadia em determinadas cenas.

Para ser bem sincero com todos você, fiéis leitores deste blog...eu não sei nem como descrever ou resenhar este episódio, pois foi simplesmente fantástico. Algo que me deixou sem palavras. Por isso, não esperem a melhor resenha de todas, pois mal consigo pensar nas palavras para escrever isto.

Após uma recapitulação rápida dos últimos pontos importantes na série, como o retorno de Lex Luthor, o surgimento de Darkseid, a tentativa de Clark voar e seu lado sombrio, e Oliver revelando ser o Arqueiro Verde à imprensa...o 200º episódio começa com Clark questionando sua importância e seu destino, de frente a algumas revistas que criticam o Arqueiro Verde, Kara e o Borrão. Depois de tudo que ele passou, ele já não tem certeza de seu destino e começa a concordar com as (duras) palavras de Jor-El e de sua prima Kara. É ai que Lois aparece e, tentando animá-lo, o convida para ir com ela a reunião da sua turma do colegial...e o que parecia ser uma simples reunião/festinha, irá mudar a vida do nosso futuro super-herói vermelho e azul.

Ver a cena de chegada do casal no Colégio Pequenópolis (ou High School Smallville) foi simplesmente nostálgica pra mim. Lembrei de cenas das primeiras temporadas, quando víamos o trio Clark, Lana e Chloe (às vezes, o quarteto Clark, Lana, Pete e Chloe) circulando pela escola, em meio aos demais alunos. Muito bom. [PS: eu me amarro naquela jaqueta dos Crows! rsrs]

Não só isso. A simples presença do casal em sua antiga escola despertou muitas lembranças, como quando Clark abaixa-se para juntar os livros de uma professora e lembra de uma cena semelhante no 1º episódio da série, quando Lana o ajudou a pegar os livros e ali tiveram seu primeiro diálogo. Também teve a cena em que Clark entra na antiga sala do Tocha e ali vemos um flashback de Chloe apresentando o seu "mural do esquisito".









Foi ressaltado também o fato de Lois ter comparecido em apenas poucas aulas, o que justificou ninguém se lembrar dela. Ao contrário de Clark, que foi celebrado por todos os alunos, que o exaltavam como o grande herói da escola (lembrem-se que ele foi o zagueiro/capitão responsável por um título dos Crows). E, por fim, o casal icônico acabou coroado rei e rainha do baile.

No entanto, outras lembranças do passado vieram à tona, porém físicas - como o "garoto-inseto" Greg Arkin (1x02 "Metamorphosis"). E também o já conhecido (e saturado) vilão Brainiac, que desta vez veio em missão de paz, reprogramado pela Legião e usando a alcunha de Brainiac 5.0.
Sua entrada foi memorável. Em meio à celebração do rei e rainha, Clark percebe que o tempo e as pessoas congelam a sua volta e caminha entre todas elas, até se deparar com seu antigo inimigo. De imediato, o construto-cerebral ativa seu anel da Legião e teletransporta a ambos para fora da escola. Em seguida, Brainiac explica que foi curado pela Legião e, desde então, uniu-se a eles - inclusive tendo sido ele a criar os anéis e viagens no tempo. O coluano explica que está ali para ajudá-lo a seguir com seu destino e deixar a escuridão que o cerca para trás.









Logo, Clark se vê diante do funeral de seu pai. Um momento trágico e emocionante, não só na vida do protagonista, como de todos os fãs que acompanham a série desde sua gênesis. Um acontecimento que - segundo as palavras de Brainiac - mudou a vida de Clark e, a partir dali, o consumiu pela culpa, dando espaço à escuridão que começou a se formar dentro dele. Mas como isso poderia ajudar na redenção de Clark, sendo que ele carrega esse fardo desde então? Brainy então muda a cena, para quando Jonathan confrontou Lionel Luthor em seu celeiro, pouco antes de sua morte. Vendo com seus próprios olhos o que acontecera naquele dia, Clark foi
induzido pelo alienígena a tentar perduar-se, visto que ele não teve culpa pelo que aconteceu, já que o coração de Jonathan já estava fraco (desde a 3ª temporada, após o pacto com Jor-El) e uma hora ou outra isso aconteceria, só que ele decidiu adiantar isso ao confrontar Lionel.

Em seguida, Brainiac o leva de volta ao presente, mas para ver as consequências dos atos de outra pessoa que repercutem também nele. Oliver sentado a frente de uma TV, acompanha o noticiário, onde repórteres caluniam os vigilantes e, especificamente, o Arqueiro Verde. A atitude de Oliver ao revelar o seu segredo para o mundo vai contra aquilo que Clark sempre prezou. Nisso, o interfone anuncia ligações de jornalistas, mas a que Oliver mais esperava, não aconteceu. E não se trata de Chloe, mas sim de Clark! Nesse momento, Brainiac explica a Clark que essa decisão tem a ver com ele também, pois Oliver precisa dele e, no entanto, ele nem foi falar com ele. Clark percebe o quanto pode ter sido egoísta e lamenta não estar ao lado do amigo.

De volta à reunião do colegial, Clark se depara com outra situação do seu presente na qual ele, talvez, não esteja dando a devida atenção. Lois é mais uma vez confrontada pelo fantasma de Lana, quando uma ex-aluna fala dos tempos do colegial, onde parecia que Chloe e Lana eram as garotas certas para Clark, e que talvez ela (Lois) esteja sendo, na verdade, a "substituta" de Lana. De certa forma, essa personagem representa os clanas (fãs de Lana) e os chlarkers (fãs de Chloe) com sua idéia maluca de shipper, sempre querendo ignorar o que é icônico e está nos quadrinhos. No entanto, a resposta vem mais tarde.

De repente, Clark vê Greg Arkin, um dos muitos mutantes que ele enfrentou na escola, indo em direção a Lois com a seguinte frase: - "Eu tenho uma mensagem para Clark Kent".

Clark pede a Brainiac que o deixe voltar para salvar Lois, mas com o alien tentando acalmá-lo, Clark lhe toma o anel e acaba alterando sua viagem no tempo. Ele acaba no Planeta Diário, mas nem tudo é o que parece ser. Logo, ele se depara com uma Lois Lane que parece saber seu segredo e tenta disfarçá-lo com um óculos. Então, Clark percebe que está no futuro, em 2017. Após uma conversa a sós com a Lois do futuro, onde ela demonstra saber tudo, desde as kryptonitas até a chave octogonal guardada na caixa de ferramentas, Clark percebe que ela é a pessoa certa para ele, tendo guardado o seu segredo e aceitando quem ele é. Mas uma grande surpresa ainda estava por vir e surtar o coração dos pobres fãs.






Ao entrar no elevador, Clark se depara com ninguém menos do que...ele! Clark do passado e Clark do futuro, juntos. Pode haver algo mais icônico do que isso? Tenho certeza que muitos fãs e surtaram e devem ter caído da cadeira ao assistir essa cena. De óculos, cabelo lambido e roupa nerd, com uma postura bem mais madura e confiante, o Clark Kent do futuro é algo que estamos ansiosos para ver com mais frequência na série. E se apenas um relance do personagem já era algo surpreendente em nossa história com a série, os produtores foram além e ousaram criar um diálogo entre os dois Clark's. O Clark do futuro conta que já o esperava, visto que ele também passou por isso 7 anos atrás, e que ele deve agir no terraço dentro de poucos minutos, pois ele não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, enquanto detém a explosão nuclear. E quando a porta se abre, o Clark do futuro corre supervelozmente, enquanto uma barulho de explosão treme o prédio. Clark corre com os demais jornalistas até a janela e ali ele presencia a si mesmo efetuando um salvamento espetacular, com o uso de seu poder mais aguardado, o vôo. No mesmo instante, ele ouve pelo rádio, o pedido de socorro de Lois e corre até o terraço, onde o helicóptero dela está despencando. Mais uma vez, vemos o futuro homem de aço am ação, que usando sua superforça, puxa o helicóptero de volta ao terraço, num cena grandiosa. E qual o prêmio para o herói? Um beijo apaixonado de sua amada (ainda que ela seja do futuro). Esse, do meu ponto de vista, foi o beijo mais apaixonado do casal, em três temporadas. Fluiu naturalmente e ambos realmente pareciam bem a vontade e felizes com aquele momento.

[image] [image] [image] [image] [image]
[image] [image] [image] [image]

Após presenciar tudo o que viu ao longo do episódio, Brainiac aparece e o leva de volta ao presente. Clark, então, demonstra estar mais confiante e em paz consigo mesmo após esta experiência-temporal. O objetivo de Brainiac era fazê-lo enchergar seus erros através dele mesmo, mas também mostrá-lo que, libertando-se do passado e não temendo o futuro, ele poderia se concentrar no presente e ser quem ele estava destinado a ser. Além do mais, isso serve para sua vida amorosa. Deixando de lado o medo de decepcionar-se novamente (isso era o que o prendia em relação a Lois), ele pôde enxergar o seu presente e futuro, e não só aquela que estava destinada a ser a sua companheira, mas também aquela em quem ele realmente encontrou um amor verdadeiro e saudável.







[image] [image] [image] [image] [image] [image] [image] [image] [image]

Como diria o Senhor Destino: LOIS É A CHAVE !!!
Chorem, esperneiem, clanas e chloes! Mas só Lois fará o Clark virar o Superman que tanto esperamos...já está caminhando pra isso....só o amor puro e verdadeiro de Clois vai ajudá-lo a superar todos os fantasmas e demônios do passado.


E com isso, voltamos à cena de Greg e Lois. Diferente do que todos imaginavam, o mutante não voltou para uma vingança, mas para agradecer ao herói por tê-lo feito reconhecer os seus erros e assim se redimir. Suas últimas palavras: - "Diga ao Clark...obrigado".
Essa pra mim foi a fala mais tocante de todo o episódio, pois mais importante do que derrotar um vilão é ele agradecê-lo por tê-lo feito uma pessoa melhor. E isso com certeza só ajudou ainda mais Clark entender que ele pode sim ser aquilo que esperam dele.

Com sua vida remodelada mais uma vez, Clark começa a concertar as coisas que deixou pendente para que assim possa seguir com seu presente, e consequentemente, seu futuro:

1) Vestindo seu novo uniforme, ele visita o túmulo do pai e faz aquilo que nunca pôde fazer: despedir-se. Não apenas de seu pai, sua maior influência nessa jornada, mas despedir-se de seu passado, de toda a mágoa que ainda estava enraizada em seu coração, e a promessa de que será o homem que Jonathan espera que ele seja.

2) Oliver cede uma entrevista para a repórter que o insultou em rede nacional. Ali vemos que ele mesmo já se questiona pela decisão que tomou, quando Clark chega. A presença do amigo parece reanimá-lo e, ao mesmo tempo, dar-lhe forças para defender aquilo em que acredita. É o "futuro" Super-Homem influenciando as pessoas a sua volta. E Oliver faz um belo e inspirado discurso, digno de um verdadeiro herói, deixando a repórter calada. Muito bom. Parece até que foi Geoff Johns quem escreveu a fala dele.

3) Por último, Clark corta, de uma vez por todas, o laço que o prendia em seu passado. Convidando Lois para ir ao celeiro, ele prepara-lhe uma surpresa. Certa vez, Clark perdeu a dança do baile com sua antiga paixão. Agora, ele está disposto a corrigir o erro. Ele conhece Lois. Ele sabe que pode contar com ela. Ele sabe o amor de ambos é verdadeiro e não vai perdê-la. E com isso, em meio a dança, finalmente temos a declaração de um para o outro.

CLARK: Eu te amo. LOIS: Eu também te amo.

E, em seu segundos finais, o episódio revela o tão aguardado final prometido pelos produtores. Confesso que, pra mim, fizeram muito suspense para tão pouco, mas ainda assim valeu pela cena, mais pelo significado dela do que por ela em si. Enquanto dançam, Clark começa a flutuar (algo que já vimos em 1x02 "Metamorphosis" e 2x17 "Rosetta" antes). Já é um começo, após as primeiras tentativas no episódio anterior.


E assim se encerra um episódio épico e marcante na história da série. Possivelmente, o mais icônico até agora, superando "Absolute Justice" (9x11-12) e "Salvation" (9x21), com muitas referênciais à mitologia dos quadrinhos, aos filmes de Christopher Reeve e à própria série.

Como disse Brainiac 5.0, os acontecimentos desse episódio deram um giro 360º graus na vida de Clark (assim como o 100º episódio). A partir daqui, Clark verá as coisas de outra forma e, segundo os produtores, ser o líder que está destinado a ser até o fim da série.

Aguardemos por mais episódios tão bons quanto este. Viva "Smallville" e seus 200 episódios!

NOTA 10

Um comentário:

Jeysymara Maravilha õ/ disse...

Bah garela, a unica coisa q me chateou nesse episodio foi o fato do Clark ter demorado tanto pra dar aquela "voadinha".
Pocha, acho que isso poderia ter acontecido muito tempo atrás...
Mas fora isso, achei a fala do Ollie muito boa. Seja quem for o cara que escreveu, acho que diz tudo o que qualquer herói da série ou mesmo do mundo em vivemos pensa.
Tá na hora de parar de criticar e fazer alguma coisa...
kkkk'