terça-feira, 29 de maio de 2012

"Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge": Entrevista com o elenco, fotos e novos comerciais de TV


Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge - PosterO site Omelete esteve presente nas filmagens de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises), o terceiro e último longa-metragem que reúne Christopher Nolan na direção e Christian Bale como Batman. Confira abaixo entrevistas com o elenco e descrições de algumas cenas do filme, direto do site:

Domingo de clássico. Sol a pino. As arquibancadas lotadas esperando mais um massacre do time da cidade sobre o adversário. Começa o jogo e ainda no primeiro lance… BUM!! BUM!!! BUM!!! Explosões em série destroem o gramado. O desespero e a correria do público é generalizada, com pessoas pulando por cima das cadeiras ou deitando no chão para tentar se proteger de novos ataques enquanto homens armados descem as arquibancadas. O jogador que ia comemorar o lance olha para trás e só vê destruição e, lá no túnel, um cara bem grande e mascarado entra no gramado escoltado por mais capangas puxando uma esfera metálica e arrastando uma pessoa.
Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Este cenário de atentado terrorista que vi acontecer na minha frente foi real. E em breve você também poderá vê-lo nos cinemas. Tudo isso aconteceu no dia em que voltei à Gotham City criada por Christopher Nolan. Eu não apenas sobrevivi como ainda ganhei uma camiseta do Gotham Rogues, time de futebol-americano de Gotham City, que desta vez pegou emprestado cenários na Índia, Londres, Nova York, Los Angeles, Glasgow e Pittsburgh, cidade para onde fomos.

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Batman - O Cavaleiro das Trevas RessurgeEra, na verdade, um sábado de muito sol. Enquanto andávamos do estacionamento do estádio para a entrada de imprensa víamos centenas e centenas de pessoas chegando com roupas amarelas e pretas, cores do Steelers e que os produtores inteligentemente adotaram também para o Gotham Rogues. O número de extras era gigantesco e nem o pessoal da produção parecia chegar a um acordo de quantas pessoas estavam presentes ali. Falaram de 10 a 11 mil pessoas que se inscreveram para estar ali naquele dia como voluntários (dizem que eles tiveram que encerrar as inscrições, porque já tinham mais gente do que precisavam). Além deles, havia um grupo "menor" de 500 figurantes, que era levado de um lado para o outro, provavelmente para cenas mais próximas do público.



Longe do Sol

Enquanto esta gente toda queimava no sol forte que castigava as arquibancadas do Heinz Field, nós jornalistas recebíamos visitas dos produtores e atores. A primeira a aparecer por lá foi a esposa de Christopher Nolan, a produtora Emma Thomas.

Batman - O Cavaleiro das Trevas RessurgeAqui cabe um parêntese. Uma das coisas mais frustrantes destas entrevistas é que mesmo assinando uma carta de embargo, que nos proíbe de publicar qualquer informação antes que nos seja permitido pelo próprio estúdio, todas as pessoas são extremamente cuidadosas sobre o que vão falar. Quando publicarmos as entrevistas na íntegra com os atores, você verá o tanto de "eu não posso falar sobre isso" que ouvimos por lá. Ok, é bastante compreensível do ponto de vista do cineasta, que não quer ver os segredos de sua história aparecendo online antes da hora, mas é bastante frustrante para um jornalista e um fã do Batman.
Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Batman - O Cavaleiro das Trevas RessurgeDito isso, vamos a alguns dos fatos que conseguimos descobrir por lá. O primeiro é a cena que nós vimos sendo filmada naquele dia acontecia durante um jogo de futebol americano entre o Gotham Rogues e o Rapid City Monuments. "Estamos muito felizes por estarmos em Pittsburgh e usar alguns atletas do Pittsburgh Steelers", disse Emma Thomas. E a alegria era recíproca, tanto por parte do público, que pôde ver alguns de seus ídolos de perto, quanto dos próprios atletas, que ficaram lá no campo por horas enquanto as filmagens aconteciam. E aqui temos que fazer uma pequena correção sobre o que muita gente andou falando quando o primeiro trailer surgiu. Quando o número 86 do Rogues sai correndo e marca o touch-down, muita gente achou que o nome Ward ali escrito era um easter-egg, uma homenagem e Burt Ward, o Robin da série dos anos 60. Na verdade, aquele cara correndo ali é Hines Ward, wide-receiver dos Steelers e MVP (jogador mais valioso) do Super Bowl XL.


Thomas também falou que aquela cena não era uma introdução do personagem Bane (Tom Hardy), mas sim o momento que ele chama atenção de todos para dizer ao povo de Gotham qual o seu plano. "Nós mantivemos as informações do personagem que funcionam para este universo. Dá para reconhecê-lo, mas tem coisas que mudamos porque não funcionariam", complementou Thomas sobre o vilão do filme. Aliás, "um dos vilões", como ela própria disse mais tarde.

Ainda sobre Bane, a produtora disse que ele "é um vilão bem diferente. Mais físico". O próprio Tom Hardy também falou um pouco do personagem, que ele aparentemente levou bastante a sério. Quando foi perguntado se Bane seria alguém à altura do Batman, que é conhecido tanto pelo seu intelecto quanto pelo seu porte físico, Hardy rapidamente respondeu: "Tudo o que eu consigo ouvir é que você está me chamando de burro. (gargalhadas) Eu meio que estou com vontade de virar esta mesa e te jogar pela janela. Isso responde a sua pergunta?"

No resto do tempo, Hardy foi bastante lacônico e evasivo. Falou, por exemplo, da dura pressão que muitas pessoas veem no papel, principalmente depois da atuação de Heath Ledger como o Coringa. "Não estou apreensivo. Isso me colocaria em uma competição contra um cara que foi claramente brilhante, e não é uma questão de quem é mais talentoso ou trabalha melhor. É só sobre tentar fazer o melhor que nós podemos, em vez de tentar ser melhor do que alguém", disse.

Batman Empire Bane 28mai2012 01

Salto Alto

Enquanto Emma Thomas ainda estava na sala, um cachorro entrou na sala. Era Esme, o animal de estimação de Anne Hathaway, a nova Mulher-Gato. A primeira coisa que a atriz disse foi que "quanto comecei, meu primeiro grande filme foi O Diário da Princesa e durante as entrevistas, as pessoas perguntavam se eu sempre sonhava em ser uma princesa, e a verdade é que não! Eu queria ser a Mulher-Gato. Acho que várias meninas sentem a mesma coisa, certamente muitas mulheres também. E a verdade é que isso é a realização de um sonho para mim. E o fato de que sou a Mulher-Gato na Gotham do Chris Nolan, ao lado de Christian Bale como Batman é inacreditavelmente demais", disse toda entusiasmada.

"Desde pequena, eu amava o senso de humor da Mulher-Gato. Adoro como ela é esguia. Adoro - usando uma metáfora felina - como ela anda em cima do muro e você não sabe muito bem de que lado ela vai descer. Ela é totalmente independente. Vamos dizer a verdade, ela é fodona", complementou.

Sobre a preparação física para o papel, Hathaway disse que "sempre achei que estava em boa forma e que mandava bem na academia. Mas descobri que o que eu achava que era pegar pesado, no mundo de Mulher-Gato é apenas leve para moderado. Tive que me desdobrar. E tenho a melhor dublê do mundo, que me levou e levou a personagem a um outro nível."


Batman Empire Mulher Gato 28mai2012 03

Batman Mulher Gato promo 28mai2012 01

Rindo à toa

Logo após a Srta. Hathaway, quem entrou na sala foi Christian Bale. E ao contrário da visita ao set do segundo filme, quando ele estava extremamente cansado, desta vez ele estava completamente relaxado. Primeiro porque tinha acabado de ganhar o seu Oscar, por O Vencedor. Mas principalmente porque ele estava de folga naquele dia e só passou lá no estádio para conversar com a gente.

E foi mesmo quem mais falou! Começando pelo visual: "Sim, este cabelo mais longo tem um pouco de... significado para a trama. A gente sempre dá uma bagunçada. Em cada filme que nós fizemos do Batman, nós fizemos coisas com o cabelo, adaptando o visual ao longo do filme. Quanto mais longo, mais podemos brincar com ele", disse.

Queríamos saber quanto tempo se passou entre os filmes. "Vamos dizer que foram alguns anos. Não sei se o Chris gostaria que eu dissesse exatamente quanto tempo passou, mas posso garantir que não é no dia seguinte e que temos muitas mudanças nele. Na maioria das pessoas, o tempo ajuda a cicatrizar as feridas, mas acho que com ele é diferente. Ele não quer esquecer. Ele quer manter a raiva que sentiu àquela injustiça e ao mesmo tempo ele quer apresentar esta persona sem alma a Gotham para que ninguém suspeite dele e continuem pensando nele como um riquinho mimado. E temos muitas novas descobertas, verdades vindo à tona e a grande pergunta, que é "qual a coisa certa a ser feita? Manter as mentiras e deixar as pessoas se sentindo bem ou contar a verdade e devastar suas vidas?", respondeu.

Sobre a parceria com Nolan, Bale disse que "é ótimo ter alguém como Chris no comando. Ele é confiante, sabe o que quer e faz as coisas sem precisar de uma rede de segurança. Em alguns momentos eu perguntei a ele "Você tem certeza que não quer que eu faça de um jeito diferente? Posso fazer de um outro jeito. E se você quiser mudar as coisas na edição depois? Posso fazer essa cena de uns três ou quatro jeitos diferentes", e ele me dizia apenas "Não. Eu sei o que eu quero. É exatamente isso o que eu preciso". Ele é muito firme no que necessita".

Bale também falou sobre o trabalho com Tom Hardy. "Ele é um tipo alegre, que traz essa energia para o set todos os dias. Ele tem um baita personagem para criar e ele é o cara. Estou muito impressionado", complementou.

Tanto Bale quanto Hardy falaram também sobre seus figurinos. Bale disse que vai sentir falta de usar o uniforme do Batman. "Apesar do desconforto, o calor e todo o suor e dores de cabeça e tudo mais, quando você se senta e assiste ao filme, o que lhe vem à mente é "Bom, isso é legal pra caralho". Vou sentir falta". Hardy também ressaltou o calor que sentiu com o figurino. "É quente. É muito, muito, muito quente. Quente a ponto de ficar difícil de respirar", disse. Quando foi questionado se este calor todo e a máscara ajudaram a aumentar o respeito que ele tem pelo Darth Vader, o ator riu e disse: "eu cresci com a trilogia original. E Darth Vader é o mais cool, não é?", dando a entender que ele também quer colocar o seu personagem na lista dos vilões mais legais que existem.

Batman Empire 28mai2012 02

Batman Empire 28mai2012 05

Batman Empire 28mai2012 04

Para terminar, Bale falou sobre o que ele achou do fim da trilogia e a forma como Bruce Wayne/Batman termina. "Estou muito feliz", e saiu com um largo sorriso no rosto.

Confira alguns comerciais do filme, divulgados esta manha.


Comercial #1



Comercial #2



Comercial #3



Comercial #4




A terceira parte da trilogia de Christopher Nolan estreia no Brasil em 27 de Julho.

Nenhum comentário: