sexta-feira, 23 de julho de 2010

Comic-Con 2010: "Scott Pilgrim Contra o Mundo"

Scott Pilgrim
Scott Pilgrim

Para fechar o dia na Sala H, tarefa difícil depois do divertidíssimo painel de Os Mercenários, foi escolhido um dos filmes mais aguardados para os leitores de histórias em quadrinhos indie, Scott Pilgrim Conta o Mundo. E ninguém melhor para mediar o painel do que o próprio diretor do filme, Edgard Wright (Shaun of the Dead, Hot Fuzz). Inglês, nerd e bastante engraçado, ele mostrou desde que subiu ao palco que leva a Comic-Con muito a sério e que se preparou para estar ali na frente de quase 7 mil pessoas para apresentar o seu novo trabalho.

Logo de cara, como era o mediador, fez a primeira pergunta a si mesmo:

- Quando você decidiu adaptar Scott Pilgrim para o cinema?

E respondeu:

- Ótima pergunta! Seis anos atrás, quando estava na minha primeira turnê norte-americana, promovendo Todo Mundo Quase Morto (Shaun of the Dead), a primeira edição caiu nas minhas mãos. Foi amor à primeira vista. E fico muito feliz de estar aqui seis anos depois.

Mas ele não estava ali para falar sozinho sobre o filme. Wright trouxe nada menos que 13 convidados e para cada um deles montou um clipe do filme. Para apresentar o criador da HQ, Bryan Lee O'Malley, ele preparou um vídeo que mostra as semelhanças entre as páginas do gibi e o filme. Depois seguiram clipes que mostraram Alisson Pill (Kim Pine), Mark Webber (Stephen Stills), Anna Kendrick (Stacey Pilgrim), Aubrey Plaza (Julie Powers), Kieran Culkin (Wallace Wells), Satya Bhabha (Matthew Patel), Mae Whitman (Roxy Richter), o Superman Brandon Routh (Todd Ingram), o bigadudo Jason Schwartzman (Gideon Gordon Graves), Mary Elizabeth Winstead (Ramona Flowers), Ellen Wong (Knives Chau), e Michael Cera (Scott Pilgrim) vestido com uma fantasia de um musculoso Capitão América - parte de uma piada em que Wright pediu desculpas por Chris Evans (o Capitão América do filme da Marvel e um dos ex-namorados de Ramona) não estar ali, mas ele já estava rodando o filme do Vingador.

Rolou também uma aparição relâmpago de Simon Pegg e Nick Frosty, parceiros de Wright nos seus dois primeiros filmes e na série de TV que lançou o trio ao estrelato nerd: Spaced (ainda inédita do no Brasil). Eles subiram ao palco, foram ovacionados, mas logo dispensados, pois não estão no filme. Saíram tristes. Nick Frosty "xingando" e Simon Pegg "cabisbaixo". E todo mundo rindo muito da palhaçada.

Com o elenco reunido, Wright mostrou o clipe em que Scott derrota, com uma espécie de sabre de luz na mão, vários lacaios de Gideon ao som da banda SEX BOB-OMB. A cada oponente desintegrado, moedas caem no chão, referência óbvia aos videogames, também bastante presente na HQ. Ao final, o início da batalha derradeira entre Scott e Gideon. Por mais difícil que se seja acreditar nisso, as cenas de ação estreladas pelo magrelo e desengonçado (e extremamente tímido!) Michael Cera parece que ficaram muito boas. Nós vamos ver o filme amanhã e depois contaremos em detalhes.

Quando o público começa a fazer suas perguntas, elas geralmente são respondidas com piadas. Várias delas de teor sexual ou puro deboche entre os atores e o seu diretor, mostrando que os dias que passaram juntos em Toronto, no Canadá, onde a história se passa e o filme foi rodado, renderam muitas boas histórias. Aliás, aqui vale um parênteses. A cidade canadense é bastante usada por Hollywood para "dublar" Nova York, Chicago ou Washington. E Wright disse como foi bom mostrar Toronto como Toronto e não como outra cidade, mas por questões de isenção de impostos, o filme quase foi rodado com Nova York "dublando" Toronto. Seria muita ironia.

Bônus

Para terminar, Wright anuncia que as pessoas do público que ganharam um botton branco com a carinha do Scott escrito 1Up deveriam segui-lo para assistir o filme.

Depois disso, as luzes se apagaram, foi mostrado um clipe musical do filme e todos saíram felizes da Sala H. Alguns, os que iam ver o filme, mais felizes do que os demais, claro!


Por: Marcelo Forlani (Fonte: Omelete)

Nenhum comentário: