sábado, 24 de janeiro de 2009

Entrevista Com Geoff Johns - O Prestigiado Roteirista da DC Comics!







Em pouquíssimos anos, Geoff Johns, escritor de quadrinhos, tornou-se um dos preferidos dos fãs da DC Comics pelas elogiadas passagens em Sociedade da Justiça, Superman, Flash e Lanterna Verde. Seus projetos mais recentes incluem uma nova origem para o Homem de Aço (Superman: Secret Origin) e um episódio para a popular série de televisão Smallville, na qual ele cuidou do episódio "Legion" que introduziu a Legião dos Super-Heróis no programa. Nele, como nos quadrinhos, o superequipe do Universo DC vem do século 30 atrás da ajuda do lendário Super-Homem - no nosso tempo ainda apenas Clark Kent. Leia agora uma conversa com o escritor, que detalha o trabalho na série, a saga em quadrinhos que ele escreveu para a Legião, como foi trabalhar com Richard Donner em "Último Filho", Lanterna Verde, Marvel Comics e mais...


Como foi trabalhar em Smallville?

Geoff Johns: Foi uma das experiências mais divertidas que já tive como escritor. Todo mundo lá é extremamente talentoso e gentil. É sempre intimidador chegar em um lugar novo, você é o cara novo do pedaço e não quer pisar nos calos de ninguém. Não sabia quem era quem, como eles trabalhavam nem coisa alguma, mas todos foram incríveis. Eles são muito, muito bacanas mesmo. Ficamos todos amigos. Foi ótimo. Fiquei por lá com eles durante uma semana e meia.

Você trabalhou ao lado de caras como Jeph Loeb e Allen Heinberg.

Foi ótimo. Nós somos muito amigos. É sempre bom passar um tempo em um ambiente criativo com gente como esses caras. Escrever é meio solitário. Quando você fica o dia inteiro teclando no computador é um tédio. Com outras pessoas ao lado você pode trocar idéias. Eu gosto desse tipo de colaboração. Escrever, como carreira, vai contra tudo que eu acredito socialmente. Então foi ótimo dividir o escritório com esses caras em Smallville.

Sobre o episódio Legion, que introduz a Legião dos Super-Heróis, quais são as diferenças entre Satúrnia, Cósmico e Relâmpago na telinha e nos quadrinhos?

Não muitas, eu acho, o que é legal. Eles são um pouco mais jovens, claro, mas eles já eram novos nos quadrinhos. A atitude deles é ligeiramente diferente e há algo muito importante que Clark explica a eles que será vital para a Legião e seu código de conduta. Cósmico é o líder. É o cara que leva as coisas a sério e tenta juntar todos. Ele se espelha em Kal-El e o vê como um ídolo, tentando explicar suas falhas a ele. Relâmpago - Callum fez um ótimo trabalho vivendo o legionário que é meio que um "raio preso dentro de uma garrafa". Eu gosto de fazê-lo sempre mais volátil... não sei se você já leu um dos meus...

Eu adoro "Legion of 3-Worlds" [HQ da Legião que será publicada futuramente no Brasil pela Panini].

Sim, isso mesmo! Relâmpago… ele é esse poder pronto pra explodir. Ele gosta de se divertir e é o cara que mais gosta do que faz. Mas é também o que leva seu trabalho com menos seriedade. Acho que a versão dele na série Smallville ficou bem bacana. Acertamos. Ele é bem diferente da Satúrnia, que é a personagem com mais empatia do trio. Ela ouve os pensamentos de todos, conhece seus sonhos e desejos e preocupações. Ela anda pisando em ovos ao redor dos outros. É silenciosa, sempre preocupada e atenta - mas sempre pungente quando diz alguma coisa.

Os fãs gostaram muito de ver os anéis de vôo da Legião no programa.

Essa foi nossa prioridade quando pensamos em trazer a Legião ao programa. De cara eu disse "Eles têm que usar os anéis de vôo. É a coisa mais importante - e eles têm que ter o 'L' gravados". E a produção fez exatamente isso. Adoraram. Se você for fã da Legião vai identificar um monte de referências.

E você ganhou um anel de vôo pra levar pra casa?

Tenho um a caminho. Me deram um. E ganhei uma bola de baseball que foi a primeira que Clark rebateu e partiu ao meio. Gostei tanto que coloquei aquela bola no episódio também.

Você acha que há espaço para um possível seriado derivado exclusivo da Legião?

Não sei. Não faço idéia se alguém pensa em uma série ou filme, mas eu adoraria ver algo assim. E se Smallville tiver mais uma temporada eu quero muito voltar para escrever mais um episódio da Legião. Acho que um programa só deles ficaria muito caro - é no futuro e cheio de poderes. Mas seria incrível.

Vamos falar de quadrinhos... Como foi escrever Superman (em Action Comics) com Richard Donner?

Foi ótimo. Eu sempre quis trabalhar pra ele por causa do filme do Superman. É meu filme preferido. Quando eu comecei a trabalhar com ele perguntava coisas sobre o filme o tempo todo. De vez em quando perguntava de Goonies também, pra equilibrar um pouco as coisas. Ele entende demais o Superman e tudo o que ele representa. Trabalhar com ele no título do super-herói que me fez admirar o trabalho dele foi um sonho. O arco de histórias que escrevemos juntos, "Último Filho", foi muito pessoal pra mim. Tenho muito orgulho desse trabalho. Adoro o resultado.

Imagino como foi para você então ter sido indicado por ele como um possível roteirista para o próximo filme do Superman.

Foi muito gratificante e bondoso da parte dele. Nós trabalhamos muito bem juntos. Quem sabe não repetimos a dose qualquer hora?

Perguntinha nerd: Se você pudesse importar algum personagem Marvel pra usar na DC qual seria?

Eu gosto do Hulk, porque a DC não tem monstros heróis. O Homem-Aranha também seria legal. Já o Capitão América é um personagem DC em essência - ele está na Marvel por acaso. Ele se integraria perfeitamente bem no Universo DC, é uma mistura de Batman e Superman. Mas eu escolheria o Hulk. Ninguém saberia o que fazer com ele na DC. Seria divertido.

E que personagens você gostaria de levar às telas se tivesse oportunidade?

Eu ficaria entre Lanterna Verde e Flash, meus heróis favoritos.

Você pode falar um pouco sobre o arco de histórias "Blackest Night" do Lanterna Verde?

Ela começará na edição Blackest Night 0 que será lançada em maio no Free Comic Book Day [tradicional data em que as editoras dos EUA distribuem aperitivos grátis de seus gibis]. A história mostrará os mortos voltando como Lanternas Sombrios [ou Lanternas Negras, a Panini Comics, que publicará a HQ aqui ainda não decidiu]. A trama mostrará quem eles são e do que são capazes, mas ecoará pelo Universo DC pelos próximos anos de várias maneiras, então ainda vou me ocupar por alguns anos com as consequências.

Quais quadrinhos você está lendo ou recomenda?

Eu li Grandes Astros Superman quando saiu. É minha HQ recente preferida. Eu gosto do Capitão América também. Normalmente leio por autor. Brian Michael Bendis e Ed Brubaker. Matt Fraction. Greg Rucka. Grant Morrison. Batman, Grandes Astros Superman – esses são meus favoritos na DC. No lado da Marvel eu gosto muito do Justiceiro de Gregg Hurwitz. Adoro. Foi uma surpresa. Costumo seguir personagens como Motoqueiro Fantasma, Hulk, pois a DC não tem personagens como eles.


O episódio "Legion" foi ao ar em 15 de janeiro nos Estados Unidos. No Brasil, a oitava temporada de Smallville é exibida pelo Warner Channel todas as terças (21h). O trabalho de Johns nos quadrinhos é publicado mensalmente pela Panini Comics nas revistas mensais da DC.

Fonte: Omelete


Agora, o Blog tem parceria com o site TexBR. Se quiser deixar um comentário sobre alguma matéria ou filme, sinta-se a vontade no Fórum.

Nenhum comentário: