quinta-feira, 30 de setembro de 2010

"Capitão América": Submarino da HYDRA surge no set em Liverpool

As filmagens de Capitão América: O Primeiro Vingador (Captain America: The First Avenger) já estão rolando na Inglaterra, sempre rendendo fotos do set. Desta vez, a produção chega a Liverpool e um submarino em tamanho real foi fotografado na região portuária da cidade. De acordo com o Liverpool Daily Post, o submarino pertence à organização criminosa HYDRA. Confira na galeria ao lado.

Além do veículo aquático, caíram na rede dois vídeos das filmagens em Manchester. Veja Chris Evans correndo novamente pelas ruas e atrás de um carro, em um tapete verde. Note que as roupas dele parecem apertadas - especialmente as calças, bem curtas - o que pode indicar que a cena se passa logo depois de sua transformação física de civil franzino a supersoldado. A perseguição se encaixa nessa ideia, já que ele pode estar correndo atrás dos assassinos do cientista Abraham Erskine... mas isso é mera especulação nossa.

submarino-da-hydra-no-set-02

O elenco tem Chris Evans (Steve Rogers), Sebastian Stan (Bucky Barnes), Hugo Weaving (Caveira Vermelha), Tommy Lee Jones (General Chester Phillips), Hayley Atwell (Peggy Carter), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Dominic Cooper (Howard Stark), Neal McDonough (Dum Dum Dugan), Stanley Tucci (Dr. Abraham Erskine) e Toby Jones (Arnim Zola).

Joe Johnston (O Lobisomem) dirige o filme do Capitão América, que estreia em 22 de julho de 2011. Saiba como foi o painel do filme na Comic-Con 2010.

"Smallville": Fotos e sinopse do episódio 10x03 "Supergirl"

Não é só Clark Kent (Tom Welling) quem vai vestir as cores vermelho e azul na última temporada de Smallville. Sua prima, Kara Zor-El (Laura Vandervoort) terá um episódio focado em sua transformação na Supergirl. Confira abaixo a sinopse e as fotos do episódio que mostram Kara no suposto uniforme e disfarçada com Linda Carter (sua identidade secreta nos quadrinhos):

LAURA VANDERVOORT RETORNA COMO KARA
-
Clark (Tom Welling) fica abismado quando Kara (Laura Vandervoort) retorna a Terra e diz para ele que Jor-El a enviou de volta para impedir as forças malígnas que estão vindo, já que ele não acredita que Clark seja capaz de cuidar disso. Enquanto isso, Lois (Erica Durance) confronta Gordon Godfrey (Michael Daingerfield), um locutor de rádio que está em uma cruzada contra heróis, após ele ameaçar o Arqueiro Verde (Justin Hartley). Entretanto, após Godfrey ser possuído por forças do mal, ele toma Lois como refém e Clark e Kara partem para resgatá-la.

Diretor: Mairzee Almas
Escritor: Anne Cofell Saunders






















Novo Homem-Aranha fala sobre inseguranças


Durante uma coletiva de imprensa sobre o filme A Rede Social, o ator Andrew Garfield, que protagonizará Homem-Aranha 3D, falou à matriz da MTV que nunca se sente confortável quando pisa num set pela primeira vez. "Eu nunca, nunca mesmo, me sinto confortável quando entro em um set pela primeira vez. É como se fosse o primeiro dia em uma escola nova, e daí acontece de novo e de novo!", falou.

Mas o ator não vê isso como uma coisa negativa. Pelo seu ponto de vista, essa ansiedade o motiva a criar uma atuação com apelo além do normal. "Espero que nunca me sinta confortável com isso, porque se isso acontecer vou acabar ficando preguiçoso. Se achar que vai dar tudo certo, eu não vou trabalhar tão duro. Mas eu acho que sentir medo e insegurança da pressão podem me ajudar a trabalhar mais e criar algo ainda melhor", disse o ator.

Sobre a franquia do aracnídeo, Garfield acrescentou: "Acho que ele é uma figura importante da mitologia para todos os garotos magrelos ao redor do mundo, incluindo eu mesmo. É um sonho que se realiza."

Homem-Aranha deve começar a ser filmado em breve, com estreia prevista para 3 de julho de 2012.

Saga "Star Wars" será lançada em 3-D a partir de 2012

Star Wars

George Lucas não está preocupado com o fim do mundo em 2012. O cineasta está preparando o lançamento da versão convertida para o 3-D da saga Star Wars.

De acordo com reportagem do THR, George Lucas está supervisionando pessoalmente o processo de conversão para o 3-D de seus filmes, em busca da melhor resultado possível. Lucas disse que foi a experiência de Avatar que o convenceu que Star Wars estava pronto para o tratamento tridimensional. Um dos motivos da demora para o início do processo é que ele estava esperando até que houvesse um número de salas de 3D que comportasse um lançamento grandioso como ele gostaria.

Cada um dos filmes da saga Star Wars vai levar cerca de um ano para ser convertido para o 3-D e a expectativa é de lançá-los um a um sempre na mesma época do ano começando por Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (Star Wars: The Phantom Menace, 1999).

Outro motivo que certamente serviu de incentivo para convencer o barbudo é o crescimento da tecnologia dos televisores 3-D e toda a ideia de vender (de novo) versões tridimensionalizadas dos filmes para serem vistos em casa.

"Thor": Jaimie Alexander fala sobre Lady Sif no filme

Sif

Entrevistada pelo site The Daily Blam!, Jaimie Alexander falou sobre como foi interpretar Lady Sif no filme do Thor.

A atriz disse que entrou em ação na aventura e que veremos Sif em combate. "Ela usa três armas diferentes, mas ainda não posso falar sobre elas. A armadura foi difícil de usar, mas era maravilhosa. Eu nunca vi figurinos tão elaborados e detalhados. Foi incrível"

Sobre a relação de Sif e Thor (Chris Hemsworth), Alexander limitou-se a dizer que "ela é muito leal a ele e se preocupa em protegê-lo e proteger Asgard. Mas vocês terão que esperar o filme para saber se eles terão um envolvimento amoroso, meus lábios estão selados".

A atriz concluiu a conversa descrevendo sua personagem como intensa, poderosa e estóica.

Thor estreia em 6 de maio de 2011.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

"Sherlock Holmes 2" já tem seu Professor Moriarty

Jared Harris

Segundo fontes do site Latino Review, o excelente Jared Harris foi contratado para viver o Professor Moriarty em Sherlock Holmes 2. O ator, filho de Richard Harris, atualmente colhe elogios como o diretor financeiro Lane Pryce em Mad Men.

O principal vilão das histórias do detetive criado por Arthur Conan Doyle apareceu brevemente no primeiro filme. Mas sua silhueta, dentro de uma carruagem, deixou as portas abertas para a contratação de qualquer ator para o papel.

Harris junta-se a Stephen Fry, Robert Downey Jr., Jude Law e Noomi Rapace no elenco da continuação de Sherlock Holmes, que estreia em em 16 de dezembro de 2011.

"Superman" tem mais um candidato à direção

Superman
Darren Aronofsky

Segundo fontes do Los Angeles Times, a lista de candidatos à direção do novo filme de Superman ganhou mais um nome de peso. Christopher Nolan, produtor do filme, teria conversado com Darren Aronofsky sobre a possibilidade.

Recentemente, especulou-se que Aronofsky poderia assumir o novo filme de Wolverine, mas nada mais foi declarado a esse respeito. Além disso, o diretor de Pi, Requiem Para um Sonho, A Fonte da Vida e O Lutador está com a agenda livre depois de ter seu RoboCop cancelado e de realizar o elogiado Black Swan. Ainda que tenha alguns projetos, ele não informou qual será seu próximo filme.

Curiosamente, Nolan e Aronofsky têm muito em comum, dividindo raízes no cinema cult independente e experimental. Mas o primeiro partiu para produções de grande orçamento com sucesso, enquanto o outro, depois de um fracasso de bilheteria - A Fonte da Vida - voltou às pequenas produções intimistas. Com tantos boatos cercando Aronofsky sobre filmes de super-heróis, parece que seu antigo desejo de dirigir um filme assim (ele esteve à frente da adaptação de Batman: Ano Um, de Frank Miller, que foi cancelado) pode finalmente acontecer.

Os outros candidatos são Duncan Jones (Lunar), Jonathan Liebesman (do ainda inédito Battle: Los Angeles e recém contratado para Fúria de Titãs 2 da mesma Warner Bros. que detém os direitos do Superman), Matt Reeves (Cloverfield, e o remake de Deixe Ela Entrar) e Tony Scott (O Sequestro do Metrô 1 2 3).

Outro que estava cotado era o já consagrado Zack Snyder (Watchmen, 300), porém, em entrevista ao Latino Review, Snyder disse que recusou o trabalho. Ele gosta do personagem, mas garante "não ter certeza sobre o que fazer com ele nas telonas".

A ideia da Warner Bros. é colocar o filme nas telas entre meados de 2012 e meados de 2013, depois de Batman 3 (20 de julho de 2012).

George Lucas vai participar de "Star Wars: The Clone Wars"


O episódio desta semana de Star Wars: The Clone Wars terá a participação do criador da saga. George Lucas aparecerá novamente como o Barão Papanoida, personagem que ele criou para uma participação especial na cena da ópera em Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith.

Na trama de "Sphere of Influence", Ahsoka Tano e o senador Riyo Chuchi auxiliarão o barão a recuperar sua família, sequestrada por criminosos. Ao lado de Lucas estão seus três filhos, Amanda, Katie e Jett.

A participação, porém, se restringe ao visual dos personagens, já que não há dubladores profissionais na família Lucas. Papanoida foi dublado por Corey Burton, que faz o Conde Dookan e Cad Bane, baseado em Harry Lime (personagem de Orson Welles no clássico O Terceiro Homem).

Assista (acima) um clipe do epísódio abaixo, que mostra Papanoida - literalmente - em ação. A exibição acontece em 1º de outubro no Cartoon Network dos EUA.

Joss Whedon comenta o filme dos Vingadores

A revista SFX publicou um especial sobre a carreira de Joss Whedon. No artigo, aproveitam para perguntar ao cineasta sobre Os Vingadores.

"O desafio com esse elenco, na preparação e na execução, é que eu ficarei com vontade de trancá-los todos em uma sala e refilmar Sucesso a Qualquer Preço", brincou, referindo-se ao filme de 1992, no original Glengarry Glen Ross, dirigido por James Foley a partir de roteiro de David Mamet.

Whedon explicou a piada dizendo que está extremamente empolgado em trabalhar com o elenco estrelado que tem em mãos e que pretende equilibrar o falatório e a ação. "Tenho que cuidar para que não fique tedioso. Quero ter tempo de fazer ambas as coisas, para que ao final você se sinta próximo desses caras. É complicado. Não será fácil, mas é exatamente o que a Marvel quer".

O diretor da adaptação exemplificou esse desejo mencionando a contratação de Mark Ruffalo como o novo Bruce Banner/Hulk. "Eles não teriam contratado Mark para aparecer, dizer uma frase de impacto com uma pose legal e sumir. Eles o contrataram pela humanidade que ele tem - é a antítese do ator icônico, é tão humano. Ele foi minha primeira opção para o papel e acho incrível que tenha dado certo. Eles tiveram muito trabalho para fazer isso acontecer e entendem exatamente as razões pelas quais ele é perfeito para o papel".

Zak Penn e Whedon assinam o roteiro do filme que juntará Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Viúva Negra (Scarlett Johansson), Nick Fury (Samuel L. Jackson), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e Hulk (Mark Ruffalo) nas telonas.

Os Vingadores estreia em 4 de maio de 2012.

"Transformers 3": filmagens chegam a Detroit e novas imagens caem na rede

Depois de passar por Chicago e Los Angeles, as filmagens de Transformers 3 chegam a Detroit e mais fotos do set caem na rede. Veja abaixo as imagens.

Rollbar_01

Transformers_set_Chicago_11

As imagens foram enviadas por um leitor do SuperHeroHype, que também informou que a produção do filme criou fachadas falsas para as lojas, instalou entradas de estações de metrô cenográficas e já enviou um aviso para que os moradores da região tolerem os barulhos da filmagem, que acontecerão de dia e de noite. Além disso, haverá as inevitáveis explosões e a loja atrás do robô da na 1ª foto já tem data marcada para ir pelos ares.

Na trama, Sam (Shia LaBeouf) tenta arrumar um emprego, mas é chamado de novo a salvar o mundo ao lados dos Autobots. A ameaça da vez, liderada por Shockwave, remonta à corrida espacial da Guerra Fria e envolve segredos de estado que nunca vieram a público.

Rosie Huntington-Whiteley, John Turturro, Ken Jeong, John Malkovich, Patrick Dempsey, Josh Duhamel, Kevin Dunn, Julie White e Frances McDormand também estão no elenco. As filmagens passarão ainda por Cabo Canaveral (Flórida), Texas, África, Moscou e China.

Com orçamento estimado em US$ 200 milhões e direção de Michael Bay, Transformers 3 estreia em 1º de julho de 2011.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

"The Flash": Roteirista fala bastante sobre o filme

The Flash

Candidato à cadeira do diretor do filme The Flash, Greg Berlanti (roteirista de Lanterna Verde) falou ao SuperHeroHype sobre o tom da adaptação durante a divulgação da comédia dramática Life As We Know It, que ele dirigiu.

Berlanti disse que Michael Green e Marc Guggenheim (dupla que também trabalhou em Lanterna Verde) estão atualmente roteirizando a adaptação a partir de uma ideia dos três. Ele revelou que o tom ficará entre Batman: O Cavaleiro das Trevas (mais pesado) e Lanterna Verde (mais leve). "Será um pouco mais tenso que Lanterna Verde já que Barry Allen, antes de ser um super-herói, era um policial forense e já estará inserido em um mundo de crimes, assassinatos e homicídios", revelou. O cineasta comentou ainda que filmes como O Silêncio dos Inocentes e Se7en foram algumas das inspirações para a primeira parte do filme, a policial. "Isso ajuda a equilibrar a imagem de um cara todo de vermelho que corre muito rápido".

O candidato à direção revelou também que o filme incluirá ideias de dimensões paralelas e viagens no tempo, tão frequentes nas aventuras do velocista. "O grande desafio será conseguir unir os componentes policiais e os de ficção científica e fazer algo que fique igualmente visceral e bacana - algo que deve acabar ficando parecido em tom com Matrix ou filmes assim. Eu sempre penso nas histórias do Flash em que ele encontra Jay Garrick [o Flash da Era de Ouro dos Quadrinhos], descobre a Terra Primordial [uma das muitas dimensões que existem no Universo DC] e coisasdo tipo. Há enorme espaço a ser desenvolvido no universo cinematográfico da DC Comics, então esperamos preenchê-lo", concluiu.

Berlanti encerrou a conversa sobre Flash dizendo que ainda pensa no filme apenas como seu roteirista, mas que assim que essa fase do projeto for concluída, deve discutir com a Warner Bros. a possibilidade da direção.

"Human Target": sinopse de episódio


A Fox divulgou a sinopse de Taking Ames, episódio da segunda temporada de Human Target, que vai ao ar na próxima sexta-feira, dia 1º. Nele, Chance se infiltra em uma gangue que rouba diamantes para salvar Ames.

O seriado traz o ator Mark Valley no papel título, acompanhado por Chi McBride (como Winston) e Jackie Earle Haley (como Guerrero). No Brasil a série é exibida pelo Warner Channel.

Criado nos quadrinhos em 1972 por Len Wein e Carmine Infantino, o Alvo Humano, ou Christopher Chance, é um detetive e guarda-costas particular que assume os riscos por seus clientes, se tornando um verdadeiro alvo humano.

"Rani", de Jean Van Hamme, ganha seriado na TV francesa

Rani

A série Rani, de Jean Van Hamme (autor de XIII e Thorgal), foi originalmente concebida para a televisão, por volta de 2002. Curiosamente Rani estreou nos quadrinhos em 2009, antes da produção do seriado começar.

O primeiro álbum foi produzido a pedido da editora Le Lombard, com roteiro de Didier Alcante baseado no texto de Van Hamme e arte de Francis Vallès.

O seriado terá oito episódios de 52 minutos e será produzido pelo canal France 2. As filmagens começam em novembro, com previsão para terminar em maio de 2011, e serão realizadas na Índia e na região de Dordonha, na França.

Jollane, a principal personagem da história, será interpretada por Mylène Jampanoï, atriz que fez o papel de Bambou no filme Gainsbourg, de Joann Sfar. Jean-Hugues Anglade (de Noturno Indiano, Nikita e Rainha Margot) também está no elenco. A direção é de Arnaud Sélignac.

Rani é uma aventura de capa e espada cheia de reviravoltas que se passa no século 18. Jollane é uma jovem que pertence à nobreza, acusada injustamente de um assassinato por seu irmão e que troca a França pela Índia.

RaniMylène Jampanoï

"Sherlock Holmes 2" contrata Stephen Fry

Stephen Fry

Stephen Fry (V de Vingança, Alex Rider Contra o Tempo) estará em Sherlock Holmes 2. O ator londrino viverá na continuação Mycroft Holmes, o irmão mais velho de Sherlock. O personagem desfruta das mesmas capacidades de dedução e lógica do detetive, mas prefere ocupar uma posição burocrática no governo britânico, uma vez que não tem, como o irmão, disposição para as atividades físicas que as investigações criminais exigem.

Fry junta-se a Robert Downey Jr., Jude Law e Noomi Rapace no elenco da continuação de Sherlock Holmes, que estreia em em 16 de dezembro de 2011. Mais uma vez, a história será original e não uma adaptação direta dos livros de Arthur Conan Doyle.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"The Walking Dead" ganha novos pôsteres e vídeo

Ainda falta mais de um mês para a estreia de The Walking Dead, mas o canal AMC não quer que o público se esqueça dos zumbis com a avalanche de estreias de séries de TV.

Para isso, nada melhor do que imagens que você pode usar como papel de parede do seu computador, certo? Veja abaixo, novos pôsteres da série que adapta os quadrinhos para a TV. Confira também, abaixo, um vídeo com 5 minutos de cenas de bastidor e depoimentos:


Walking-Dead-24092010-04

A série estreia nos EUA em 31 de outubro, noite de Halloween, um domingo, com um episódio de 90 minutos, e nos dias seguintes será retransmitida pela Fox ao redor do mundo, inclusive no Brasil. A primeira temporada terá apenas seis episódios, mas a segunda já está garantida (com 12 episódios encomendados).

Na trama, criada pelo quadrinista Robert Kirkman, um grupo de sobreviventes de um holocausto zumbi é conduzido pelo policial Rick Grimes (Andrew Lincoln) em busca de um local seguro para viver. Chandler Riggs(Carl), Steven Yeun (Glenn), Sarah Wayne Callies (Lori Grimes), Jeffrey DeMunn (Dale), Jon Bernthal (Shane),Laurie Holden (Andrea), Michael Rooker (Merle), Linds Edwards (Leon Basset) e Jim Coleman (Lambert "Lam" Kendel) também estão no elenco.

O Início do Fim: Resenha da estréia da 10ª (e última) temporada de "Smallville"

Click to view full size image

"E AGORA, A TEMPORADA FINAL DE SMALLVILLE!"

10 anos. Duas décadas. 197 episódios (até aqui, o 10x04 marcará o 200º). "Smallville" chega à sua derradeira temporada, onde velhos arcos serão concluídos e ao mesmo tempo marcará o início de uma nova e fase na vida do futuro Superman.

Clark Kent (Tom Welling) vivenciou muitas aventuras no decorrer desses anos, mas também sofreu perdas irreparáveis. Pô o mundo sobre suas costas, enquanto era obrigado a fazer escolhas. Escolhas que, ironicamente, independente de quais fossem, sempre traziam consequências e novos arcos de histórias. Acompanho a série desde o início quando eu tinha 11 anos (farei 20 em janeiro) e posso afirmar aqui: Smallville influenciou totalmente na vida, consciente ou inconscientemente. Passei por muitas situações semelhantes ao Garoto de Aço, que, acreditem ou não, sempre ocorreram quase que ao mesmo tempo. Não é ficção afirmar que Clark e eu sofremos, aprendemos e amadurecemos juntos. Não, não enfrentei alienígenas, nem comecei a usar um uniforme e combater o crime (apesar qu uma de minhas metas é cursar jornalismo). Refiro-me no aspecto mais humano/social. Tivemos experiências amorosas quase parecidas. Vimos um amigo que era como irmão se virar contra nós. Escondemos segredos e sentimentos e, por vezes, magoamos algumas pessoas ou até nós mesmos. Aprendemos o valor de uma vida humana, a amá-la e ajudá-la. Descobrimos que o grande amor estava mais próximo do que imaginávamos. Por consequências de atos, amaduremos em alguns aspectos. E, por fim, chegamos a um ponto onde aprendemos que, quem nós somos e o que fizemos no passado, não fui o suficiente. Como Clark neste 1º episódio da última temporada, eu não me sinto pronto para o que a vida reserva daqui em diante. No entanto, diferente de Clark, eu não sei ou não tenho certeza do meu amanhã. Já ele sabe qual seu destino e, talvez por isso mesmo, ele não esteja pronto. O fato de "sabermos" nosso destino não nos faria tomarmos as rédeas da carruagem com nossas próprias mãos, podendo em algum ponto desviar do caminho certo? Talvez seja isso que aflige Clark. Talvez seja isso que ele terá de aprender, para que realmente possa cumprir esse destino e assim ser quem ele está destinado a ser.

Antes de falar sobre o episódio em si, deixem-me dizer que até o "previonsly on" (anteriormente em) me empolgou. Cenas das primeiras temporadas, intercaladas com cenas de impacto da temporada anterior, me deixaram empolgado e certo de que essa temporada será eletrizante.

Click to view full size image

"Lazarus" começa imediatamente onde "Salvation" terminou, com Clark caindo em direção à morte. Ou quase isso, já que após vermos o corpo dele estendido no chão (sem seus poderes, ele não deveria se espatifar no chão??), vemos ele passar por uma "experiência de quase-morte". Aliás, essa cena ficou muito boa. Muita claridade (sol, aleluia!). Os efeitos especiais para criar o céu em movimento e as tomadas mostrando o milharal garanmtiram uma cena bem produzida. Logo, Clark ouve a voz de Jor-El, que explica a situação para ele. O que eu falei antes é abordado aqui. Não importa o que de bom fizermos, nunca será o suficiente. Para o kryptoniano, isso não é diferente. Ele se sacrificou para um bem maior, no entanto um mal maior está por vir. Clark retorna, mas não sem antes se deparar com "Lex".

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Lois (Erica Durance) retirando o punhal e tomando a decisão de que Clark não soubesse que ela sabe seu segredo, deu início a algo que poderá ser bem divertido, se bem explorado (espero que os produtores acertem a mão em Clois nessa temporada!). Ao mesmo tempo mostra o amadurecimento de Lois (vide seu namoro como o Arqueiro Verde na 6ª temporada), já que ela concientiza-se de que o mundo precisa muito do Borrão e ela não quer atrapalhar isso, deixando assim o herói focado em cumprir com suas responsabilidades. A propósito, a cena de Clark se erguendo e "recarregando-se" (por assim dizer) com a energia do sol amarelo ficou muito boa.

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Última temporada. Muitas coisas a serem resolvidas. Comecemos por Tess (Cassidy Freeman). A diva da LuthorCorp que, supostamente havia morrido em "Salvation", acorda viva e sem cicatrizes numa estação dos Laboratórios Cadmus. Sabemos que a existência da personagem sempre fou relacionada a história dos Luthor. E aqui, é ela quem conduz a volta de Lex Luthor em cena. Bem, não é o Michael Rosembaum, no entanto os produtores acertaram em sua explicação. Clones sendo construídos a partir do DNA de Lex, para que assim o vilão pudesse se regenerar. No entanto, as experiências parecem ter tido efeitos colaterais, como velhice progressiva. Em meio a isso, temos um clone ainda jovem de Lex, um garotinho chamado Alexander, que escapa da chacina provocada por seu "irmão mais velho", o clone mais duradouro e perverso de Lex até aqui. Interpretado com competência por Mackenzie Gray, o clone tem todas as memórias de Lex e parece ser ainda pior do que o original. Devo admitir, no começo, achei ele muito parecido com os Lex's dos filmes do Superman, um careca doido e que quase faz você rir (sem falar que, na aparência, o cara mais parece o Nosferatu). Esse "Lex" destrói todas as outras cópias, já que se julga o único digno de sustentar o sangue do original (ou "o criador", como eles chamam).

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Ver Clark de volta à WatchTower e buscando pistas do paradeiro de Lex foi bem legal. Finalmente, o homem de aço lembrou do careca e agora, mais do que nunca, está disposto a detê-lo. E com isso, vemos Chloe, que está desesperada para encontrar seu amado de couro verde.

Com a entrada em cena de Oliver (Justin Hrtley), aprisionado/vendado/espancado, fomos apresentados pela 1ª vez a um dos vilões coadjuvantes que povoarão essa temporada, Godrey (apesar de não terem dito seu nome no episódio). Ainda não se sabe se Godfrey é um assecla de Darkseid ou apenas alguém lunático que quer acabar com os heróis fantasiados. No entanto, ele já deixou bem claro, na filmagem vista por Chloe, "Nós iremos atrás de vocês também".

Click to view full size image

Ao longo de 10 anos, acompanhamos também a evolução (ou regressão?) de Chloe Sullivan (Allison Mack). De mera jornalista de colegial inxerida e ingênua, passando por repórter de verdade e confidente de Clark, até se tornar uma pessoa dúbia e reclusa com complexo de sacrifícios. Que Chloe é a personagem mais sofrida da série, não há dúvidas, talvez até superando (a mais dúbia ainda) Lana. Ela, que foi possuída por uma força cibernética sinistra, abrigou um serial killer intergalático e como consequência presenciou o assassinato de seu marido, chega a mais um ponto doloroso de sua vida. Para salvar seu novo amor, ele decide arriscar tudo e fazer um ''último sacrifício''. Quando ela coloca o capacete do Sr. Destino, as consequências não vem da maneira como esperávamos. Ela (aparentemente) não ficou louca, nem desapareceu. Simplesmente (porém, nem tão simples assim) ela acaba trocando de lugar com Oliver, sem que ele saiba. O que acontecerá com ela e qual o interesse de Godfrey e sua equipe nela, talvez não saibamos até a metade da temporada. Um gesto que resultou numa cena sem nenhuma palavra, todavia, de grande impacto. E fico pensando, terá a volta dela algo relacionado ao "grande acontecimento da midseason" que os produtores comentaram? Eu acho que sim. Quem sabe, um verdadeiro último sacrifício.

Click to view full size image

Click to view full size image

De sacrifícios, a série está cheia, e este é o desafio de hoje para Clark. "Lex" sequestra Lois e a amarra numa cruz de madeira, no meio do milharal de Pequenópolis, uma atitude de certa forma poética da parte do vilão. E quando o Borrão reencontra seu velho inimigo, ele é confrontado a fazer uma escolha e assim, mais uma vez, optar por um sacrifício. Mackenzie, realmente, arrebentou nessa cena, imitando tanto a entonação de voz quanto os trejeitos característicos de Rosembaum na pele de Luthor. Além do mais, o diálogo entre os ex-amigos foi esclarecedor, mostrando em parte o porque de Clark ainda não estar pronto para assumir o manto vermelho. O personagem de Lex Luthor é conhecido, nos quadrinhos, por sua arma mais mortal contra o Superman: a inteligência. Ele pode não ter superforça, mas sabe como perturbar ou até ferir através de palavras. Palavras que se mostram ter realmente um fundo de verdade, provocando no Borrão uma ira guardada há muito tempo e que quase causa a morte do careca. Mas a escuridão está só começando e o Borrão ainda não cedeu a esse ponto. Se ele não voa ou não usa colante azul e capa vermelha, ele mostra que está no caminho para isso e, num ato de superação, salva Lois de morrer queimada e, em seguida, protagoniza uma cena grandiosa em que detém o globo do Planeta Diário com um "quase vôo", mostrando sua forma humana (não o rosto) e ganhando aplausos de cidadãos esperançosos.

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Sei que muitos ainda não entendem como, após tudo que passou nas duas últimas temporadas, Clark ainda não tenha se tornado digno de ser o Superman. Bem, tivemos um pequeno indício na cena "pós-morte", tivemos um diálogo forte e surpreendente com o clone de Lex, e por fim entendemos o que os produtores queriam dizer, quando Clark é teletransportado para a Fortaleza da Solidão. O herói é confrontado pela voz de Jor-El, que lhe aponta seus erros e "joga na sua cara" que ele jamais poderá ser o salvador da Terra. Palavras duras, talvez precipitadas, mas que se mostram reais diante da atual situação de Clark. Após quase morrer e ser humilhado por seu arqui-inimigo, Clark chegou ao limite com o sermão de seu pai biológico, e com isso libera toda sua raiva reprimida e expõe seu lado sombrio que (exceto pela kryptonita vermelha) nunca havia aparecido. Tantos anos na Terra, convivendo com humanos, Clark se mostra egocêntrico ao exaltar seus atos heróicos. Vemos alguém que devia ser o símbolo de esperança extravasar o lado mais mesquinho dos seres humanos, alguém orgulhoso de si mesmo. Concordo que toda essa abordagem parece ter caído de para-quedas na temporada, algo para prolongar a transformação do homem no super-homem, uma maneira de preencher 22 episódios até vermos Tom Welling vestido no uniforme clássico. No entanto, as acusações de Lex, de certa forma, faziam algum sentido e, aqui, Clark mostrou que eram verdadeiras, mostrou algo que sempre esteve escondido mas que ainda assim existia. Por mais doloroso que seja, Jor-El está certo. Ainda não é a hora. Palmas para Tom Welling, que me surpreendeu na atuação dessa cena, tornando-a assustadora para quem acredita no "S".

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

A última temporada promete trazer muitas surpresas e impactos nos telespectadores. A ansiedade em ver o maior super herói de todos em ação é grande. Mas até lá, como Clark, temos um caminha a trilhar, onde no fim, a escuridão será vencida e o sol brilhará sempre olharmos para cima e lá estiver o Homem do Amanhã.

Antes de encerrar, não posso deixar de citar 3 cenas especifícas que, certamente arrancaram pulos, gritos e até lágrimas de quem assistiu a premiere.

Ainda que a presença de "Lex" seja recorrente ao longo do percurso (lembrando que Tess "adotou" Alexander, e este pode vir a envelhecer como os outros), a maior ameaça deverá ser aquela que vem da escuridão para espalhar ainda mais escuridão. Temos um pequeno e rápido vislumbre de Darkseid, ascendendo numa forma ainda não sólida no auto da cidade.

Duvido que alguém não tenha se emocionado com a aparição do fantasma de Jonathan Kent (John Schneider) e seu reencontro de Clark. Que bela cena! Bateu uma saudade das conversas entre pai e filho nas primeiras temporadas. Foi muito bom ver John novamente. Eu eu confesso: quase chorei uma lágrima nesta cena. A relação entre pai e filho sempre foi muito forte entre eles e aqui ela teve um impacto todo especial.

Click to view full size image

Click to view full size image

Click to view full size image

Para encerrar, o episódio fechou com uma cena focando um certo uniforme vermelho e azul guardado na Fortaleza e que, dentre alguns meses, será enfim utilizado.

Que inicie...o fim!

NOTA 10