sábado, 24 de julho de 2010

Especial Comic-Con 2010: Painel de "The Walking Dead"

Walking Dead
Walking Dead
Walking Dead
Walking Dead

A série de televisão da AMC The Walking Dead, que adapta a HQ Os Mortos-Vivos da Image Comics, é uma das maiores presenças na Comic-Con 2010. Com tanta exposição, claro, o painel do programa foi bastante concorrido. Dois mil fãs lotaram a sala 6CDE para ver o que o cineasta Frank Darabont fez com a criação de Robert Kirkman.

Pois o próprio Darabont veio a San Diego, acompanhado da produtora Gale Anne Hurd, do maquiador Greg Nicotero e do executivo da rede AMC Joel Stillerman para mostrar o primeiro trailer da série.

O excelente vídeo (gostei de verdade, estiloso, bem editado e com a qualidade esperada do talentoso diretor) foi projetado em alta definição. Isso evidenciou a captação em Super 16mm do programa, uma solicitação de Darabont, que disse acreditar que o granulado favorece esse tipo de filme de gênero.

O trailer começa com uma ação policial: oficiais tentando parar uma dupla de criminosos em alta velocidade. O problema é que no processo, o policial Rick Grimes (Andrew Lincoln) é baleado. O vídeo corta então para um hospital, onde Grimes desperta completamente sozinho e barbado. Não demora para que ele perceba que algo muito ruim aconteceu com o planeta - e que envolve os mortos voltando à vida, famintos. A segunda parte mostra-o em busca de sua família, encarando a cavalo verdadeiras hordas de zumbis, inclusive uma garotinha. O vídeo termina com uma cena empolgante em que Grimes se refugia dentro de um tanque de guerra de centenas de mortos.

Depois do vídeo, ovacionado pelo público, subiram ao palco Lincoln, Sarah Wayne Callies (Lori Grimes), Jon Bernthal (Shane), Laurie Holden (Andrea) e Emma Bell, que falaram bastante sobre suas experiências.

Confira os melhores momentos da apresentação:

  • Darabont revelou que Kirkman está escrevendo alguns dos roteiros da série.
  • Ótima notícia: a distribuição internacional será da Fox - e a intenção é colocá-lo quase que simultaneamente em todos os territórios em outubro.
  • "É um programa ousado para a televisão. Trata-se de uma série de gênero bem definido, mas focada totalmente no desenvolvimento de personagens", disse Darabont. Mas quão ousada? "Temos garotinhas mortas no primeiro episódio, cara!", completou Kirkman.
  • O criador da HQ disse nunca ter imaginado adaptá-la para as telas. "Afinal, ela não tem um fim. Mas quando me procuraram com a ideia da TV achei perfeito".
  • Nicotero exaltou as ilustrações da história em quadrinhos, dizendo que a produção buscou recriar vários painéis exatamente como eles aparecem nas páginas. "A HQ é muito específica visualmente. Então tentamos reconstruir os zumbis exatamente como eles foram criados, com os dentes aparecendo, olhos esbugalhados, tudo".
  • Galle Anne Hurd disse que a série tem ares de superprodução e que esforços não estão sendo poupados para trazer a HQ às telas como ela deve ser, o mais realista possível.
  • Darabont explicou que todas as ideias de Kirkman - e seu caminho - encontrarão espaço na série. Porém, informou que os fãs terão várias surpresas. "Se você leu a HQ e acha que sabe tudo o que vai acontecer, prepare-se. Estamos sendo muito fiéis ao material original, mas temos nossas próprias ideias e reviravoltas, não estamos presos". Kirkman disse gostar muito disso, de ver sua criação ganhando vida pelos olhos de outras pessoas.
  • O compositor de Battlestar Galactica, Bear McCreary, foi anunciado no painel como o responsável pela trilha da série - e avisou: "Não vamos usar nada consagrado nos filmes de zumbis. Tudo o que as pessoas esperam ouvir é exatamente o que vamos evitar".
  • Sarah Wayne Collies disse ter medo de filmes de terror e que está tendo problemas pra dormir com a série. "Eu chego em casa e tenho que tirar da cabeça as coisas horríveis que vejo no set".
  • The Walking Dead está sendo rodado em Atlanta ("os incentivos fiscais de Los Angeles estão horríveis", explicou Darabont). Segundo a equipe, o calor por lá é insuportável ao ar livre. O diretor encontrou uma solução para aguentá-lo, porém: "Eu uso uma toalha molhada enrolada na cabeça, é ridículo, mas funciona e me impede de desmaiar".
  • Nicotero exaltou o trabalho de retoques no elenco de zumbis. "Depois da maquiagem temos que ficar correndo pelo set a todo instante entre as cenas para arrumar os detalhes. Afinal, eles até comem vestidos de zumbis... aliás, coitados, eles ficam em uma mesa no canto do refeitório. Ninguém tem estômago para almoçar do lado dos mortos-vivos no set!"
  • A história mostrará um pouco das vidas dos protagonistas antes do apocalipse zumbi.
  • Todos lamentaram por não poder mostrar os clipes realmente aterrorizantes e grotescos na Comic-Con. "É um evento-família", desabafou Hurd.
  • Novos personagens da HQ aparecerão no programa além dos anunciados.

Chandler Riggs (Carl), Steven Yeun (Glenn), Jeffrey DeMunn (Dale), Jon Bernthal (Shane), Michael Rooker (Merle), Linds Edwards (Leon Basset) e Jim Coleman (Lambert "Lam" Kendel) também estão no elenco.

A encomenda inicial do AMC é de seis episódios de uma hora.

Nenhum comentário: