segunda-feira, 10 de maio de 2010

Roteiristas falam sobre "X-Men: First Class"


O roteiro de X-Men: First Class, que acaba de contratar Matthew Vaughn (Kick-Ass) para a direção, está sendo reescrito pelos roteiristas Ashley Miller e Zack Stentz, de Terminator: The Sarah Connor Chronicles, Fringe e que também trabalharam no texto de Thor. A dupla conversou com o io9 sobre a abordagem que pretendem dar ao roteiro. Confira abaixo os melhores trechos da entrevista:

Vocês já tinham lido o First Class do Jeff Parker antes de fechar esse trabalho?

Ashley Miller: Não. Só foi preciso ouvir a visão do Bryan Singer.

Zack Stentz: Isso já vendeu o projeto para a gente imediatamente. Pareceu combinar muito com o drama e emoção dos primeiros dois filmes.

Os X-Men tiveram tantos inícios e reinícios na série. Foi muito difícil encontrar uma história para contar?

AM: Passo número um: você não pode pensar dessa maneira. É preciso desapego de tudo isso.

ZS: É, porque desse jeito você fica preenchendo itens de uma lista, ao invés de simplesmente tentar encontrar uma boa história.

AM: Então você faz as mesmas perguntas que faria em qualquer outro roteiro: quem são esses personagens? O que eles querem? E o que os impede de conseguir?

Vocês sentiram pressão ou necessidade de reapresentar os X-Men para a plateia?

ZS: De certa maneira, você deveria reapresentar seus personagens a cada filme.

AM: O negócio é que nós já passamos por isso antes. Fizemos isso durante duas temporadas de Terminator. Fizemos isso em Thor. Você aprende como abordar o material como um universo em que você vive, não apenas um universo que você conhece.

ZS: É só olhar para Star Trek (2009). Esse é um filme que fez um ótimo trabalho em reconhecer seus personagens como parte de uma cultura e, ao mesmo tempo, mostrá-los frescos e novos para a plateia.

AM: Eu também acrescentaria que se você está contando uma história na qual seus personagens não conseguem mais surpreender a plateia, você está contando a história errada. Esses personagens nos surpreenderam a cada esquina, às vezes de jeitos emocionantes e maravilhosos. E são esses momentos que fazem ótimos filmes.

O processo de desenvolvimento está acelerado? Porque, vendo de fora, parece que está rolando muito rápido.

AM: É um processo bem acelerado. Acho que isso não é um segredo.

ZS: Eles eliminaram toda a enrolação habitual, de esperar de duas a quatro semanas quando você entrega um roteiro. É incrível quanta "gordura" existe no processo de desenvolvimento de um longa-metragem. E quão rápido ele pode ficar, quando você corta tudo isso.

O filme mostrará o começo da saga dos X-Men, antes de Charles Xavier e Erik Lensherr usarem os codinomes Professor X e Magneto, quando eram apenas dois jovens descobrindo seus poderes mutantes. Antes de serem inimigos, os dois era amigos próximos, trabalhando juntos, ao lado de outros mutantes (alguns conhecidos, outros não), tentando impedir a maior ameaça que o mundo já viu.

Bryan Singer e Lauren Shuler Donner produzirão. X-Men: First Class chega aos cinemas em 3 de junho de 2011.

Nenhum comentário: