terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

[ESPECIAL] Smallville: Absolute Justice


"A justiça sem força e a força sem justiça são duas grandes desgraças."
(Joseph Joubert)

"Não há nada mais relevante para a vida social que a formação do sentimento da justiça." (Rui Barbosa)

"A justiça é a verdade em ação." (Joseph Joubert)


O INÍCIO: A MORTE DE SYLVESTER PEMBERTON

Chloe anda pelas ruas escuras de Metrópolis, enquanto deixa uma mensagem de celular para Clark (é que nosso futuro Superman anda ocupado demais!). Bem, digamos que as ruas ficam ainda um pouco mais escuras, quando os postes e demais luzes começam a se apagar.
Espera aí: "se apagar" ou "alguém" os apagou? Chloe olha para cima e cêm um homem de sobretudo, pendurado numa sacada, segurando um bastão luminoso. Assustada, a loirinha corre, mas é surpreendida pelo estranho num beco. Ele se apresenta como Sylvester Pemberton e afirma saber tudo sobre a Torre de Vigilância. Ele aparenta ter algum recado importante, mas de repente um frio se instala entre eles, e pressentindo o perigo, o herói misterioso arremessa Chloe pra dentro de um latão de lixo e pede que ela fique ali. Sem entender nada, Chloe vê um show (furioso) de luzes, além de uma agulha de gelo gigante que atravessa a lata. Instantes depois, tudo pára e a loirinha sai de seu esconderijo. Ela então descobre o corpo quase sem vida de Sylvester, perfurado em diversos pontos. Antes de morrer, ele fala algo do tipo "Estão atrás de nós. Eles irão atrás de vocês também!".





Mais tarde, vemos Clark chegar ao hospital e encontrar a amiga bem. Do outro lado do corredor, o corpo de Sylsvester é levado e a polícia investiga o uniforme estrelado e o celular do falecido. Chloe está disposta a investigar o caso e, utilizando de suas habilidades nerds, ela copia todo o sistema e memória do celular do falecido Sylvester para o seu.
Enquanto isso, Clark avista uma menina chorando, sendo barrad por médicos. Clark pergunta se ela está bem, e a garota se identifica como amiga do morto. Clark a convida para sentar e conversar, mas ao ver o crachá de repórter em Clark, ela acha que ele só quer se aproveitar pra conseguir uma matéria e age grosseiramente com ele.
Chloe volta pra perto do amigo. Durante a conversa com Clark, descobrimos que ele está ajudando os kandorianos a se adaptarem na Terra, ao mesmo tempo em que corre atrás da Lois. Uma frase dita que eu não poderia deixar de citar: "Esse é um trabalho para Clark Kent".
Apesar de sobrecarregado, Clark vai ajudar Chloe na investigação. E a dupla tem sua primeira pista: a última chamada no celular de Sylvester foi uma conversa de 30min com um Wesley Dodds.

WESLEY DODDS (SANDMAN) - O PARALELO COM "WATCHMEN"



Aqui vemos uma cena bem próxima a de uma HQ/filme que é referência para qualquer fã nerd como eu de quadrinhos. Vemos uma casa mal arrumada. Um homem dormindo no sofá. De repente ele tem visões da luta de Sylvester até o ponto em que ele morre. Acordado, Wesley Doods sabe que algo está por vir. Ele veste seu antigo uniforme e olha-se no espelho. É o Sandman. Porém, neste momento alguém surge detrás dele e declarando o fim de Sandman, congela o suposto herói até a morte. Para aqueles que não entenderam a comparção no começo, explico: Comediante. O que? Não entendeu? Está bem. "Watchmen". A-há. Se você nunca leu essa obra-prima (você vive em que mundo?) ou não viu o filme, pelo menos já deve ter ouvido falar. O personagem Comediante (vivido por Jefffrey Dean Morgan - e pra mim o melhor personagem da trama) é morto logo no início da história, enquanto estava descansando, sentindo que algo aconteceria e ai entra um estranho, eles lutam, e Comediante morre. Daí a comparação, apesar de no aspecto físico, o Sandman está mais para o Rorsharch (o 2º melhor personagem da história).
(Bem, aqui quero deixar meu desapontamento pela pequena participação de Sandman. Esperava vê-lo um pouco mais, como entrando em ação logo após vestir o uniforme e aí sim morrer. Uma pena, foi mal aproveitado).

Para desvendar o mistério, Chloe pede aixílio ao playboy Oliver Queen, que fica sem jeito ao descobrir que Chloe andava rastreando seu e-mails "românticos" com Dinah (a Canário Negro). Pesquisando em seu supercomputador, Chloe descobre que o nome da garota-com-medo-de-repórteres se chama Courtney Withmore e acredita que ela sabe de alguma coisa. Além disso, Chloe quer que Oliver roube o bastão mágico, da polícia, e traga-o para ela.

Clark chega na casa de Wesley Dodds e encontra tudo revirado, Dodds morto e as iniciais "S.J.A" pintadas no local.
O corpo é examinado pelo nosso velho conhecido Dr. Emil Hamilton. Chloe chega para verificar o morto e o médico/cientista relata que ambas as vítimas foram mortas, não por uma "arma de gelo", mas por "alguém de gelo", já que a substância tinha DNA humano encontrado na primeira vítima.

A SOCIEDADE DA JUSTIÇA

O mistério esquenta. Até o momento, Clark e Chloe só tem antigo boletins de ocorrência no qual o grupo era acusado de diversos delitos, apesar de não haver uma ligação entre os crimes. De posse de um rolo de filme antigo, a dupla assiste imagens antigas que mostram os integrantes do grupo sendo presos. Enquanto assistem o filme, também examinam os artigos, comparando fotos e imagens para descobrir quem são. Entre eles, Sylvester e Dodds, além de Al Pratt, Ted Grant, Jay Garrick e Alan Scott.




CHLOE: Parece que na Era de Ouro dos ladrões e criminosos havia honra.

O grupo se manteve unido, mesmo atrás das grades, dando cobertura um ao outro. Enquanto isso, testemunhas desapareceram, júris foram acusados de fraudar provas e por fim os membros desse "grupo" foram soltos.

CLARK: Isso vai além de honra (...)
CHLOE: Até parece que você os admira
CLARK: Admiro a lealdade deles.


Chloe continuou rastreando outras pistas e descobriu que Sylvester ligou muitas vezes para um certo Carter Hall nos últimos dias. Clark fica encarregado de localizar Carter e falar com ele.
Chegando a um antigo museu, o garoto de aço se depara com Carter, que não o recebe cordialmente. Carter é um tipo duro, amargurado, fechado, que parece não querer papo nem se envolver com a morte de seus amigos. Junto a eles, está um homem segurando uma bolsa. Ele aparenta sofrer alguns danos mentais, já que está falando sozinho. Carter o apresenta como Kent Nelson. Clark usa sua visão de raio-X e enxerga um elmo (capacete) dentyro da bolsa que cria vida própria e olha para ele. Carter avisa que não há nada para ele ali e Clark aceita ir embora, intrigado com o que viu.





Oliver foi até a delegacia para tentar pegar o bastão mágico, porém o objeto já não estava mais no destrito policial. Enquanto falava com Chloe pelo telefone, Oliver avistou uma garota (a Courtney) andando apressada pela rua com o bastão nas mãos. Ele a segue e insinua que ela roubou o objeto, mas ela afirma que o bastão lhe pertence agora e aponta-o para ele, mandando-o se afastar. Nisso, Nelson aparece do nada dizendo "Nós nos ajudamos" e se teletransporta com Courtney, deixando o playboy a ver navios.

Minutos mais tarde, Chloe chega e se junta a Oliver que saem a procura do automóvel utilizado por Sylvester, a procura de pistas. Após o identificar o carro no estacionamento (referência ao "Foguete Estelar" ali kkk), Oliver descobre um diário contendo informações sobre Clark, Chloe, ele, Bart, AC, Victor e Dinah.

Chegando no museu abandonado, Carter toma o bastão da mão de Courtney, afirmando que ela não está pronta. Ela está preocupada, afinal dois "deles" estão mortos. Carter, no entanto, não pensa em agir. Está disposto a continuar na moita sem se envolver no caso. Porém, Courtney pergunta "O que Shyera faria?" - deixando o bruto Carter mexido.

Clark e Chloe se encontram e ela repassa suas informações a ele. Investigando mais, Chloe descobriu uma pista sobre a "arma de gelo" e tudo leva a um certo Joar Mahkent.

CHLOE: Na época de Pemberton, ele era um assassino chamado Geada.

A questão é: Mahkent sofreu lesões sérias no passado e atualmente está na ala psiquiátrica do Hospital Geral de Metrópolis. Clark está determinado a encontrar esse assassino.

Novamente reunidos, Carter, Nelson e Courtney se encontram numa ala secreta do museu. Carter pede a Nelson que use o capacete mais uma vez, mas ele está receoso, visto o que o elmo lhe causou. Nesse momento, vemos o quanto Nelson está sofrendo. O quanto o uso de capacete afetou a sua vida. Nelson diz a Carter que gostaria de lembrar como era a sua vida antes de usar o elmo. Lembra que tinha uma esposa, Inza, que tinha uma família, lembranças vagas, mas o suficiente para saber que ele os assustou. Todo herói tem um peso sobre os ombros. Mas o de Nelson parece que foi além da conta. Vemos o sofrimento dele e nos perguntamos: o que faz alguém querer ser um herói e deixar pra trás sua própria vida, a fim de salvar pessoas que nem se conhece. Vale a pena? Vimos Clark enfrentar esse dilema diversas vezes. Agora temos um novo grupo, onde Carter e Nelson parecem já ter passado esse dilema e vivido o bastante para descobrir as respostas. Agora é preciso lutar mais uma vez e garantir que o dia amanheça novamente. Nelson pega o elmo nas mãos e o olha, como se ele fosse uma parte de seu corpo, algo totalmente ligado a ele, seja na dor ou na necessidade. A transformação de Nelson em Senhor Destino é algo incrível. Os efeitos especiais utilizados tornaram esta numa bela cena. E Carter abrindo um compartimento que dá vista a armadura do Gavião Negro é outro grande momento. Só o início de outras cenas igualmente fantásticas durante o telefilme.



SOCIEDADE DA JUSTIÇA x LIGA DA JUSTIÇA

Indiscutilvelmente esse foi um dos pontos tratados durante o telefilme, mostrando a dualidade desses dois grupos, suas diferenças, mas no fim os mesmos objetivos.

Clark e Chloe vão até o hospital, verificar se Geada ainda está lá, porém, encontram a ficha médica do mesmo, e descobrem que ele está em estado vegetativo já há uma década, portanto não poderia ser ele o responsável pelas mortes. Nisso, eles vêem uma forte luz brilhar de dentro do quarto de Mahkent. Clark abre a porta e se depara com um estranho fantasiado, o Senhor Destino, sobre o leito de Mahkent, absorvendo algo da sua cabeça (informação?). Clark tenta pará-lo, mas ao tocar no estranho, o mesmo tem uma fantástica visão do futuro, onde para deleite nosso (dos fãs), vemos a capa vermelha com o símbolo do Superman sobrevoando em alta velocidade pelos céus (a mesma visão vista no ótimo episódio 3x12 "Hereafter" da 3ª temporada).

Sr. Destino para Clark:
Seu destino está decidido.
Você é inestimável Clark Kent.


Sr. Destino para Chloe:
Mas você está no mesmo caminho que eu, Chloe Sullivan.




Surpreso, Clark pergunta quem é ele. Destino então afirma que ele irá descobrir e usando de sua magia, se teletransporta com Clark para algum lugar, deixando Chloe sozinha com Mahkent.

Chloe volta para a Torre de Vigilância e contacta Oliver, avisando-o sobre o desaparecimento de Clark. Oliver, trajado de Arqueiro Verde, atravessa os telhados da cidade e conta a Chloe que seguiu um sinal rastreado por satélites, vindo do bastão luminoso. Ele seguiu Courtney e a viu trocar de roupa, vestindo um uniforme nas cores azul, branco e vermelho. Em seguida, ela chegou no Beco do Suicídio (? Gotham?) e ficou parada, como se estivesse se fazendo de alvo. O Arqueiro desliga e surpreende a moça fantasiada, que não gosta da presença dele ali. Em instantes, uma forte geada cobre o local, deixando o Arqueiro no chão. Então, a garota se depara com o novo Geada. Ela, enfim, se apresenta como a nova Sideral, e ambos travam um combate cheio de efeitos especiais. Muito boa essa cena. Sideral usa seu bastão de luz contra lâminas de gelo do vilão. Uma cena bem ensaiada, com produção impecável (Ah, sim, claro, diferente de outros lutas em "Smallville", essa durou mais de 10 segundos kkk). Por fim, o Geada prepara um golpe mortal contra a jovem heroína disparando várias pontas de gelo na direção dela. Nisso, o Arqueiro Verde dispara uma flecha certeira, detendo as pontas e salvando Sideral.







Porém, a garota retribui repreendendo-o por sua atitude, afirmando que ela deveria ser a primeira a ter a chance de derrotar o Geada, como "ele" a prometeu. Quando o Arqueiro Verde pergunta quem é "ele", sua resposta vem na forma de uma sombra com asas, que o rapta do chão e o leva para muito alto. Na Torre, Chloe perde contato com Oliver, quando é surpreendida pela chegada inesperada do parceiro pela janela. Isto é, a enorme vidraça da Torre se despedaça com o impacto do Gavião Negro, que arremessa o aprendiz de Robin Hood com tudo. "Não interfiram em nossos assuntos. Da próxima vez, não pedirei tão gentilmente!" - ameaça um Gavião extremamente irado, e alça vôo embora, cortando o céu escuro de Metrópolis.






Os velhos "heróis" parecem não estar para brincadeira. Não querem de maneira alguma o apoio de outros heróis da nova geração. Pior: não acreditam nos heróis da nova geração. Bom, pelo menos o Gavião Negro. Porque o Senhor Destino já viu o futuro traçado de Clark e sabe que ele ainda tem muito a oferecer.
Mas dentro da Torre, Chloe cuida dos ferimentos de Oliver (e devo dizer, a loirinha chega bem perto dele mesmo!). Mas o que fazer quando o grupo de veteranos barra os novatos? Quer dizer, eles são velhos, sairam do mofo e mesmo assim conseguiram dar uma tunda na jovem Liga? Enquanto era arrastado pelo céus de Metrópolis, Oliver apanhou uma peça antiga da armadura do Gavião-Negro. O que os remete a um antigo museu.

OLIVER: Está na hora de chamar reforços.

Corta para a cena seguinte, onde vemos um gabinete policial. Acima dele está um telefone, e ao lado um distintivo policial de Metrópolis. Uma mão atende e, logo, sabemos que este é John Jones, o marciano policial sem poderes.

Clark acorda nesse museu, sem saber como foi parar ali. Então, ele levanta-se e se encontra dentro de uma ala muito antiga, com panos cobrindo coisas por todos os lados. Temos essa bela cena, homenagem ao quadrinhos, aos fãs de todas as gerações, vendo Clark retirar os panos e ver antigos objetos pertencentes a essse misterioso grupo. Ver a mesa redonda da Sociedade da Justiça, assim como o quadro de parede onde estão todos todos os heróis que pertenceram ao grupo: Gavião-Negro e Mulher-Gavião, o Flash Original, Lanterna Verde Alan Scott, o Pantera, Sideral, Sandman, Listrado, Sr. Incrível, a Canário Negro original, entre outros. Fãs nerds de todo planeta devem ter tido surto alegre em cenas como essa. Impossível não admirar e sorrir em uma cena dessas.






Então, Clark se depara com um dos membros da Sociedade, o Gavião-Negro (Carter Hall). O brutamontes conta que o Sr. Destino disse que ele é especial, mas sinceramente não vê nada demais nele.

GAVIÃO-NEGRO: Vocês não sabem nada sobre nós.
CLARK: Vocês não sabem quem somos também. Nenhum de nós é o vilão.

Óbvio, alguém discorda disso. Uma flecha certeira acerta o quadro, bem no símbolo da armadura do Gvaião-Negro. Arqueiro Verde não está convencido das boas intenções dessa "gangue". Afinal, um grupo que tem a ficha criminal, se envolve em assassinato e cujo líder rapta e arremessa pessoas pela janela....É, seguindo um padrão "certinho" como o Clark, isso não é exatamente heroísmo. Parece mais anti-heroísmo, daqueles tipo Justiceiro ou Demolidor, da Marvel.

E parece que o mal-entendido vai além. Arqueiro Verde não quer deixar o Gavião impune pelo que fez e o ódio entre eles parece aumentar a cada frase proferida.

ARQUEIRO: O Guerreiro de Asas me jogou de uma janela.
GAVIÃO: Espero não ter feito você chorar.
ARQUEIRO: Larga essa arma, Conan.
GAVIÃO: Largarei...na sua cabeça.
ARQUEIRO: Então venha Grande Pássaro. Só pra constar, você começou.
GAVIÃO: E vou terminar.










E o Arqueiro Verde vai com tudo pra cima do Gavião-Negro, que o levanta no ar (que cena irada!!!), jogando-o sobre a mesa, pronto para esmagá-lo com sua maça de ferro (N: A Maça é uma forma mais aprimorada do porrede, uma arma de mão forte e pesada. Consiste de um cabo de madeira, asvezes reforçado com metal, ou placas de metal, com uma cabeça de pedra, cobre, bronze, ferro ou aço. Esta cabeça é geralmente bem saliente e asvezes contém tachões e pontas para ajudar na penetração da armadura e infringir maior dano.). Sideral tenta intervir, mas Senhor Destino proibe. Então, o Arqueiro Verde saca rápido sua besta e aponta-a para seu agressor (N: Um arco mecânico onde a corda é atada a um suporte de madeira que a mantém. Quando o disparador é acionado, o suporte de madeira libera a corda do arco. A besta requer menos força para o disparo - mais para carregá-la - e pode ser disparada sem muito treinamento e conhecimento prévio).
Nisso, John Jones surge (usando as cores originais de seu personagem nos quadrinhos), afirmando que eles estão ali em missão de paz. Este é o fim da primeira parte. O que veremos a seguir será a junção (temporária) dos heróis da velha e nova geração.

A UNIÃO FAZ A FORÇA!




O início da 2ª parte já pega os heróis reunidos em volta da mesa redonda da Sociedade. Clark e Cia. de um lado, Sociedade do outro. É perceptível a tensão entre eles. O desprezo que Carter nutre por "jovens metidos a heróis", sem querer dar crédito a nova geração, ao mesmo tempo em que Oliver descarrega a ficha criminal de cada um na cara deles, esnobando o senso distorcido de justiça deles. Ora, de ambos os lados, há também aqueles que querem fazer isso dar certo. Sabem que sozinhos não poderão derrotar o inimigo. Apesar das diferenças, as duas equipes precisam uma da outra. E de um lado temos um pacífico John, que ressalta a importância da "esperança" na humanidade, um dom que ele nunca viu em outros planetas. Assim é o Sr. Destino que vê um bem maior em Clark e está disposto a acreditar e apostar nessa nova geração. Duas equipes. Dualidades diferentes. Histórias diferentes. Mundos diferentes. Mas a mesma paixão. O mesmo objetivo. Dois grupos que precisam estar unidos para que a força do bem prevaleça.
Sim, a união faz a força...e a justiça também!

Na cena seguinte, temos Lois Lane! Sim, ela, a musa, a diva, a absoluta, que ficou de fora da primeira parte, aparece no Planeta Diário toda agitada e pedindo desculpas por se atrasar a um cara de costas que ela pensa ser o Clark. Ele se vira e (incrível!) temos um vislumbre do Clark Kent de óculos que futuramente ainda veremos. (Impossível não notar a semelhança do cara com o George Reeves da antiga série de TV do Superman). A expressão da Lois kkk Logo que ela se vira, depara-se com um pacote que foi deixado a sua mesa. Ela abre e encontra um bilhete, escrito: "A verdade te libertará". Em seguida, ela examina o conteúdo do pacote, onde encontra arquivos ultra-secretos a respeito da antiga Sociedade da Justiça. Outra que não apareceu na 1ª parte do telefilme, dá as caras aqui: Tess Mercer. Ela já está de olho no pacote da Lois, que por alguma razão ela já sabia que seria entregue ali. Mas a intrépida repórter barra a megera, mostrando-lhe o cartão com seu nome. Hm...o que Tess sabe que nós (ainda) não sabemos?



Na próxima cena, temos uma revelação: o novo Geada é filho de Joar Mahkent, o Geada original. E pelo visto a coisa é ainda mais pessoal. O novo Geada quer se vingar dos heróis pelo que fizeram com seu pai.

E quando vemos os heróis reunidos novamente, Carter conta a história da Sociedade para os novos aliados: A Sociedade existe bem antes de Clark e Cia. nascerem. Eles eram ocultos, não se exibiam, agiam nas sombras. Mas uma organização secreta os descobriu e forçou-os a trabalhar para ela. Disseram "não" e isso valeu a prisão de todos os membros, com acusações forjadas. Carter ainda não está convencido dessa união, mas Sideral convence-o, afirmando que se eles não fizerem isso, os outros ex-membros espalhados serão caçados e mortos pelo Geada. Nisso, Chloe aparece de intrometida na reunião, oferecendo sua ajuda para localizar o vilão.

CARTER: Quem é essa? Sua empregada?

Chloe tem algumas pistas de onde o Geada poderá estar, mas precisa de um computador para analisar os dados. Hilária a cara da Chloe quando a Courtney mostra um computador velho, da época de início do Windows (kkk)

Vemos Tess entrar em seu escritório. A megera pressente que algo de errado no lugar. Ela faz a volta na sua sala e então se depara com uma peça de xadrez (entenderam a alusão ao Xeque-Mate?)

CONVERSAS EM FAMÍLIAS (DIÁLOGOS MITOLÓGICOS)

As cenas seguintes mostram conversas entre determinados personagens na trama, alguns com valor sentimental ao enredo do episódio, outros mais mitológicos, cheios de referências aos quadrinhos. Diálogos que, sozinhos, num episódio mais simples já valeriam a história inteira.

Vemos Chloe e Courtney na Torre de Vigilância. A jovem Sideral conta à Miss Google-Girl que seu padrasto, Pat, era o braço direito de Sylvester (o Sideral original) e também tinha um codinome: Listrado. Mas o mais importante dessa conversa tem a ver com os princípios da Sociedade. Após perceber que a Torre é meio vazia, meio obscura, Courtney comenta que o quartel-general da Sociedade era o 2º lar dos heróis, onde eles se encontravam também para almoçar, levavam suas famílias para lá nos feriados. Em outras palavras, a Sociedade era uma família. E é isso que mexe com Chloe. Afinal, a minguada Liga da Justiça de "Smallville" não é bem uma Liga ainda. Antes é apenas um "pretexto" para os aspirantes a heróis se juntarem numa situação extrema. Não há o relacionamento afetivo. Não há a camaradagem. Não existe "família". O que há são heróis que brigam entre si, não se procuram, e só se reunem quando o perigo aumenta. Impossível não citar dois exemplos gritantes, ambos vistos na 8ª temporada: No 1º, em 8x12#"Bulletproof", Oliver e Clark não se ajudaram quando uma união era precisa para ajudar o John Jones - preferiram seguir caminhos diferentes, apesar de seus objetivos serem os mesmo. Já em 8x22"Doomsday", a Liga, liderada por Oliver, traiu Clark, ao ponto de deixá-lo inconsciente apenas para seguir cegamente a vontade do mais cego ainda Arqueiro Verde. Erros como esse quase comprometeram o sucesso das missões. Erros como esse numa situação extremada como uma batalha contra kandorianos superpoderosos ou um Darkseid invasor seriam certamente a causa da morte de todos os membros da Liga. Mas isso é algo que ainda pode ser concertado. Afinal, "Smallville" é a origem de tudo. Com erros e acertos, mas chega lá.

Temos também Arqueiro Verde e Gavião-Negro, novamente juntos. Mesmo de vigias num prédio, a "dupla" não deixa de se alfinetar.

ARQUEIRO: Nossa, odeio esperar.
GAVIÃO: Mas adora conversar. Cale-se.
OLIVER: Por que tinham de nos deixar juntos?
GAVIÃO: Porque eu pedi. Pra que eu pudesse te manter na linha.
ARQUEIRO: O que você é? Meu acompanhante?
GAVIÃO: Me imagine como seu agente da incondicional, como uma arma.
ARQUEIRO: Não sei o que quer dizer com isso. Mas são más notícias. Quer saber por quê? Porque ninguém foi capaz de explicar o por quê.
GAVIÃO: Por que o quê, seu saco de pancada verde?
ARQUEIRO: O filho do Frosty foi atrás de vocês para se vingar, certo? Mas por que agora? Já fazem décadas.
GAVIÃO: Pois a vingança é um prato que se come frio.
ARQUEIRO: Agora a gente vai contar piadas?
GAVIÃO: ...
ARQUEIRO: Beleza.


E agora, a melhor de todas. A mais épica. A mais mitológica. A mais emocionante. Com vocês, srªs e sr.s: Clark e Senhor Destino.




Sr. Destino para Clark:
Você irá liderar essa geração assim como o Gavião-Negro liderou a nossa.

Sr. Destino para Clark:
Embora Lex Luthor seja seu grande oponente, você triunfará sobre ele.
E quando você se apresentar ao mundo será uma era diferente da nossa, Clark...A Era de Prata do Heroismo que começará quando olharem para você no céu com esperanças no amanhã.
Ajudará todos a alcança-lo.


O destino de Clark. Lex Luthor vivo. Menção à Era de Prata. Isso mesmo, fãs nerds, fomos brindados com o melhor diálogo já produzido em "Smallville". Cortesia do Sr. Geoff Johns, é claro. Mas ainda assim, uma referência tão forte a mitologia do Superman que dificilmente outros diálogos irão superar este. E atenção? Agora que Lex já foi confirmado vivo, irá ele aparecer novamente? Olha, por mim, não me interessa se for o Michael Rosembeau ou outro ator. Eu quero Lex Luthor como UM DOS vilõeS na 10ª temporada! E não bastasse isso, ainda tivemos um diálogo entre Sr Destino e...Lois Lane!

Não tão épico quanto o anterior, mas igualmente belo e mitológico. Lois chega no museu através das pistas deixadas no seu embrulho misterioso. Destino conta a Clark que "Lois Lane é a chave", e então Clark sai supervelozmente, antes que Lois o veja. O encontro de Lois com Destino. A surpresa dela ao ver o fantasiado. Maior surpresa ainda ao ouvir as palavras dele. Lois está no centro disso tudo e, segundo Destino, ela será a companheira do Salvador, aquela de quem ele precisará. (Morram de inveja, chlarkers! rsrs) E em seguida, ele desaparece magicamente.

E, enfim, temos a primeira aparição dela. Sim, Amanda Waller, agente da organização secreto-governamental Xeque-Mate. De postura rígida e pulso firme, ele encontra-se com o Geada numa sala bem característica da organização. E vejam que ela é durona mesmo. Após tentar pressionar Geada, o vilão tenta sufocá-la com uma onde de frio, mas ela permanece mais "fria" ainda, esnobando o poder dele. Pam Grier representa bem o papel de durona, mas confesso, pra mim, ainda não é a Waller ideal. Sempre imaginei o papel sendo feito por outra atriz. Não recordo o nome dela agora, mas apareceu na 3ª temporada como a psiquiatra de Lex. Essa sim. Desde aquela época, quando a vi, pensava: "Que desperdício, poderiam ter usado ela pra fazer a Amanda Waller!". Enfim, cavalo dado não se olha os dentes. Em "Absolute Justice" ela teve boas cenas, mas espero mais quando ela retornar em 9x17"Checkmate".

Clark vai até o Planeta Diário, a fim de procurar pistas sobre quem poderia estar induzindo Lois no caso da Sociedade. E logo que desce as escadas, ele surpreende Tess revirando a mesa de Lois. É divertido ver essa interação de Clark com Tess, sobretudo por ela agora saber o segredo dele e ele também não não temer ser quem é na presença dela. Só queria que os roteiristas dessem uma carga dramática maior a isso, afinal ela sabe o segredo dele, ela é a ex-pupila de Lex Luthor e ela é a vilã fixa da série. Então, espero que em algum momento da série, coloquem Clark numa situação apertada, tendo que ceder em algo para Tess ou aflorando na pele seu segredo diante de uma ameaça dela. Mas bem, aqui Clark já chega durão, impondo respeito e exigindo que Tess entregue-lhe o arquivo que roubou da gaveta da mesa de Lois.

CLARK: Preciso perguntar? Você pode me dar isso ou tomarei de você.
TESS: Parece divertido. Mas dado os nossos últimos encontros, é melhor que eu fique longe da caixa de areia.

PRENÚNCIOS DE GUERRA

Depois que Tess se afasta, Lois retorna ao Planeta, e encontra Clark. Temos a primeira interação do casal mais quente da série, e de cara Clark pergunta sobre o caso que Lois está investigando. Ela leva o namorado até uma sala mais reservada e conta que uma fonte anônima lhe entregou registros sobre uma antiga sociedade secreta de heróis subterrâneos fantasiados. Ela também revela que o líder da "gangue", Carter Hall feriu gravemente um de seus iinimgos há anos, o Geada original. Mas não pára por aí. Clark tem uma revelação surpreendente acerca dos acontecimentos desse episódio: alguém da alta hierarquia, cuja identidade é altamente protegida tem libertado antigos criminosos da época dos vigilantes, como se estivesse reunindo-os. Um plano tão ardiloso, e qual seria o interesse em orquestrar a volta de antigos heróis e vilões? Exposição? Massacre nas ruas? O fim definitivo da Sociedade? Ou apenas um jogo?

Enquanto isso, John Jones, armado de duas pistolas, e Sr. Destino investigam um dos supostos lugares onde o Geada poderá vir a aparecer. Percebemos que Destino tem um interesse particular em Jones, visto que ele sabe sobre o seu passado, que é pela 1ª vez revelado ao público de "Smallville": Marte foi destruída. Jones é o último de sua raça, e ele perdeu sua esposa e uma filha. E eles tem algo em comum, afinal Destino também perdeu sua família.
De repente, Destino pressente o perigo. Eles vasculham o lugar, até achar corpos congelados. É tarde demais, Geada já está ali.

SR. DESTINO: Não é seu destino morrer hoje, Marciano.

E dito isto, o mago empurra Jones, numa bela cena com efeitos especiais, onde de encontro a um portal que remete a antiga Marte, vemos a mutação de Jones que nos revela por breves segundos sua verdadeira face dos quadrinhos (marciano verde!). Show! Show de bola! Mais uma ótima cena digitalizada. Em seguida, com Jones caído no chão, Geada surge e atravessa o Sr. Destino com uma barra de gelo, matando-o. Um fato que entristeceu alguns fãs, visto que Destino foi um dos melhores personagens na trama. Mas, sem perder tempo, vilão gelado deslumbra o capacete mágico de seu oponente. Com o poder em mãos, Geada decide usá-lo para acabar com todos os seus inimigos e, mais tarde, ao vestir o elmo, temos outra cena bem feita com a ajuda de CG. Muito mais forte agora, Geada/Destino poderá acabar de uma vez com a Sociedade da Justiça.




Após a morte de Nelson/Dr. Destino, as equipes se preparam para o confronto final. John Jones está sob os cuidados médicos do Dr. Hamilton enquanto se recupera. E Clark e Courtney tem um diálogo que, não só serve para embelezar ainda mais a película, mas mostra-nos um Clark Kent mais maduro inteligente do que nunca. O modo de falar, a mensagem que ele passa a Courtney. Ok, crédito mais uma vez do Geoff Johns, que roteirizou uma verdadeira HQ para a Televisão. Courtney fala de uma parte sua que deseja que o Gavião-Negro encontre Geada primeiro, mas também de uma parte que acha isso errado. Porém nos tempos difíceis, o Gavião cruzou a linhas algumas vezes, o que acabou fazendo essa linha desaparecer e, por fim, culminar na separação da Sociedade. Clark afirma que isso é errado e é dever dela consertar isso, afinal eles são a nova geração. Courtney cria um carinho por Clark e afirma que ele se parece com Sylvester. Clark então pede que ela continue o legado de seu antigo mentor, assim não só estará avivando a chama da justiça, mas estará fazendo com que o legado de Pemberton não morra. Sim, definitivamente, este não é o mesmo Clark da 1ª ou da 7ª temporada. Senhoras e senhores, estamos de frente com o futuro Superman.



Dando continuidade a sua investigação, Lois é surpreendida pela aparição de Amanda Wller, que se revela como seu contato. Visto o diálogo entre elas e a sua boa interação, que acaba com Waller dando um comunicador para Lois, é certo dizer que essas duas ainda vão render boas cenas. A questão, porém, continua a mesma: O que Waller planeja com a Sociedade eainda envolvendo Lois no meio disso tudo?

Mais uma cena envolvendo Carter e Oliver, e dessa vez, descobrimos a hustória do Gavião-Negro. Carter se prepara para o ataque, enquanto Oliver observa a máscara rachada da Mulher-Gavião na vitrine. Numa conversa sincera, Carter revela que Shyera era sua esposa e que ambos nasceram há mais de 1000 anos, tendo eles passados de diversas vidas juntos, mas devido a uma maldição lançada por um antigo inimigo (seria o Ladrão de Sombras?), foram condenados a se amarem, sendo que Carter veria sua amada morrer todas as vezes. Carter aproveita isso e joga em Oliver, afirmando que o arqueiro esmeralda tem medo de expor seus sentimentos pelos amigos, encobre o fato de confiar neles, e por isso age como um idiota. Oliver então entende a dor e a amargura que ele está passando, mas lembra-o que ficou porque o Sr. Destino precisava dele, e agora há uma garota que também precisa dele, sem falar dos outros ex-membros espalhados por aí que precisam da liderança dele. Carter olha para Oliver, de forma diferente das anteriores. Parece nascer ali uma pequena cumplicidade entre eles. Se antes havia o desprezo mútuo, agora nasce o respeito e admiração entre eles, tal qual Justin Hartley falou nas entrevistas antes do filme. O gesto de Oliver ao alcançar a massa para Carter simboliza ali o início de uma parceria. Não é ainda aquela amizade, mas a consideração entre eles já existe.



De volta a Torre de Vigilância, os heróis se reunem para o aguardado confronto. Gavião Negro e Arqueiro Verde; o Borrão e Sideral. Eles, que antes lutavam em não se unir, agora defendem a união entre eles para que o bem prevaleça o mal mais uma vez. Para que a Justiça seja feita.

GAVIÃO: Sem mais formações de pares. Devíamos ter ficado juntos desde o começo.

E de repente, o novo Sr. Destino (Geada) se teletransporta para a Torre, imediatamente atacando a indefesa Chloe. É hora de agir. Em formação, e a equipe dessa vez ataca em conjunto o vilão. Gavião-Negro voa até ele, enquanto o Borrão dispara sua visão de calor no elmo dele. O Arqueiro Verde dispara uma flecha certeira, enquanto a Sideral avança com seus raios. Impossível não dizer que essa seja ficou show! Incrivelmente fantástica. Possivelmente a melhor cena de ação da série. Derrubado, Geada se ergue arremessa tanto Borrão quanto Sideral para longe dele. E quando o vilão planeja disparar seu gople fatal contra Sideral, eis que surge um renovado Caçador de Marte, em posse de seus poderes e, supervelozmente, golpeia o Geada, jogando no chão.

GEADA: Eu te matei.
JOHN JONES: Sou o último sobrevivente de Marte. Há uma razão para isso.


E somos brindados com mais um efeito CG que nos mostra mais uma faceta do marciano. Geada ataca-o com um golpe gelado e Jones desaparece, em formato camuflagem. Muito bom.
Aproveitando disso, o Borrão golpeia Geada com mais uma rajada de calor nas costas, enquanto Sideral golpeia-o na cabeça com o bastão, derrubando-o. E, por fim, o Gavião-Negro aplica o golpe final com sua massa, arrancando o elmo da cabeça de Geada, que tomba inconsciente no chão. É dada a vitória. O mal finalmente caiu.






Num elo final entre as duas equipes, Carter reconhece a bravura e o coração sincero de Clark. Mais: ele agora vê com outros olhos a equipe dessa geração. É como se víssemos agora um velho guerreiro passar sua espada para o jovem guerreiro. A sabedoria dos mais velhos X a astúcia dos mais novos. O conhecimento e os conselhos de Carter passados a Clark. Ambos realmente selam um elo de heróis. Não importa o que, eles sempre estarão lá um para outro. Velha geração, ou nova geração. A justiça será sempre a mesma. Puxa, o momnento em que Sideral pergunta a Clark qual o nome da equipe dele. A câmera focou em Clark, ele pensou, e realmente achei que ele fosse dizer..."Liga da Justiça". Mas infelizmente não saiu. "Estamos estamos pensando nisso", diz ele. E a última frase entre eles é épico:

Gvaião-Negro para Clark:
"Só fui aprender a voar quando meu reino foi atacado e tirado de mim.
Só ai descobri que o importante não era o trono... era meu povo. Minha mulher!"


Em outras palavras, o destino se repete em ambas as gerações. E Clark só vai virar O Cara e aprender a voar e salvar o mundo por causa da Lois. (É, não adianta, Chlarkers: Isso é épico! rs)

Chloe, John e Olver na Torre. Vemos aqui o início da palavra "família", pregada durante o episódio. Oliver está diposto a fazer da Liga sua família, convidando-os para jantar. E Jones, mais do que nunca, se sente parte dessa família. Será que agora Chloe sairá mais da Torre para viver um pouco sua vida? Pelas informações de 9x12#"Warrior", eu acho que sim.

Lois e Clark no Planeta Diário. O casal conversa sobre as premonições do Dr. Destino, mas o que importa para eles aqui é o presente. "Acredita em destino, Lois?", pergunta Clark. "Só aquele que podemos fazer", responde a repórter. E mais do que nunca os fãs tem certeza do destino que esses dois terão juntos. Mais do que nunca Clark sabe que Lois é a mulher da sua vida.

Dentro de uma sala vermelha da Xeque-Mate, a Agente Waller observa o transtornado Geada, preso, reclamando do que o elmo fez a sua cabeça e pedindo mais uma chance de acabar com a Sociedade. Waller então revela que, desde o início, seu objetivo era trazer a Sociedade de volta a tona. Agora o "pra que"? E Geada, sem saber, alistou-se para o Esquadrão Suicida. Sim, mais uma referência mitológica, e a possibilidade do grupo (que já "tentou" aparecer em 8x21"Injustice") aparecer juntamente com Waller em "Checkmate". Por fim, ela dispara um tiro na cabeça dele. Que fique claro aqui, galera: Geada faz parte da galeria inferior de vilões. Aqueles de terceira ali. Porém, aqui ele foi retradao com um vilão mais poderoso e, confesso, gostei dele aqui. Quando o vi vivo, pensei que ele poderia voltar, mas Waller acabou com a alegria e deu fim no gelo. Ainda assim pra quem achou que as surpresas haviam acabado, ainda restou-nos uma: Ao sair da sala, Waller se depara com Tess. E sabe o que mais?

WALLER: Agente Tess. Temos muito para conversar.

Isso mesmo! Tess, uma agente da Xeque-Mate. Espero um bom aproveitamento disso agora.
Porque, afinal de contas, este é sem dúvida....não, não, não vou mentir....atenção, esse é um momento importante. "ABSOLUTE JUSTICE" é o melhor episódio de Smallville, em todos os seus 9 anos de existência. Lex está vivo, e independe de ator, ele deve voltar (arrisco uma menção a ele no final dessa temporada), galeria de vilões a solta, o Xeque-Mate, a mitologia honrada e homenageada. Não há palavras pra descrever esse momento. Só espero que os produtores e os roteiristas sigam a linha traçada por Geoff Johns, afinal o renomado escritores de HQ's colocou tudo no seu lugar, além de subir o patamar ada série. FATO!

Sem mais delongas....

NOTA 10! --> PERFEITO!!!!

* Ansioso para ver Clark liderar a Liga, novos confrontos bombásticos, o retorno de Lex Luthor e o que mais o $$ da CW me permitir sonhar.

Nenhum comentário: