
Saiu há alguns dias a lista dos filmes indicados ao Oscar 2009. O grande nome da vez é o projeto mais recente de David Fincher,
O Curioso Caso de Benjamin Button (estrelado magistralmente por Brad Pitt), que teve 13 indicações, incluindo Melhor Filme.
A indicação de Melhor Filme para
Batman – O Cavaleiro das Trevas não veio, mas o longa recebeu 8 indicações, quase todas em categorias técnicas. A exceção é a indicação póstuma a Heath Ledger (o Coringa), desde já o favorito ao prêmio.
Um detalhe curioso e interessante é que pela primeira vez temos várias adaptações de quadrinhos concorrendo ao prêmio. Além de Batman, tem também o Homem de Ferro, Hellboy e O Procurado.Confira abaixo as indicações do Homem-Morcego e seus concorrentes:
*Melhor ator coadjuvanteHeath Ledger - Batman – O Cavaleiro das Trevas Josh Brolin - Milk - A Voz da Liberdade
Robert Downey Jr. - Trovão Tropical
Philip Seymour Hoffman - Dúvida
Michael Shannon - Foi Apenas um Sonho
*Melhor Direção de ArteA Troca
O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman – O Cavaleiro das Trevas A Duquesa
Foi Apenas um Sonho
*Melhor FotografiaA Troca
O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman – O Cavaleiro das Trevas O Leitor
Quem Quer Ser Um Milionário?
Melhor Figurino
*Melhor MontagemO Curioso Caso de Benjamin Button
Batman – O Cavaleiro das Trevas Frost/Nixon
Milk - A Voz da Liberdade
Quem Quer Ser Um Milionário?
*Melhor MaquiagemO Curioso Caso de Benjamin Button
Batman – O Cavaleiro das Trevas Hellboy II - O Exército Dourado
*Melhor Edição de SomBatman – O Cavaleiro das Trevas Homem de Ferro
Quem Quer Ser Um Milionário?
Wall-E
O Procurado
*Melhor Mixagem de SomO Curioso Caso de Benjamin Button
Batman – O Cavaleiro das Trevas Quem Quer Ser Um Milionário?
Wall-E
O Procurado
*Efeitos EspeciaisO Curioso Caso de Benjamin Button
Batman – O Cavaleiro das Trevas Homem de Ferro
Bem, quando o filme foi indicado à apenas uma das indicações principais, os fãs reclamaram. No entanto, em uma carta ao site DarkCampaign, o irmão do diretor Christopher Nolan, Jonathan, roteirista do filme, minimizou a importância do prêmio.
"(...) Como vocês, fiquei desapontado que Chris não teve reconhecimento, mas ver Heath [Ledger] e tantas outras pessoas que trabalharam no filme indicadas ao Oscar é emocionante. Qualquer indicação para um filme de super-heróis já é linda, não importa qual. Além disso, já estive lá antes, e como qualquer outra premiação dessas desaponta um pouco", disse.
"Vocês sabiam que não tem nem um open bar quando a festa começa? Pelo menos desta vez eu teria lembrado de trazer um dinheiro para comprar umas bebidas depois de perder o Oscar", completou. Nolan foi indicado com o irmão em 2002 pelo roteiro de
Amnésia.
Se isso é só charminho ou realmente um desapontamento disfarçado de Jonathan, as boas notícias são que, além de Heath Ledger ter ganhado o prêmio póstumo de melhor ator coadjuvante no Screem Actors Guild Awards há algumas semanas, Michael Uslan (Produtor-executivo dos filmes de Batman desde os tempos de Tim Burton) falou ao jornal de New Jersey Courier-Post que o novo filme do Morcego, apesar das indefinições, pode sair em 2011.
Uslan soltou a previsão de lançamento, mas não falou nada sobre a história ou possíveis vilões:
"É uma daquelas situações em que, se eu contasse, teria que te matar", dramatiza. Isso não significa, antes que você pergunte, que o diretor Christopher Nolan já decidiu o que fazer com a continuação de
Batman - O Cavaleiro das Trevas.
Com ou sem Oscar, o relançamento do filme está garantido. Batman volta aos cinemas brasileiros em
13 de fevereiro. Uma semana antes, no
dia 6, como havia sido comentado, estréia em São Paulo a cópia de IMAX, que será exibida na tela gigante do Bourbon Shopping Pompéia.
Agora, o Blog tem parceria com o site TexBR. Se quiser deixar um comentário sobre alguma matéria ou filme, sinta-se a vontade no Fórum.