segunda-feira, 9 de agosto de 2010

HQ do Tio Patinhas teria inspirado filme "A Origem"?

A Origem

O filme A Origem (Inception), novo longa-metragem de ficção científica do diretor Christopher Nolan (Batman - O Cavaleiro das Trevas), com o ator Leonardo diCaprio no papel principal, estreia nesta sexta-feira cercado por um burburinho que circula na internet envolvendo uma coincidência entre a trama do filme e uma HQ estrelada pelo Tio Patinhas.

Na aventura The dream of a lifetime (no Brasil, Uma vida de sonho, reeditada em novembro de 2009 no gibi Disney Big # 3), escrita e desenhada por Keno Don Rosa e publicada originalmente na Noruega em 2002, os Irmãos Metralha, a fim de descobrir a combinação do cofre da Caixa-Forte do velho "quaquilionário", invadem o sonho do pato muquirana com a ajuda de uma máquina criada pelo Prof. Pardal.

O plot, que revisita A Saga do Tio Patinhas, se assemelha ao de A Origem, no qual uma equipe de golpistas invade os sonhos alheios para roubar segredos e, assim como na HQ, se conecta à realidade por meio de objetos diversos - clique aqui para ler a versão em inglês completa de Uma vida de sonho e, depois de assistir ao filme, tires suas próprias conclusões.

Apesar de Nolan ter afirmado que há cerca dez anos desenvolveu a ideia para a realização do filme, a discussão sobre coincidência ou plágio já foi formada, ao ponto de o site norte-americano Videogum anotar que "a coincidente similaridade entre as duas tramas pode colocar em risco a indicação de A Origem ao Oscar de melhor roteiro".

Tio Patinhas

Nenhum comentário: