quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Watchmen: {Primeiras Impressões}


O site Omelete assistiu, na íntegra, a Watchmen - O Filme, adaptação para as telas da graphic novel de Alan Moore e Dave Gibbons. Como sempre fazem com os filmes mais esperados da temporada, eles escrevem primeiro as suas impressões rápidas - escritas na saída do cinema e com maior teor de nerdice.
Aguardem a análise completa (feita por mim), que será publicada tãologo a estréia oficial nos cinemas.


(A partir daqui, confira o que o jornalista Érico Borgo achou do filme):

Direto e sem enrolação: com suas 2h36 (uma versão maior será lançada em home video), Watchmen é tudo o que eu esperava. Nem mais, nem menos - o que é ótimo, já que, com base em toda a extensa cobertura do Omelete (as nossas conversas com o cineasta Zack Snyder, notícias, artigos e a visita ao set) eu esperava um filme formidável e fidelíssimo à obra original. Creio que uns 90% da produção foram extraídos - diálogo e visual - diretamente das páginas impressas.

"Mas e os 10% restantes?", você deve estar se perguntando... Esses representam os atalhos criados para eliminar algumas tramas paralelas e dar mais relevância a determinados personagens, tudo perfeitamente integrado à história geral e extremamente satisfatório. Além do final, é, claro, que foi mesmo alterado. Sim, nada de lula gigante! Na lógica dos roteiristas Alex Tse e David Hayter, além do diretor, as explicações para a construção da invasão alienígena tirariam o foco da história, então todo o clímax foi reformulado. O resultado não só faz sentido como, atrevo-me a dizer, é tão bom quanto o do original.

Além do visual e da história fiéis, o filme tem um ritmo idêntico ao dos quadrinhos. E esse é justamente o ponto em que ele pode fracassar como produto. Os fãs, tenho certeza, ficarão satisfeitíssimos em sua esmagadora maioria. Mas quem não conhece a intrincada obra que revolucionou as HQs pode ficar confuso (espero estar enganado). É, afinal, um filme de super-heróis com ação apenas pontual, com um falatório contínuo e uma sofisticação que inexiste no gênero nas telonas. Muita gente que foi apresentada à obra ali, na sessão de imprensa, saiu da sala reclamando.

Será que o lançamento de Watchmen foi prematuro? Será que o mundo ainda precisaria se cansar do "filmão" de super-heróis antes que o cenário, que ainda está tão na moda, seja revisto? Nesse aspecto, o filme de Watchmen não trará nenhuma revolução. Mas para os fãs... É o filme que você esperou (ou não, se você é do time de Alan Moore) a vida toda para ver.

--------------------------------------------------------------

A data oficial do lançamento é: 6 de março!


Agora, o Blog tem parceria com o site TexBR. Se quiser deixar um comentário sobre alguma matéria ou filme, sinta-se a vontade no Fórum.

Nenhum comentário: