quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Quadrinistas Comentam a Intenção de Fazer Filme do Superman MAIS SOMBRIO!!!



Há algumas semanas a Warner Bros decidiu o rumo das futuras adaptações das principais séries da DC Comics para o cinema. "Superman - O Retorno" será desconsiderado e a franquia do Homem de Aço recomeçará do zero, seguindo a linha sombria de sucesso de "Batman - O Cavaleiro das Trevas" - "mas no limite que cada personagem comporta", frisou o presidente de produção da WB, Jeff Robinov.

A idéia de ver o bom-moço Super-Homem ficar "malvado" é boa? A MTV perguntou isso a alguns nomes dos quadrinhos, da TV e do cinema, como o cineasta Kevin Smith e os quadrinistas Jeph Loeb (ex-produtor de "Smallville" e autor da série "Superman/Batman"), Steven T. Seagle (da graphic novel "It's a Bird..."), Mark Waid ("O Reino do Amanhã") e Christopher Golden (roteirista de "Buffy" e "Hellboy").

"Não é a coisa mais estúpida do mundo?", pergunta Golden. "The Dark Knight é muito bom porque tinha todas as coisas boas de Batman condensadas no melhor filme possível. Fazer um Super-Homem sombrio e radical só porque TDK fez uma tonelada de dinheiro é incrivelmente estúpido."

Kevin Smith meio que concorda: "É preciso sempre manter Superman distinto do Batman. Se a idéia é dar um enfoque mais realista ao Superman, ok, mas não acho que seja possível transformá-lo em um personagem raivoso. Superman simboliza a esperança nas pessoas, o bem, enquanto Batman personifica nossa fome por justiça cega. Não sei se é o enfoque certo, mas eu apoio totalmente um recomeço pra série".

Loeb ressalta o contraste entre os dois heróis. "Superman inspira esperança, enquanto o Batman inspira medo. Uma das coisas que eu acho interessante é que o trabalho de Superman não tem fim, é uma batalha interminável. Isso é sombrio? Aí eu já não sei..." Seagle tenta responder: "Esforços heróicos são basicamente sombrios. A idéia de ter vilões implica algo ruim acontecendo a pessoas boas, na maior parte do tempo, e isso é sombrio. Os heróis se iluminam quando emergem de situações ruins com sucesso".

Waid finaliza: "Eu prefiro entender que eles vão fazer filmes sombrios na medida em que os personagens permitam. Espero que eles percebam que Superman não é um personagem sombrio, mas isso não significa que a história não possa ser mais ameaçadora ou mais dark. O que faz Superman difícil de escrever para o século 21 é o fato dele ser uma criatura de esperança, e vive num mundo mais otimista do que o mundo de Batman".

Por enquanto a Warner Bros. ainda está analisando idéias. Nem a presença do diretor Bryan Singer foi confirmada. Anúncios pontuais serão feitos em setembro. A intenção é ter pelo menos mais quatro filmes de heróis até 2011: o terceiro Batman, a renovação de Superman e mais dois. Atualmente estão sendo estudados os filmes de Lanterna Verde, Flash, Arqueiro Verde e Mulher-Maravilha.

Nenhum comentário: