sexta-feira, 6 de março de 2009

[Estréia HOJE!] O desafio de Watchmen no cinema!


A cultura pop dos já distantes anos 1980 foi marcada por algumas produções que ainda repercutem nestes primeiros anos do século 21. Na telona, Blade Runner (1982), de Ridley Scott, ainda é um marco estético. Amplamente imitado em filmes, clipes e HQs, é o longa-metragem que combinou traços do cinema noir e uma visão futurística e decadente dos centros urbanos, uma distopia.

Em 1989, o filme Batman, de Tim Burton, combinou influências da ficção-científica de Ridley Scott e de duas obras do vigilante de Gotham City: A Piada Mortal, escrita por Alan Moore e desenhada por Brian Bolland, e O Cavaleiro das Trevas, com texto e arte de Frank Miller.

No mundo dos quadrinhos da década de 1980, Frank Miller ainda fez história com sua versão do Demolidor; e Alan Moore escreveu a minissérie que se tornou o paradigma das HQs de super-heróis adultas: Watchmen.

E por quadrinho adulto de super-herói entenda-se as obras marcadas pela preocupação de retratar os combatentes do crime fantasiados pela lente do realismo. Ou seja, recriar personagens em um universo ficcional mais próximo da realidade humana de um dado momento histórico.

É verdade que desde os anos 1960, Stan Lee já havia imprimido aos heróis da Marvel características que combinavam vícios e virtudes bastante humanos. Alan Moore, porém, inovou por ressaltar aspectos políticos que envolveriam, necessariamente, a existência e atuação de super-heróis. Se um vigilante mascarado faz justiça com as próprias mãos, qual deveria ser o comportamento do Estado?

O debate ético em Watchmen conduz o leitor a respostas que até então uma publicação de uma grande editora, como a DC Comics, não havia se permitido ainda.

No mundo criado por Moore, os heróis servem necessariamente (ou mesmo inconscientemente) a interesses políticos que nem sempre obedecem aos ideais da justiça e solidariedade.

Se nas décadas de 1930 e 1940, o mundo vivia tempos quase ingênuos, nos quais os conflitos eram mais simples e se sabia quem era o mal e quem representava o bem, os anos que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial, formaram uma "área cinzenta" em que lutam heróis que, muitas vezes, não têm certeza da justiça de seus atos.

Para encenar este conflito, Alan Moore criou dois personagens diametralmente opostos: Comediante e Dr. Manhattan.



O Comediante representa a consciência de que os anos dourados dos super-heróis haviam ficado para trás. Com o advento da fusão nuclear, ele, como se fosse um Hitman empregado na luta contra o comunismo e seus simpatizantes, é partidário de uma visão mais cínica e pragmática da luta pela preservação do american way of live.

O confronto aberto entre Estados Unidos e União Soviética levaria à guerra termonuclear e à conseqüente extinção da espécie humana. O que faz com que o Comediante esteja em campos de batalha como os do Vietnã e se envolva com a morte do presidente John Fitzgerald Kennedy.

Já o Dr. Manhattan é o personagem alegórico da série. É o único dotado de superpoderes e, como um deus, tem a capacidade de manipular a matéria e alterar as leis da física. Como soldado fiel aos EUA, ele é a arma perfeita contra as pretensões expansionistas soviéticas.

Por outro lado, como cientista, seus poderes levam-no a descobertas científicas que colocam o seu país na dianteira da corrida armamentista. Graças ao Dr. Manhattan, o mundo ocidental tem acesso a avanços tecnológicos que, pela sua repercussão, ganham contornos simbólicos acerca da transformação dos valores ocorridos nos anos psicodélicos das décadas de 1960 e 1970.

Além do aspecto político, que por si só já marcaria a minissérie, Alan Moore, sempre na busca de uma visão mais realista, explora também a repercussão desses eventos sobre os personagens.

A motivação de cada um deles não se limita à busca de justiça ou vingança. A série desconstrói a estética dos super-heróis ao imaginar para esses personagens personalidades mais complexas e, por isso mesmo, mais humanas.

Grande parte do choque e sucesso de Watchmen decorre das taras, fraquezas, vícios, ilusões e limitações que caracterizam não só os personagens citados, mas outros como Ozymandias e Rorschach.

Por exemplo: o machismo e a misoginia estão presentes nos dramas da Espectral, uma mulher condenada pela aparencia fisica que a torna ,muitas vezes, mero objeto de desejo.

Os desenhos de Dave Gibbons prestam uma irônica homenagem à clássica estética dos quadrinhos norte-americanos de super-heróis, a forma aparentemente ingênua é parte de um discurso ácido sobre a natureza humana: poderes, sejam frutos de determinação ou de dádivas fantásticas, potencializam características do caráter dos personagens.



O grande desafio, o que explica a ansiedade que acompanha as notícias sobre as diversas tentativas de adaptar esta obra para o cinema nos últimos 20 anos, é justamente encontrar um ponto de equilíbrio narrativo para os debates éticos e morais que permeiam a obra de Moore e Gibbons.

E, quanta ironia, justamente por causa da política, os fãs de Watchmen se livraram de ver Arnold Schwarzenegger na telona como Dr. Manhattan.

Watchmen - O Filme ESTRÉIA HOJE nos cinemas!!!


(Artigo escrito por Fernando Viti - UniversoHQ)

Nenhum comentário: