segunda-feira, 5 de outubro de 2009

[Review] Smallville 9x02# Metallo- By Isma-El



Não me estenderei muito nesse review, até porque a Yasmin já fez um ótimo trabalho! :D

Expectativas, ansiedades. Tudo isso é deixado de lado. Porque, enfim, o episódio foi ao ar e pudemos conferir tudo com nossos próprios olhos.

Não foi melhor que "Savior", mas nem por isso foi ruim. DE MANEIRA NENHUMA!
"Metallo" deu continuidade à excelente forma desta temporada. Desde a produção, direção, interpretações, enredo. Estava tudo ok, em perfeita qualidade.

O episódio já começa na Fazenda Kent. Lois vai até lá para verificar se Clark já voltou da sua "viagem". Ela encontra tudo, aparentemente, abandonado (e empoeirado!), até se deparar com Shelby! E ela fica tão feliz ao vê-lo! (Uhuu, a produção da série, enfim, se lembrou do animal rsrs - mas vem cá, Lois não era alérgica a ele!?) Ela até encontra o pote com ração do cachorro e pensa que Clark está de volta, quando seu telefone toca. John Corben está nas ruas, frente a uma ocorrência policial, onde criminosos estão presos numa grade. Mais um salvamento do Sr. Borrão. Bem, não é assim que Corben pensa. Para ele, essa é mais uma atitude exibicionista de um vigilante irresponsável egocêntrico. E como é lindo ver Lois defendendo o 'Blur' e cortando o barato do Corben rsrs Mas o que será que move esse ódio do repórter pelo suposto 'herói'? Não sabemos, mas ele puxa uma foto de uma garota, que parece ligada a ele. Seja qual for a razão dessa antipatia, está ligada a garota da foto! E essa mesma foto será a responsável por todo o desenvolvimento desse episódio, a razão, o clímax deste evento tão aguardado, estopim de mais uma aventura do nosso Sup....ops, digo, do nosso Borrão! ;D











Um vento leve. O suficiente para arrancar a foto das mãos de Corben. Corben atravessa a rua para recuperá-la, mas um caminhão sela o destino do personagem. Sela esse momento e dá início a outro. Um acontecimento que dará vazão para este episódio. Vemos Corben totalmente ensanguentado no chão, em cortes de tomada, que nos passam uma angustiante aflição ao testemunhar o ocorrido. Flashes. E no instante seguinte John acorda num apartamento abandonado. Totalmente desnorteado, sem saber onde está e o que o trouxe ali. Os aparalhos a sua volta indicam uma cirurgia. ALgo aconteceu ali. Corben sente-se estranho e descobre que ele não é mais o mesmo. Braços robóticos e um... coração de kryptonita! A cena lembra muito "Homem de Ferro", mas aqui a cena é ainda mais angustiante. Como e por que isso aconteceu?
Testemunhamos o nascimento de um novo vilão....(e como isso me lembra Darth Vader! rs)

Aqui estamos....uma das melhores cenas do episódio. Filmagem excelente! Numa nova tomada do Planeta Diário, temos um close do globo do jornal, seguindo o movimento da câmera que desce a visão do prédio, até chegar n'outra parte, onde vemos o guardião de Metrópolis, no alto prédio, de frente para o sol que ilumina a cidade. O Blur utilizando a mega-audição para ouvir os cidadãos, e assim verificar se alguém precisa de ajuda. Uma linda cena. Nota 10.



Lois continua a ter aqueles sonhos estranhos, onde ela se vê com Clark, e agora uma cena adicional: um pedaço de pano rasgado com o símbolo do Borrão, numa estaca, cravada numa poça de sangue. É demais para a moça, que acorda em seu apartamento...ou melhor, é acordada por Shelby. Mais uma vez, a pergunta: Lois não era alérgica ao cachorro? Chloe vai vizitar a prima e encontra o cãozinho de Clark, o que a deixa surpresa. Lois justifica que foi até a fazenda verificar se Clark já tinha voltado e trouxe Shelby. Chloe dá cobertura ao amigo, inventando que é ela quem tem alimentado Shelby durante a ausência de Clark, e insinua que Lois está com saudades. Mas a repórter afirma que isso não tem a ver com saudades, apenas porque ela não aguenta o novo repórter em frente a mesa dela....aham <>cof* cof*<>.
E coitada <>cof*<> da Chloe, quando Lois conta que o Borrão ligou para ela de novo, sendo que as vezes não se trata de trabalho, mas sim apenas para conversar. Isso seria um balde de água fria na loirinha, mas a prima despeja um oceano nela quando conta que o Borrão parece querer se abrir apenas com ela. Uau...essa doeu fundo na alma da srª Chloe Sulliva. (Bem, se Chloe é a "Google" do Clark, é justo dizer que Lois é o MSN/Twitter do herói kkk)

E instantes depois, Clark (ou o Borrão) chega à fazenda e encontra seu cachorro. Nota-se perfeitamente o carinho do herói por seu animal de estimação, o que de certa forma não é contra seu novo código de conduta?! E eis que surge Chloe. A loirinha já chega armada e mete a bronca no herói, fazendo um discurso sobre responsabilidade!

CHLOE: Lois passou por aqui e encontrou Shelby sozinho com o prato cheio de comida. Não se preocupe, te dei cobertura. Mas você deveria saber que está na mira dela.
CLARK: Obrigado, Chloe. Prestarei mais atenção na próxima vez.
CHLOE: Vestido assim? Clark, e se eu fosse a Lois? Ela veria você assim e descobriria que Clark Kent é o Borrão.
CLARK: Eu te disse, não existe um Clark Kent.
CHLOE: Com todo respeito ao seu nome krypttoniano, mas voltar para alimentar o cachorro é muito humano.



Parece que o Borrão também precisa cuidar de si mesmo daqui pra frente! E essa Chloe...apesar de tudo, sempre cobrindo os rastros de Clark, e provando ser uma boa amiga. Não é segredo a ninguém aqui que não gosto da personagem, mas admiro muito essa relação de amizade deles. Uma amizade pura, verdadeira, que beira ao amor fraterno, como vimos em "Abyss" (8x09) e "Beast" (8x20). Aliás, uma das coisas que mais admiro em Smallville é a forma como retratam os relacionamentos, tomando como exemplo também o amor familiar entre Clark e seus pais, nas primeiras temporadas. Eu adorava aquilo!

Mas não pára por ai. Chloe ainda repreende o herói por dar às costas aos demais laços humanos, mas sempre fazendo exceção quando se trata de Lois. Nessa parte, Clark (digo, o Borrão) tem razão ao afirmar: "Chloe, você está levando isso muito pro lado pessoal!" Bem, nessa questão acho que ambas as partes tem seus erros. Se por um lado Chloe tem razão sobre Clark ser cuidadoso, ela exagera e beira a obssessão exigindo atenção para ela. Mas se Clark tem razão em dar bronca nela por isso, peca no fato de estar abrindo mão de uma amiga que se preocupa por ele e sempre esteve ao seu lado. E agora?

Nova tomada do Hospital Geral de Metrópolis. Uhuu. A equipe técnica tá aprendendo! rsrs Como é bom ver um hospital repleto de gente!....ok, desculpa a redundância ou a ironia macabra rsrs mas é fato de Smallville está apostando novamente em cenários mais caprichados, inserindo também mais coadjuvantes em cenas, o que dá um brilho especial à cena. Dr. Hamilton...nos quadrinhos ele é um cientista, mas aqui ele parece desempenhar duas funções: cientista e médico (ok, três funções se contarmos o horário extra na Torre de Vigilância!). Paramédicos chegam trazendo um paciente muito "especial". John Corben, agonizando na pior "experiência" de sua vida (ok, foi mal a ironia de novo...isso me persegue kkk).
Mas quando Hamilton vai examiná-lo, descobre o Homem de Ferro....ops, digo um coração de kryptonita em seu peito. E segundo ele, é impossível removê-lo, já que é isso que o está mantendo vivo. Ok, apliquem o sedativo. Oh não, péssima idéia! Corben revolta-se e atira um dos enfermeiros contra uma vidraça, despedaçando-a totalemente. Uhuu, essa cena do hospital é f###! Corben levanta-se da maca e Hamilton tenta aplicar-lhe o sedativo, mas o cyborgue empurra o médico/cientista para longe, e em seguida foge.






Ok, aqui a situação de Corben se complica. Ele está desnorteado, sem rumo, e com essa força adquirida representa uma ameaça para os outros e até para ele mesmo. É a kryptonita, que está afetando o seu cérebro, e isso eleva a sua antipatia pelo Borrão ao estágio do oódio, quando enxerga um "S" na rua. Corben sabe o que tem de fazer. Ele irá usar esse "dom" para matar o misterioso vigilante. Nasce Metallo!

Enquanto isso, o Borrão busca informações no hospital.

<> Pausa <>

HAhahahahahaha....não tem como não rir dessa cena! Hamilton numa sala hospitalar, quando o herói chega supervelozmente, causando um vento forte, que quase mata o médico do coração (olha a redundância aí de novo rsrs)



HAMILTON: Sei que a Chloe levou anos para se acostumar com as suas entradas.

Uma das melhores cenas do episódio, e por que não; uma das mais engraçadas da série ;D

<> O 'Blur' ficou sabendo do ocorrido pelo rádio da polícia e Hamilton compartilha o exame de raio-x do paciente. É algo que lembra as antigas experiências de Lex no Nível 33.1 (vide a 6ª temporada). Mas dessa vez, é algo pior. E só uam pista: um chaveiro dado a todos os novatos do Planeta Diário. E dessa vez há uma desvantagem para Clark. Sabendo disso, o herói decide usar de sua amizade com o doutor para lhe pedir um favor.
Muito legal isso, embora nunca tenha ficado exatamente claro COMO Hamilton conhece o segredo de Clark, sendo que ele apareceu pela primeira vez, numa ponta em "Bulletproof" (8x12) quando Clark e Oliver investigavam o atentado contra o Marciano, e logo depois em "Beast" (8x20) e "Injustice" (8x21), onde ele ajudou Chloe num, e no outro estava auxiliando Clark, mas não parecia conhecer seu segredo.... É, vai entender :P

Enquanto isso, Lois vai tirar satisfações com Tess. Isso mesmo, afinal, a briga delas em Doomsday (8x22) ficou pendente. Mas Lois não veio para brigar. Pelo contrário, a repórter usa de sua elegância, insinuando revelar o plano diabólico da empresária caso ela TENTE impedi-la de voltar ao Planeta Diário. Isso aí, dá-lhe Lois! E agora que está tudo acertado, a quem o Borrão recorre? ...Ah, claro, a nossa magnífica... "Lois Lane, a sua 1ª opção de informação" ;P
O 'Blur' compartilha a informação do chaveiro. Lois se dispõe a ajudar e a cena seguinte deixou qualquer fã-Clois surtado, quando eles marcam um horário para ela contar o que descobriu.

CLARK: Então eu te ligo na nossa cabine telefônica.
LOIS: Então também pensa nela como "nossa cabine telefônica"?




Em seguida, o que Lois faz? Sai de repórter em repórter especulando para descobrir quem perdeu as suas chaves rsrs E como brilham os olhinhos dela em ajudar o Borrão. Até que John Corben reaparece no Planeta Diário, e ele não parece nada amigável. (Bem, e quando ele foi?) Lois tenta conversar com o colega, mas parece que dessa vez o Sr. Anti-Blur não está para gracinhas. Ele quer muito localizar arquivos sobre o vigilante e perder a paciência quando não consegue acesso. É ai que Lois descobre que ele É o responsável pelo ataque no hospital, quando o mesmo pede suas chaves emprestadas. Lois banca a ingênua, empresta-lhe as chaves e corre até a cabine telefônica. O Borrão faz contato e Lois solta a bomba: "Eu sei quem é. Seu nome é John Corben". E basta isso para o telefone ficar mudo e Lois desaparecer. Clark/Blur corre até a cabine e ao ver manchas verdes, percebe que Metallo a levou.





Hora de pedir ajuda à Miss Google Girl...digo, à amiga de todas as horas, Chloe Sullivan. Lois está em perigo e para salvá-la, melhor deixar as diferenças de lado.
Descobre-se sobre a irmão de Corben, Rebecca. Ela morreu há alguns meses, assassinada em seu próprio apartamento em Metrópolis, enquanto John estava cobrindo uma matéria no Afeganistão.

Clark/Borrão corre até o antigo apartamento de Corben, onde o vilão já deixou Lois incosciente. E que pancada! Metallo incorpora todo o seu ódio pelo herói e põe em xeque uma questão já debatida nos quadrinhos do Superman, e que pode ter ligação com essa atual fase de Clark. Quem lhe dá direito de usar uma fantasia e agir por cima da Lei? Quem lhe deu direito de interferir em outras vidas? Uma questão que fez o Borrão pensar. E Corben cospe o fato da irmão ter sido morta por um bandido que estava dentro de um ônibus, o qual o Borrão evitou um acidente.
Isso deixou uma enorme cicatriz emocional em Corben. Um sentimento de ódio que alimentou uma vingança dentro de si. ALgo tão ou mais venenoso que a kryptonita que bombeia sua nova vida! E é de se aplaudir a excelente atuação de Brian Austin Green, que encarnou um perfeito vilão, o cara certo para fazer Metallo. Alternou do moço sorridente para um fanático violento em questão de minutos. Dramaticidade na medida certa! Chega a hora do acerto de contas. Mas Clark tem uma carta na manga...ou melhor, uma granada de pulso eletromagnética (cedida por Hamilton) que, arremessada por Clark, causa um efeito enérgico, paralisando todo e qualquer tipo de energia elétrica num raio de 45km. E isso basta para desligar os controles de Metallo, que cai desacordado. Clark/Blur caminha até Lois, mas não contava com a recuperação de Metallo, que se ergue e arremessa o herói do outro lado do prédio. E a vingança de Corben toma novas proporções: ele tirará algo importante (Lois) do Borrão, para que ele saiba o que lhe fez passar. Ah, mas isso é mexer com Clark. O Borrão se levanta e utilizando uma chapa, aquece-a com sua visão de calor, em seguida, correndo até o vilão, tapando-lhe o coração verde. Metallo arrnca a chapa, mas seu coração de kryptonita sai junto, tirando-lhe a "vida" que lhe foi dada. Mas será esse o fim de Metallo? Hum...









O Borrão se aproxima de Lois. Momento onde o herói demonstra mais uma vez que ainda há sentimentos nessa carcaça kryptoniana. Corpo de aço, corãção humano. E quando Lois acorda, o Borrão já se afastou. Ela o vê, ao longe, nas sombras, e pede que ele lhe deixe ver seu rosto. É notável a vontade de Clark em mostrar seu rosto, mas algo o impede (talvez, experiências do passado) e ele recua, saindo supervelozmente.

A boa notícia é que Clark Kent está de volta ao Planeta Diário. Ele chega e vê Lois olhando para a placa de identificação dele no jornal.

CLARK: Acho que vou precisar disso.

O suficiente para Lois reconhecer a voz e imediatamente correr até o amigo e abraçá-lo. Uma bela cena. Clark chega até a ficar sem jeito com o abraço, mas é algo que ele valoriza e sente-se contente. Isso até a antiga Lois Lane voltar à ativa:



LOIS: Só porque o cara que ficou no seu lugar era um psicopata. Caso contrário de tão ocupada, nem teria notado a sua ausência.
CLARK: Também senti sua falta, Lois.

E assim, nossa dupla favorita retorna ao seu lugar devido. Lois senta-se sobre a mesa e conta sua história com o Borrão, sob um olhar atencioso de Clark Kent. É essa parceria que tanto nos cativa e admiramos. E é isso que devetemos ter mais daqui pra frente. :D

E enfim, tivemos uma resolução para o caso Clark/Chloe. Clark parece ter reconhecido sua falta e admite a Chloe que errou com ela. Justo, só espero que loirinha também se comporte daqui pra frente!

O episódio também apresentou Stuart Campbell// ou Stu (Ryan McDonell), o novo ajudante de Tess Mercer. É incrível como um mesmo personagem me lembrou tantos outros! Ah, quem aí não se lembrou dos antigos (e atrapalhados) ajudantes de Lex Luthor (vivido por Gene Hackman) nos filmes do Superman?! Ou então, alguém deve ter parado e analisado (assim como eu) que o carinha também lembrava outro personagem dos quadrinhos: Hiro Okamura. Não, não é aquele retardado da série "Heroes". Refiro-me a Hiro Okamura, um adolescente japonês que é um gênio da robótica, que aparece como o terceiro Homem dos Brinquedos (neto do original) em Superman#177 (fevereiro de 2002). Personalidade, características parecidíssimas. (Juro que até fiz uma pesquisa pra ter certeza que não era ele - já pensou, dois Homens-Brinquedos na série!?). Ok, mas a terceira comparação é inegável. Alguém ainda lembra de Sam Witwer (o Davis Bloome/Apocalypse da temporada passada)? Obviamente. Tem-se a impressão de que Ryan McDonell imitou todos os trejeitos de Sam, pois a atuação por vezes é igual!
Não sei se ainda veremos esse sidekick do mal, mas não gostei muito dele, não. Cara chatinho. Apesar de que o guri é esperto e descobriu a localização dos kandorianos num prédio abandonado de Metrópolis. Diga-se de passagem: o mesmo prédio onde Corben despertou após o acidente. E o que vemos são as ferramentas cirúrgicas ainda espalhadas por lá, sangue no chão. E a prova: um colar de guerra kryptoniano, que Tess encontra e o guarda em seu bolso. Vestígios de kryptonita. Teria Zod e seus asseclas alguma participação na criação de Metallo? Teriam sido eles os responsáveis? As provas e as teorias apontam para uma coisa na mente de Tess: "Eles estão próximos de recuperar os seus poderes!" ...Essa Tess sabe demais!
E, por último, Stu lhe entrega fotos tiradas por satélite, onde aparições de kryptonianos são apontadas por todo o globo, sempre deixando uma marca no local de passagem. E uma delas é um símbolo conhecido de todos, um "S". Mas ampliada, essa foto revela um novo mistério: Quem é o corpo nu, deitado no meio do símbolo?



Perguntas, teorias. Smallville deixou uma penca disso logo nos primeiros episódios. E isso é um dos pontos positivos da temporada. Resta a esses pobres mortais, de corações humanos, esperar, ansiar e surtar por respostas.



Mas acima de tudo isso, uma pergunta que não quer calar:

"Afinal, qual o nome do remédio anti-alérgico da Lois?!?"



[NOTA 9,5]

Nenhum comentário: