quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Warner Bros. decide reestruturar DC Comics....surge a DC Entertainment


Desde o ano passado, pelo menos, a Warner Bros. e a DC Comics (que fazem parte do mesmo grupo, a Time Warner) tentam estreitar relações para aproveitar melhor os heróis do Universo DC no cinema. Agora, segundo o bem-informado blog Deadline Hollywood, a Warner decidiu ir além: vai reestruturar toda a editora.

Essa seria a prioridade, no momento, do presidente da Warner Bros. Pictures Group, Jeff Robinov, cujo contrato começou em janeiro de 2007 e foi renovado no fim de agosto deste ano pela Time Warner. "É ideia de Jeff fazer com que a DC se reporte diretamente a ele, e a DC será agora sua responsabilidade direta, ao lado de Diane Nelson [presidente da Warner Premiere, divisão de filmes direto para DVD da casa]", disse a fonte do blog. Isso casa com o rumor do Bleeding Cool, de 26 de agosto, que dizia que Diane Nelson ficaria responsável pelos negócios da DC dentro do conglomerado.

Robinov teria procurado nos últimos meses produtores como Chuck Roven, Joel Silver e Akiva Goldsman para dizer que filmes como The Flash e Wonder Woman estavam de volta à pauta - mas os envolvidos deveriam abrir mão de acordos abonados para que esses projetos voltassem a ser desenvolvidos. Segundo o blog, Robinov pretende reduzir o número de executivos em cada um desses filmes - em sintonia com seu desejo de centralizar os longas-metragens do Universo DC.

Paul Levitz, presidente e publisher da editora, continua na empresa, mas se reportará a Nelson, que por sua vez responde a Robinov. Antes dessa reestruturação, Levitz era subordinado apenas a Alan Horn, atual presidente do conselho da Warner Bros. (e superior de Robinov).

Não por acaso, a notícia vem poucos dias depois do anúncio da compra da Marvel Entertainment pela Walt Disney Company, mas o blog diz que a manobra tem sido pensada por Robinov há dois anos. Vamos ver como a DC se sai nessa tentativa de igualar o jogo. Um anúncio oficial, diz o blog, pode sair ainda hoje.


[ATUALIZADO]

Como se esperava, a Warner confirmou oficialmente a reestruturação da DC em comunicado à imprensa ontem (meio da manhã nos EUA). Em relação ao que o Deadline Hollywood havia apurado, há alguns adendos:

- A DC Comics vira DC Entertainment, ganhando mais importância na Warner. Quadrinhos serão a "pedra fundamental" da nova empresa, segundo o comunicado, que assumirá maior controle sobre filmes, seriados, animações e games baseados nos personagens DC.

- Paul Levitz, presidente e publisher da DC desde 2002, deixará seu cargo e voltará a escrever e editar quadrinhos. Ele já está confirmado para assumir a série Adventure Comics, que estrela a Legião dos Super-Heróis, supergrupo que Levitz escreveu por quase 15 anos, nas décadas de 70 e 80.

- O novo cargo de presidente da DC Entertainment será de Diane Nelson. A importância dela cresceu na companhia nos últimos anos por conta das produções direto-para-DVD, como as animações com personagens DC, e principalmente por ter viabilizado o acordo da Warner com J.K. Rowling, a autora de Harry Potter. Não só o sucesso da franquia, como também a infinidade de produtos licenciados do bruxo, são mérito de Nelson, segundo os olhos da chefia da WB.

Nenhum comentário: