quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Produtor de "Watchmen" Escreve Carta Aberta Contra a 20th Century Fox!


O imbróglio de Watchmen entre a Warner Bros. e a 20th Century Fox - que alega ainda ter direitos sobre a adaptação da graphic novel da DC Comics - continua e tem nos produtores Lloyd Levin e Larry Gordon dois importantes personagens. Foram eles que bateram de estúdio em estúdio atrás de alguém disposto a bancar o filme, o que resulta hoje na confusão jurídica. Agora, Levin escreveu uma carta aberta para falar da situação - e basicamente esculacha a Fox.

O texto integral, em inglês, pode ser lido no Hitflix. Abaixo, alguns trechos:

"Depois de mais de 15 anos trabalhando com este projeto, dez deles em contato direto com a indústria do cinema, eu tenho uma perspectiva pessoal que acho importante dividir com o público. Ninguém tem mais ciência da ironia desta situação do que Larry Gordon e eu. Já falaram pra gente que a HQ é infilmável. Depois do 11 de setembro nos disseram que a história era muito próxima da realidade para o grande público. Houve quem quisesse transformar o projeto em algo diferente, um filme de equipe, focado em um só personagem, com menos mortes e menos sombrio. A lista de insatisfações com Watchmen era infinita. (...) Depois de todos esses anos de rejeição, o mesmo projeto, o mesmo filme, vira alvo de uma disputa de milhões de dólares entre dois estúdios. Olha a ironia."

"Larry e eu desenvolvemos roteiros em cinco estúdios diferentes. As filmagens tiveram uma falsa largada duas vezes. Ao longo dos anos, ao contrário da descrença dos estúdios, muitas pessoas acreditavam apaixonadamente no filme. Roteiristas entregaram revisões no texto de graça. Ilustradores nos cederam artes conceituais. Pra mim, o estopim da disputa aconteceu na primavera [março a maio] de 2005. Watchmen foi oferecido tanto à Fox [que no processo alega ter direitos adquiridos desde 1986, mas optou por não fazer o filme em 1991] quanto à Warner. Era o mesmo pacote, inclusive com a mesma carta de apresentação. Na resposta, um e-mail interno da Fox dizia que os executivos acharam o roteiro o mais ininteligível pedaço de merda que eles haviam lido em anos. E a Warner Brothers nos chamou depois de ler o roteiro, interessada no filme."

"Os executivos da WB não estavam inteiramente confortáveis com o filme. Depois de negociações com alguns diretores, Zack Snyder foi contratado bem antes de 300 ter sido lançado. 300 nem estava pronto. (...) O roteiro de Watchmen tinha quase três horas, o filme não só pegaria censura R [abaixo de 17 anos, nos EUA, só acompanhado de adulto] como seria um R com muita violência, não teria astros e o orçamento ficaria acima de 100 milhões. Pedimos também à Warner para bancar filmagens adicionais de 60 a 90 minutos de material para o DVD. Eles bancaram esse pacote inteiro e eu mal posso começar a enfatizar como essa aposta não tem precedentes por parte de um grande estúdio hollywoodiano. (...) Se Watchmen tivesse permanecido na Fox esse filme nunca teria sido realizado. Pelo bem dos artistas, executivos e realizadores envolvidos (...) a Fox deveria desistir do processo. Meu pai era advogado e gostava de seguir a lei à risca, mas sempre me ensinou que definir o ´certo´ e o 'errado' não era o único propósito da lei."

Porém, em outra notícia sobre o filme, parece que os ânimos estão se acalmando em relação à disputa entre Fox e Warner. Advogados de ambas as partes declararam à Associated Press que iniciaram conversas para chegar a um acordo - algo que o juiz havia solicitado, mas a Warner tinha negado. A próxima audiência sobre o caso acontecerá em 20 de janeiro - mas a Fox segue pedindo o adiamento do filme.

Independente do desabafo de Levin, a ação judicial continua, e caberá à corte de Los Angeles definir não só quem tem os direitos sobre o filme, mas também como e quando ocorrerá seu lançamento.

Até lá Watchmen - O Filme tem estreia mundial programada para 6 de março.


(Matéria publicada no site Omelete)


Agora, o Blog tem parceria com o site TexBR. Se quiser deixar um comentário sobre alguma matéria ou filme, sinta-se a vontade no Fórum.

Nenhum comentário: