quinta-feira, 19 de março de 2009

Tintim pode não ter trilogia nos cinemas!


O jornal especializado em cinema Variety deu recentemente notícias sobre a produção do primeiro filme de Tintim, baseado nas histórias do quadrinista franco-belga Hergé.

O noticiário, que quase nunca erra quando o assunto é Hollywood, chegou a afirmar que, embora sempre tenha sido dito que Tintim teria uma trilogia, o roteiro do segundo filme não está pronto, e a produção não tem o OK da Paramount e da Sony para acontecer.

Além disso, disse que embora Steven Spielberg será creditado como único diretor da primeira produção, chamada Adventures of Tintin: Secret of the Unicorn (baseado em As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne), ele só ficou no estúdio com os atores 32 dias, enquanto Peter Jackson, o outro diretor da produção (que assumiria o segundo filme), ficará enclausurado em sua produtora por 18 meses cuidando dos efeitos especiais e caracterizações da película.

A matéria da Variety é, acima de tudo, especulativa, mas ressalta uma questão importante: quem realmente é o responsável por Tintim: Spielberg, que passou 32 dias cuidando do filme, ou Jackson, que terá 18 meses pela frente antes do lançamento da produção? Nem os estúdios, muito menos os diretores, se manifestaram sobre o assunto.

O ator Jamie Bell (King Kong), interpreta Tintim, o intrépido jovem repórter, e Daniel Craig (007: Quantum of Solace) é o nefasto vilão Red Rackham em The Adventures of Tintin: Secret of the Unicorn. O restante do elenco ainda inclui Andy Serkis, Simon Pegg, Nick Frost, Gad Elmaleh, Toby Jones e Mackenzie Crook. O roteiro é de Steven Moffat, Edgar Wright e Joe Cornish, com a produção executiva de Nick Rodwell, Stephane Sperry e Ken Kamins.

A trilogia de filmes de Tintim é uma parceria entre Steven Spielberg e Peter Jackson. Spielberg dirige o primeiro filme, previsto para 2011. Jackson dirigirá o segundo, e o responsável pelo terceiro ainda será anunciado.

Tintim foi criado pelo belga Hergé em 1929, se tornando um dos maiores clássicos dos quadrinhos no mundo todo, traduzido para vários idiomas. Tintim, um jovem jornalista, sempre acompanhado pelo seu fiel e esperto cachorro Milu, envolve-se em várias aventuras, geralmente investigando algum crime ou conspiração. No Brasil, os álbuns do personagem atualmente são publicados pela Companhia das Letras.

Nenhum comentário: