terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

[Review] "Smallville": 9x13 "Warrior"

UM EPISÓDIO CHEIO DE REFERÊNCIAS "CULTS"

Depois do mega-evento "Absolute Justice", episódio-duplo (9x11 e 9x12), transmitido como um filme para TV, muitos (até eu!) pensaram que daqui por diante seria até triste assistir aos demais episódios, que apesar de legais, não teriam a mesma qualidade de "AJ". Duvido que alguém que esteja lendo isso não pensou da mesma forma. E alguns até não gostaram do episódio desta sexta-feira, o 9x13# "Warrior", por considerá-lo filler.



Bem, a verdade é que, sendo filler ou não, eu gostei muito do episódio. De verdade, me surpreendi. Digo, não esperava que fosse um episódio ruim (a qualidade dessa temporada está muito boa), mas também não esperava que fosse um episódio tão bom assim. Ok, pode ser que eu ainda esteja sob efeito de "AJ" (melhor procurar um psiquiatra), mas por incrível que pareça, os efeitos especiais de "Warrior" foram tão bons quanto. Produção caprichada, fotografia impecável e a ótima direção de Allison Mack (o 2º episódio dirigido pela loirinha). Ok, todos sabem que não curto muito a Chloe (por toda a sua bipolaridade e inutilidade), mas admiro a Allison como atriz, diretora e como pessoa (sim, já trocamos umas frases no Twitter e ela é bem simpática!). E devo confessar: Chloe me agradou nesse episódio. Ela estava leve, alegre, sem aquela tensão toda de WatchTower ou caras e bocas arrogantes.
Com um divertido roteiro de Brian Q. Miller (curioso dois roteiristas de quadrinhos escreverem dois episódios colados um no outro, não?), tivemos muitas referências, não só quadrinísticas, mas "cults". Qual nerd aqui não se emocionou ao ver as homenagens feitas a "Star Wars" (réplica de C3-PO), Lois vestida de stormtrooper (ou soldado clone).





Bem, tudo isso porque os produtores decidiram prestar uma homenagem ao universo nerd: convenções, Star Wars, Tropas Estelares, Jornada nas Estrelas, referências quadrinísticas. E todos nós sabemos que "Smallville" sabe muito bem SE homenagear.
Qual divertido não foi ver aquele cara vestido com o "velho uniforme" de Clark, calça jeans, camiseta azul e jaqueta vermelha...rondando em plena Comic-Con? rsrs
Logo de início, à parte de todas as referências, vemos um garotinho circular pelo evento e se maravilhar com um gibi raro exposto numa vitrine. Um gibi do maior super-herói de Smallville....Não, não é o Clark. É outro mais antigo: o Warrior Angel. Sim, o herói fictício de infância do Lex que inclusive já teve outra homenagem na série em 7x05"Action". Esse gibi muito raro conta a origem secreta do herói. Detalhe: Ninguém na face da Terra já leu essa HQ, o que o torna ainda mais precioso. Porém, após uma distração, o pequeno Alec rouba o gibi e foge em disparada, causando reboliço no evento. Gostei da cena inicial, me lembrou o formato de episódios das primeiras temporadas.
Enquanto isso, temos uma invasão imperial no lugar. Oh não...é apenas Lois Lane fantasiada de stormtrooper (apesar de legal a homenagem, a roupa não caiu bem nela! rs)
Ela e Chloe conversam como duas primas que são...ou melhor, deveriam ser, afinal elas não tem passado muito tempo juntas desde...desde...8x10"Bride". Nessa conversa, Lois se mostra meio insegura com seu relacionamento com Clark. Chloe, que está bem mais carismática aqui dá seu apoio a prima, até receber uma mensagem do Arqueiro Verde em seu celular sobre "capturar um bandido de bumerangues" (seria uma referência ao Capitão Bumerangue?)





Enquanto isso, Alec corre para um local isolado do evento, onde finalmente abre o gibi e assim, como todo fã quando tem em mãos a tão desejada edição de seu super-herói preferido, ele descobre que o Anjo Guerreiro é...um menino? Sim, um menino, que ao proferir uma frase mágica (lembrou Capitão Marvel aí?), se torna o herói do quadrinho. Acontece que Alec também lê a frase em voz alta e, de repente, o gibi brilha e um show de luzes encobrem o pequeno garoto. A onde de energia causa efeito no local, que destrói algumas lâmpadas do evento, inclusive anula a suspensão de uma nave espacial falsa, que está para cair em cima de Chloe, quando um misterioso herói de uniforme, máscara e capa (muito semelhante ao Anjo Guerreiro - só quem com cabelo!) salva o dia (alguém aí lembrou o Homem de Aço segurando o globo em "Superman Returns"?). E um lindo sorriso brota entre ele a Srtª Sullivan (ou é Srª Olsen?!)




Passado os créditos iniciais, vemos o pequeno Alec...agora o grandão Stephen admirando seus músculos diante do espelho, em contraste com a forma física do Anjo Guerreiro. E, não tardou muito para a loirinha mais amada (por alguns) de "Smallville" seguir o rastro do herói. A ingenuidade de Stephen (afinal ele é uma criança crescida) e o sorriso sem jeito da Chloe...sério, guys, Chloe está bem simpática nesse episódio. Como foi bom ver aquela velha Chloe de antigamente, sorridente, descontraída...ok, chega! E não tarda nada a se criar um clima ali entre eles, apesar da ingenuidade moleque do Stephen. Chloe querendo saber tudo sobre ele, dizendo que pode ajudá-lo e a cara de Stephen por saber que ela "trabalha com heróis" rsr




Momento comédia em Smallville. Incrível as cenas cômicas que o casal Clois consegue protagonizar. E Tom Welling é o cara. O "Oscar de Melhor Cena Cômica de TV" do ano vai para....o Borrão acaba de deter alguns bandidos, prendendo-os numa grade, enquanto fala com Lois pelo celular. Um dos bandidos estava escondido e tenta fugir. O Borrão percebe e, como está ao telefone, apanha uma latinha dum cesto de lixo e arremessa alto na direção do bandido. A latinha acerta a cabeça dele, que cai atrapalhado numas caixas de lixo, enquanto o Borrão se vira e continua falando ao celular como se não fosse nada kkkk Sério, ri muito nessa cena!







Lois pedindo a Clark que vá ao apartamento dela e pegue uma outra fantasia para ela. Num piscar de olhos, Clark chega lá e temos outro divertido exemplo de continuidade por parte dos produtores. Clark abre o guarda-roupa e revemos o colante vermelho que Lois usou em "Combat" (da 6ª temporada), a apertada 'salve-a-pátria' ("Exposed", da 5ª temporada), o disfarce de faxineira em "Odyssey" (7ª temporada). Só faltou mesmo a fantasia da "Stiletto" (8ª temporada). Gosto disso. Mesmo sendo em pequenos detalhes, os produtores tem aprendido, desde a 7ª temporada (e aprimorado na 8ª), a dar continuidade em fatos e eventos mostrados na série.
Clark chega na Comic-Con e temos uma conversa Clois bem interessante, pelo fato de Lois acreditar na "magia" da fantasia, e Clark se sentir desconfortável com fantasias (uma referência aqui ao próprio Tom Welling, que reluta em usar o colante azul-vermelho do Superman na série). Para Clark, um herói não precisa de capa para ajudar as pessoas. E é ai que surge Zatanna. A chegada dela causa dois fatores muito interessantes no episódio: o ciúme de Lois (característica da personagem também nos quadrinhos) e a ótima interação entre Clark e Zatanna (que originalmente seria Batman e Zatanna, então....TOMA, Batman!)
Com a questão do roubo do gibi, Zatanna conta a Clark que seu falecido pai, aos 20 anos, provocou uma onda de travessuras e coube a ela desfazer tudo, porém ainda resta um item: o gibi. Isso mesmo, um gibi enfeitiçado que dá poderes, características e personalidade a pessoa que o ler igual ao herói do quadrinho. (Bem, já tivemos chiclete de kryptonita, dinheiro de kryptonita...por que não um gibi enfeitiçado?)
Destaco aqui a química entre Clark e Zatanna (Clatanna?). Muito boa mesmo. Ambos interagem bem juntos e logo se unem para investigar o roubo.

Mas antes, Clark tem de intervir com Lois, que interdita o banheiro masculino para então surgir lindamente trajada de guerreira amazona (só tapado não entendeu a rteferência a Mulher-Maravilha!). E a cara dos malandros na fila, atrás do Clark? kkkk




Bem, retomando a parceria "Clatanna", não demora muito para eles encontrarem o gibi abandonado num depósito da Comic-Con. Feito isso, vem a parte que deixou as cloisers atiçadas e furiosas...Zatanna tenta colocar "perspectiva" em Clark e usando de um feitiço, o seduz. E sejamos sinceros: que pegada desses dois, hein! Mas logo prova-se que o amor pode (e é) maior do que um feitiço, quando no auge das faíscas, Clark desperta ao pensar em Lois e afirma que não pode prosseguir com isso.




Emquanto isso, um outro "casal" dá as caras em cena. Stephen e Chloe saem a noite para tomar um café e falar mais sobre o Anjo Guerreiro. Bem legal o Stephen, mesmo adulto na aparência, se portando como uma criança que é. Belo trabalho do ator. E, ao ouvir um chamado de socorro (por mega-audição!), o Warrior Angel entra em ação novamente. Muito legal. O Stephen/Warrior Angel tentando falar poeticamente como um adulto kkkk
Depois vemos Chloe levar Stephen para o apartamento da Lois (safada! pedófila! rs) E o que era aquilo, Stephen e Chloe "rebolando" no jogo de XBOX rss quase tão hilária quanto a cena da dança-tango entre Chloe Jimmy em 7x17#"Sleeper". Porém, a melhor parte disso tudo foi Stephen descobrir que voa e a cara de surpreso dele...impagável! E eis que temos uma das melhores cenas do episódio, com ótimos efeitos especiais: Stephen e Chloe alçam vôo pelos céus de Metrópolis (numa clara referência a "Superman: O Filme", de 1978). --> Ah, para os Chloe-Fans que pensam que Chloe voou antes do Clark, que eu saiba ele flutuou em "Metamorphosis" (1x02), voou em "Respostas" (da 2ª temporada) e em "Crusade" (4x01).








Outro destaque nesse episódio (há muitos destaques nesse episódio!) é os ciúmes Clois. Clark chega no Planeta Diário e se depara com uma Lois furiosa ao telefone. Clark tenta explicar a ela o que aconteceu entre ele e Zatanna, mas Lois tira suas próprias conclusões, e pior, Clark é vítima da sua própria moralidade:

LOIS: Devido a sua ética, sei que se o Clark Kent tivesse algo para contar, eu não seria a última a saber, não é?



N'outra cena, Zatanna procura Clark na Torre de Vigilância e conta que descobriu mais uma parte do feitiço. Chloe chega, e Zatanna revela a eles: no final da edição rara do Warrior Angel, o herói se transforma no vilão Delivicus. Chloe percebe que Stephen é, na verdade, Alec enfeitiçado, mas não dedura-o para a dupla dinâmica, indo antes falar com o "herói". (Hum....novamente essa mania da Chloe encobrir um vilão...pedófila!)




Chloe e Stephen se encontram e o pior acontece. Ao tentar convencer Stephen de que ele deve voltar a ser quem era, Chloe provoca a maldade no subconsciente dele, tarnsformando-o no vilão Delivicus (devo dizer: me lembrou o Brainiac aí!).

Zatanna faz uma ritual na sala da Torre, enquanto Clark descobre como Stephen é, e, ao ouvir o chamado de socorro da Chloe, usa sua supervelocidade para ir atrás dela...não sem antes termos uma das mais belas referências quadrinísticas da série: um close da câmera quando Clark abre a camisa, e mostra o símbolo "S" (I.C.Ô.N.I.C.O !)

A cena de Delivicus e Chloe no alto da torre foi bem feita. Ótima fotografia. Cortesia da ótima direção de Allison Mack, que soube captar e filmar belas cenas (sorte que deram recursos pra ela, né). Do outro lado da cidade, Zatanna inicia o contra-feitiço, que surte efeito em Delivicus que sofre outra transformação. O efeito joga Chloe de cima do prédio e, mais uma vez o dia foi salvo, graças ao Borrão, que correndo em supervelocidade pelas ruas de Metrópolis dá um enorme salto e salva a amiga. De volta ao terraço, os dois se deparam com o pequeno Alec. Uma Chloe emocionada, que abraça Alec em lágrimas, nos deixa a questão se ela estaria realmente apaixonada por Stephen.







A cena seguinte, assim como a inicial, me lembrou o formato de episódios das primeiras temporadas. No celeiro, sob a luz do sol, Clark encontra Alec (que agora sabe que Clark é o Borrão). O garoto expressa a angústia de ter sido um vilão contra a sua vontade e tenta entender a motivação de Clark em ser um herói. Mais uma vez vemos o Clark Kent atual que deixou pra trás o peso de incertezas e fugas e hoje salva o dia, não por obrigação, mas porque escolheu abraçar um destino maior até do que ele mesmo. A cena entre eles é bem filmada, e até lembra um pouco as cenas entre Clark e Ryan nas duas primeiras temporadas. A cena se encerra com outro momento icônico, quando o garoto conta que quando o Borrão ainda era vermelho e azul, fez um desenho dele. O papel mostra o colante do Superman, com um óculos.






No Planeta Diário, Alec reencontra os tios, enquanto Zatanna e Clark tem sua última cena no episódio, onde fica implícito que a parceria deles não acabou ali. (É mais um indício da LJA em "Smallville"). Minutos depois, cena Clois e vemos Clark enfim confessando a Lois o que aconteceu entre ele e Zatanna. Interessante ver que tanto Clark quanto Zatanna tem suas inseguranças, mas ambos querem realmente que o namoro deles dê certo. Mas antes, Lois tem sua vingança e beija o primeiro que aparece na sua frente (êta estagiário sortudo!). Claro, as desculpas vem em forma de um baile de fantasia. Aos poucos, Clark parece ceder à fantasias, afinal ele declara a Lois que seu desejo é fazê-la feliz.





Agora, um fato que agradou em cheio aos fãs de "Chlollie" (a toeria Chloe + Oliver). De volta ao seu refúgio, a Torre, Chloe se depara com Oliver, que não está para nenhuma missão, mas sim para praticar um pouco de arco e flechas. Ok, aqui no finalzinho não gostei tanto de Chloe quanto nas demais cenas, pois voltou a fazer cara de bunda. A conversa Chlollie não foi lá essas coisas, mas Oliver disse umas coisas que podem ser entendidas como indiretas, e a cena de Olie ensinando Chloe a praticar arco não só foi uma proximidade sexual que alegrou alguns fãs, mas pode ser entendido também como uma referência ao episódio 9x09"Pandora" (onde, no futuro, Chloe e Oliver lideravam um time de arqueiros)






Bom, se vai surgir um romance dessa parceria, eu não sei. Só sei que o episódio me agradou e muito.

Além de tudo isso, o episódio abordou um tema já batido pela série, mas que se encaixou bem nesse episódio. O velho dilema do "mocinho que vira bandido". Tema sempre taratdo na questão da dualidade de Lex, e posteriormente com Davis/Apocalypse. E aqui souberam trabalhar o tema, brindando-nos com uma nostalgia dos primórdios de "Smallville".
Mais do que nunca, acredito e defendo a qualidade dessa temporada.

PS: Vi gente reclamando que "Warrior" tinha esquecido a continuidade de "Absolute Justice", sem nem tocar nos heróis da Sociedade ou na união da Liga, criticando duramente o B.Q. Miller. Bem, provo a esses que estão errados! Não só tivemos Zatanna mencionando a palavra "super-amigos" (que também foi dita em "AJ", referência ao desenho da LJA), como vimos Clark e Zatanna trabalhando em conjunto (afinal, ambos os personagens são da LJA, não é?), e o que dizer do Oliver na WatchTower com Chloe? Flertes e faíscas à parte, ele estava lá, não por alguma missõa, mas estava fazendo da Torre sua 2ª casa, ele e Chloe tiveram uma conversa como amigos - não como colegas de trabalho - ou seja, eles estavam "seguindos os ensinamentos" da Sociedade da Justiça, sendo também uma família.

NOTA: 9,5/ 10

Nenhum comentário: