segunda-feira, 4 de julho de 2011

[Bilheteria USA]: "Transformers 3 - O Lado Oculto da Lua" - 1 a 3 de julho

Filme dos robôs tem a 3ª maior abertura mundial da história


Transformers

Apesar das críticas negativas e de dividirem a opinião do público, Autobots e Decepticons faturaram altíssimo no fim de semana nos EUA. Transformers 3 - O Lado Oculto da Lua fez 162 milhões de dólares desde sua abertura, na quarta-feira. De sexta a domingo foram 97 milhões. Estima-se que o filme faça mais 19 milhões na segunda, feriado do Dia da Independência por lá, o que daria ao terceiro filme da série 181 milhões em seis dias (valor impressionante, mas inferior ao obtido pelo filme anterior, Transformers: A Vingança dos Derrotados, 200 milhões). O filme também foi pior em público, já que cerca de 60% da arrecadação dos EUA veio através das (mais caras) salas 3-D, o grande trunfo do filme.

Mundialmente, porém, a situação é extremamente confortável para a produção, já que os 374 milhões de dólares arrecadados ao redor do globo só ficaram atrás de Harry Potter e o Enigma do Príncipe (394 milhões) e Homem-Aranha 3 (382 milhões) no ranking das melhores aberturas mundiais de todos os tempos.

Em Transformers 3 - O Lado Oculto da Lua a trama volta a eventos da Guerra Fria, quando Autobots e Decepticons se envolvem na corrida espacial entre os EUA e a Rússia, para mostrar que a história dos Transformers na Terra é diferente do que se imaginava.

Um fator curioso:

Quando você estiver na fila neste fim de semana para ver Transformers 3, lembre que cinema é a arte da ilusão. Um diretor pode reaproveitar trechos de um filme em outro, por exemplo, sem que você perceba.

É recorrente a prática de reaproveitar, em filmes diferentes, imagens de "estoque", como tomadas aéreas de Nova York, de amanhecer e pôr-do-sol... Michael Bay vai um pouco além, porém. Se em Transformers ele reaproveitou um porta-aviões de Pearl Harbor (veja), agora em Transformers 3 há trechos de colisões que haviam sido filmadas em A Ilha. Confira:


Nenhum comentário: