segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Diane Nelson reestrutura a DC Comics


Mudanças na chefia da editora já eram esperadas desde o afastamento de Paul Levitz do cargo de publisher, em outubro de 2009. O que não se esperava é que esse cargo fosse ocupado por cinco pessoas.














Dan Didio (antigo vice-presidente sênior e editor-executivo da DC Comics) e Jim Lee (criador da Wildstorm) serão coeditores. Didio em Nova York (costa leste dos Estados Unidos); Lee, na costa oeste do país, mais próximo da DC Entertainment e da Warner Bros.

O escritor Geoff Johns assume o cargo de executivo-chefe de criação. John Rood (marketing e vendas) e Patrick Caldon serão sócios-executivos.

Didio e Lee assinaram um texto divulgado no blog The Source, da DC Comics, sobre as mudanças e seus aspectos positivos na editora. Juntos, os dois publishers pretendem dar novo impulso para o Universo DC, Wildstorm, Vertigo e a revista Mad.


Didio estará ligado ao processo de impressão tradicional e Lee comandará o trabalho da editora na área digital. Geoff Johns estará intimamente ligado ao processo criativo, garantindo uma integração maior na linha da DC Comics e também no uso desses personagens em plataformas diversas, como cinema e TV.

Rich Johnston, do site Bleeding Cool, fez um levantamento de diversos problemas enfrentados pela DC nos últimos anos, incluindo as brigas com Alan Moore; a incapacidade de fechar um contrato com Neil Gaiman para escrever Sandman Zero; a saída de autores importantes, como Garth Ennis e Warren Ellis, devido a contratos que pouco favoreciam esses artistas; a demissão de Scott Dunbier, criador do formato Absolute de encadernados de luxo; os problemas com a série All-Star Batman & Robin, do próprio Jim Lee, que chegou a ser ridicularizada internamente por funcionários; o cancelamento e perda do título The Boys, hoje um grande sucesso independente; dentre outros.

Some-se a isso uma estrutura corporativa inchada e burocrática e um processo de produção muito lento.


Diane Nelson começou a "balançar a árvore", prometendo mudanças significativas. Resta saber se tudo isso será suficiente para recuperar parte da fatia do mercado direto que a Marvel Comics abocanhou na última década e restabelecer boas relações de trabalho entre a editora e desenhistas e escritores importantes.

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